As Tentações do Irmão Sebastião

Agora ficou difícil. Depois de Baixio das Bestas e Carreiras, mais um filme nacional entra na disputa pelo título de pior filme do ano. As Tentações do Irmão Sebastião é a prova de que toda obra, absolutamente toda obra, pode ser viabilizada nesse país onde tanta gente reclama de falta de dinherio. Radical, ele é. Ousado, também. Mas o adjetivo mais adequado para o longa – do mesmo José Araújo do belo O Sertão das Memórias, 1996 – é ruim mesmo. A idéia é ser uma versão da vida do santo, mas, além de ser uma mistura de gêneros, de sexo e religião, de cristianismo e candomblé, tão mal resolvida quanto mal interpretada, encenada, escrita, é de um mau gosto estupendo em se tratando de suas imagens toscas e da direção de arte pulguenta. O objetivo parece ser chocar, provocar, mas a repulsa não é pela forma e, sim, pela qualidade do conteúdo.

As Tentações do Irmão Sebastião Estrelinha
[As Tentações do Irmão SebastiãoJosé Araújo, 2006]

Comentários

comentários

7 thoughts on “As Tentações do Irmão Sebastião”

  1. Chico, não tem nada a ver com o post, e nem sei se vc já comentou por aqui no blog, mas fica aqui uma dica: a europa lançou recentemente em dvd duplo com edição caprichada, Memorias de um Assassino, do mesmo diretor do O Hospedeiro.

    Talvez não seja tão bom quanto o filme do Monstro, mas mesmo assim é um ótimo trabalho!

  2. Maitê, o sangue é só um detalhe…

    David, se for tiver curiosidade pelo mórbido, este é seu filme! heheh

    Gustavo, eu comprei o DVD – cheio de extras e com versão para MP4!!! – nas Americanas faz um tempo. Mas logo em seguida me mudei, nem deu pra ver ainda!

  3. Beleza, Chico, mas o filme foi financiado majoritariamente com grana americana (o José Araujo mora lá e é conhecido no circuito de artes plasticas), daqui pelo que eu sei só uns trocados que Videofilmes viabilizou para finalização.

  4. Filipe, quando eu disse “pode ser viabilizada nesse país” não quis dizer sobre ser viabilizada exatamente aqui no país e, sim, que qualquer filme brasileiro tem chance de ser viabilizado.

  5. poxa faz muito tempo que que eu quero assistir esse filme, mais nao consigo baixa , por favor aluem de vocês tem ele.. AS TENTAÇÕES DO IRMÃO SEBASTIÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *