[mais do mesmo, mas o mesmo era legal]

Há bastante gente que considera o primeiro A Era do Gelo, de 2002, um filme bobo, sem grandes atrações, que reprisa a fórmula de animais falantes desgastada pela Disney. Eu até reconheço que raramente há algo de novo no filme, mas confesso que criei um laço emocional com a história dos três amigos diferentes que conhecem as dificuldades da convivência e as belezas das diferenças. Tá, é uma explicação bem infantil – e provavelmente eu não conseguiria dar mais consistência a ela. Por isso nem vou tentar.

A palavra infantil é, muitas vezes, quase um palavrão para um filme, mesmo que ele seja um filme de animação, mesmo que ele seja feito para crianças. Mérito de desenho animado nos dias de hoje é ser feito para adultos. O primeiro A Era do Gelo é um filme que se assume como infantil desde o começo. E é feito para crianças pequenas mesmo. Há uma cena, no entanto, que me derrubou no cinema, quando o mamute Manny num flashback lindamente desenhado como pintura rupestre, lembra do massacre que pôs fim a sua família.

A continuação do filme de animação, estréia do brasileiro Carlos Saldanha na direção de um longa-metragem (antes ele assinava como co-diretor), segue exatamente o mesmo modelo do filme anterior. E eu francamente não enxergo demérito nisso. A simplicidade do argumento é, mais uma vez, base para o desenvolvimento do laço que une os três protagonistas. A Era do Gelo 2 é um filme sobre amizade, que, apesar dos traços computadorizados, parte de um desenho simples, apenas correto e eficaz, sem intenção de espetáculo visual.

A discrição do filme, seu molde clássico, ganha apenas um contraponto, que também não é novidade, mas é uma idéia velha agradabilíssima. O esquilo Scrat, e suas aventuras que remetem às comédias mudas dos primeiros anos do cinema, é novamente um coadjuvante de ouro, que tem algumas das melhores cenas do filme. Seu destino dourado é uma das mais legais. Idéias antigas não são necessariamente ruins quando abrem um belo sorriso.

[a era do gelo 2 ]
direção: Carlos Saldanha. roteiro: Peter Gaulke e Gerry Swallow. elenco: Ray Romano, John Leguizamo, Denis Leary, Queen Latifah, Jay Leno, Jason Fricchione, Josh Peck, Seann William Scott, Chris Wedge, Denny Dillon. montagem: ?. música: John Powell. produção: Lori Forte. site oficial:
a era do gelo 2. duração: 91 min. ice age 2: the meltdown, estados unidos, 2006.

nas picapes: [children of the revolution, t-rex]

Comentários

comentários

12 comentários sobre “A Era do Gelo 2”

  1. Eu fui pego pela mesma “animação rupestre” do primeiro filme. Adorei aquilo (e o filme, por conseqüência).
    O fato é que depois de ter filhos, a gente passa a dar muito mais importância aos filmes verdadeiramente infantis, desde que não infantilóides.
    Em tempo: a dublagem é excelente (como no primeiro). Bons atores com belas caracterizações. E nada de Suplas, Bussundas ou Sabrinas Satos fazendo (e falando) asneiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *