Garotas do ABC é filme cheio de problemas. O maior deles talvez seja parecer ter sido concebido de uma forma ingênua, quase primária. Carlos Reichenbach, do alto de sua experiência como cineasta, continua com o péssimo hábito de selecionar atores muito mal. Quase todos os novatos ou desconhecidos são muito ruins, com atuações flagrantemente fracas, porém levadas a sério (ou ignoradas em sua precariedade) pela direção. Selton Mello, por outro lado, compõe um personagem com tanto exagero que se perde na tentativa de profundidade. A qualidade das performances prejudica muito a intenção do filme, que parece ser a de estabelecer um mosaico de pequenos personagens do ABC.

A maior qualidade do filme reside justamente no estabelecimento desta atmosfera suburbana: ela existe e permeia toda a projeção, mas os dramas dos personagens, que existem em tanta profusão quanto num filme de Robert Altman ou num romance de Agatha Christie, são muitos e mal desenvolvidos. A suposta protagonista, a belíssima e fraquinha Michelle Valle, é abandonada em diversos momentos da trama, como se as histórias paralelas conseguissem se sustentar sozinhas. Existe um certo cuidado com a fotografia, que consegue alguns momentos inspirados com o posicionamento ou a movimentação de câmera (que às vezes, inclusive, é usada em demasia).

O filme consegue ser muito mais simpático quando é raso, cotidiano, convencional. Quando o diretor tenta criar um caráter psicólógico à história do herdeiro da pedreira e de seu amigo dependente de remédios, usa imagens metafóricas que vão do óbvio (pedras explodindo) ao grotesco (esqueletos artificais à beira-mar). Garotas do ABC é muito irregular, embora Reichenbach consiga dar um desfecho simplérrimo e muito eficiente à paixão de sua mocinha por heróis de filmes de ação.

Garotas do ABC: Aurélia Schwarzenega EstrelinhaEstrelinha
[Garotas do ABC: Aurélia Schwarzenega, Carlos Reichenbach, 2004]

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *