Globo de Ouro 2014: apostas

O anúncio dos vencedores do Globo de Ouro nesta noite não deve por fim à disputa acirrada pelo favoritismo no Oscar. Os membros da academia já mandaram suas cédulas de votação na terça-feira. Os indicados já estão definidos, só ainda não foram anunciados. E o universo de votantes é bem diferente. No Oscar e nos sindicatos, vota a indústria. No Globo de Ouro e nos outros prêmios de críticos, vota a imprensa. Um influencia o outro, mas ninguém determina o que um grupo vai eleger. E, seguindo a tendência de várias associações de críticos, é bem possível que haja uma pulverização de prêmios nos eleitos na imprensa estrangeira em Hollywood. 12 Anos de Escravidão, Gravidade e Trapaça, os três frontrunners desde que a corrida começou efetivamente serão homenageados de uma maneira ou de outra. As estrelinhas são minha cotação pessoal para cada indicado.

12 Anos de Escravidão

filme dramático

12 Anos de Escravidão estrelinhaestrelinhaestrelinha, Steve McQueen
Capitão Phillips estrelinhaestrelinhaestrelinha, Paul Greengrass
Gravidade estrelinhaestrelinhaestrelinhaestrelinha, Alfonso Cuarón
Philomena, Stephen Frears
Rush estrelinhaestrelinhaestrelinha, Ron Howard

Quem vence: 12 Anos de Escravidão, Steve McQueen

Sem precisar se decidir já que Trapaça concorre em outra categoria, e utilizando a lógica do espelho, o Globo de Ouro deve seguir o fluxo das premiações e eleger o drama da escravatura de Steve McQueen, o filme mais “importante” do ano, na opinião de muita gente. Seu único rival real é Gravidade, que pode se beneficiar da tendência “glamour” que o Globo de Ouro exala ano sim, ano não. É uma possibilidade menor, mas existe. Capitão Phillips e Philomena correm por fora – e Rush está umas cinco voltas atrás.

filme comédia ou musical

Ela, Spike Jonze
Inside Llewyn Davis estrelinhaestrelinhaestrelinha½, Joel & Ethan Coen
O Lobo de Wall Street estrelinhaestrelinhaestrelinha, Martin Scorsese
Nebraska estrelinhaestrelinhaestrelinha½, Alexander Payne
Trapaça, David O. Russell

Quem vence: Trapaça, David O. Russell

Esta divisão do Globo de Ouro entre dramas e comédia nunca teve muito sentido, além do que levar mais gente famosa para sua premiação. Este ano, o negócio está grotesco: Nebraska, Ela Inside Llewyn Davis, e O Lobo de Wall Street têm pouco – ou nada – de comédia mas foram indicados aqui. Os dois primeiros estão numa espécie de Série B dos indicados ao Oscar. Dificilmente vão ganhar aqui, mas podem ser beneficiados de um efeito surpresa. Os outros dois, estão numa série C – devem entrar, mas podem nem chegar à lista do Oscar, o que dizer daqui? Com isso, Trapaça, único filme da Séria A, não tem concorrentes.

Gravidade

direção

Alexander Payne, Nebraska estrelinhaestrelinhaestrelinha½
Alfonso Cuarón, Gravidade estrelinhaestrelinhaestrelinhaestrelinha
David O. Russell, Trapaça
Paul Greengrass, Capitão Phillips estrelinhaestrelinhaestrelinha
Steve McQueen, 12 Anos de Escravidão estrelinhaestrelinhaestrelinha

Quem vence: Alfonso Cuarón, Gravidade

A combinação 12 Anos de Escravidão em filme e Gravidade em direção foi adotada por muitas associações de críticos. E faz todo o sentido aqui. Gravidade fez muito sucesso de crítica, tem dois dos atores mais queridos da indústria, foi um campeão de bilheteria e utiliza a tecnologia de uma maneira completamente nova para um blockbuster. Essa combinação parece imbatível. Como o McQueen assinou o frontrunner do ano, é quem segue no rastro aqui. David O. Russell tambem tem possibilidades, mas menores. Paul Greengrass e Alexander Payne só completam a lista.

ator dramático

Chiwetel Ejiofor, 12 Anos de Escravidão estrelinhaestrelinhaestrelinha
Idris Elba, Mandela
Matthew McConaughey, Clube de Compras Dallas
Robert Redford, Até o Fim estrelinhaestrelinha½
Tom Hanks, Capitão Phillips estrelinhaestrelinhaestrelinha

Quem vence: Matthew McConaughey, Clube de Compras Dallas

Essa promete ser uma disputa boa. Matthew McConaughey e Chiwetel Ejiofor, por 12 Anos de Escravidão, são os únicos que têm chances reais de vitória, revezando o favoriritismo na corrida ao Oscar, alternando vitórias nos principais prêmios. Como o Globo de Ouro tem uma queda por estrelas, nada mais justo do que uma vitória de McConaughey, um ator redescoberto, mas Ejiofor segue perto e tem a visibilidade do filme “do ano”. Robert Redford seria uma terceira opção, mas seu papel, bom, não é tão tocante assim. Tom Hanks é sempre uma possibilidade, mas parece eclipsado. Idris Elba é figurante nesta disputa.

Blue Jasmine

atriz dramática

Cate Blanchett, Blue Jasmine estrelinhaestrelinhaestrelinhaestrelinha
Emma Thompson, Walt nos Bastidores de Mary Poppins estrelinhaestrelinhaestrelinha
Judi Dench, Philomena
Kate Winslet, Refém da Paixão
Sandra Bullock, Gravidade estrelinhaestrelinhaestrelinha½ 

Quem vence: Cate Blanchett, Blue Jasmine

O favoritismo é de Cate Blanchett, numa combinação irresistível com Woody Allen. Só perde se houver uma debandada de votos para a popularíssima Sandra Bullock e seu Gravidade. Pode acontecer, mas é difícil. Judi Dench seria uma rival forte se Philomena tivesse feito mais barulho. Emma Thompson, correta em Walt nos Bastidores de Mary Poppins, não tem chances, e Kate Winslet, em Labour Day, que não emplacou em nada, não deve nem ser considerada.

ator comédia ou musical

Christian Bale, Trapaça
Bruce Dern, Nebraska estrelinhaestrelinhaestrelinha½
Joaquin Phoenix, Ela
Leonardo DiCaprio, O Lobo de Wall Street estrelinhaestrelinhaestrelinha½
Oscar Isaac, Inside Llewyn Davis estrelinhaestrelinhaestrelinha½

Quem vence: Leonardo Di Caprio, O Lobo de Wall Street

Bruce Dern, que parece ter vaga garantida no Oscar, deveria ser o frontrunner, mas como aqui o universo não apenas diminui, mas muda, o pensamento também pode mudar. Isso faz com que Leo Di Caprio, que o Globo de Ouro tanto ama, mesmo em filmes polêmicos como esse, e Christian Bale, outro astro senior e num dos filmes favoritos, possam crescer e diminuir as chances do veterano. Joaquin Phoenix é uma azarão, mas deve ter o azar de não ganhar. Oscar Isaac não tem muitas chances.

Frances Ha

atriz comédia ou musical

Amy Adams, Trapaça
Greta Gerwig, Frances Ha estrelinhaestrelinhaestrelinhaestrelinha
Julia Louis-Dreyfus, À Procura do Amor
Julie Deply, Antes da Meia-Noite estrelinhaestrelinhaestrelinha
Meryl Streep, Álbum de Família estrelinhaestrelinhaestrelinha½

Quem vence: Meryl Streep, Álbum de Família

Meryl Streep é a única das concorrentes que está no Top 5 das atrizes com chances de entrar na lista do Oscar, então, é a favorita. Sua única rival é Amy Adams, por Trapaça, a sexta candidata nesta lista. Pode acontecer, até porque Amy já recebeu várias indicações e numa ganhou o Globo de Ouro, mas Meryl tem seus fãs fixos e seu papel é o mais marcante num filme essencialmente de elenco. Greta Gerwig (infelizmente porque está maravilhosa em sua performance), Julie Delpy e Julia-Louise Dreyfus são figurantes nesta briga.

ator coadjuvante

Barkhad Abdi, Capitão Phillips estrelinhaestrelinhaestrelinha½
Bradley Cooper, Trapaça
Daniel Brühl, Rush estrelinhaestrelinhaestrelinha
Michael Fassbender, 12 Anos de Escravidão estrelinhaestrelinhaestrelinha½
Jared Leto, Clube de Compras Dallas

Quem vence: Jared Leto, Clube de Compras Dallas

Jared Leto o ator que mais ganhou prêmios neste ano. Chega como favorito, ainda mais se o Globo de Ouro preferir o Ejiofor ao McConaughey em ator. Os votantes mais tradicionais podem preferir o Michael Fassbender, que perdeu há dois anos com Shame e o rival natural nesta temporada, que cresce com a força de 12 Anos de Escravidão. Daniel Brühl e Barkhad Abdi são da segunda divisão e Bradley Cooper da terceira.

atriz coadjuvante

Jennifer Lawrence, Trapaça
Julia Roberts, Álbum de Família estrelinhaestrelinhaestrelinha½
June Squibb, Nebraska estrelinhaestrelinhaestrelinha
Lupita Nyong’o, 12 Anos de Escravidão estrelinhaestrelinhaestrelinha
Sally Hawkins, Blue Jasmine estrelinhaestrelinhaestrelinha

Quem vence: Lupita Nyong’o, 12 Anos de Escravidão

Esta é a categoria em que mais surpresas podem acontecer. Lupita Nyong’o tem um leve favoritismo porque ganhou uma porrada de prêmios dos críticos e está no “filme do ano”, mas o Globo de Ouro gosta de estrelas subindo ao palco e os votantes podem achar que Nyong’o ainda precisa construir uma carreira. Surgem duas possibilidades: eleger Julia Roberts em Álbum de Família, estrela, atriz madura, muito bem no papel, ou abraçar mais uma vez a rainha do momento, Jennifer Lawrence, que ganhou no ano passado, pode se beneficiar de uma possível grande leva de prêmio de Trapaça e foi a dona das bilheterias em 2013. June Squibb e Sally Hawkins não devem ter muita sorte.

Trapaça

roteiro

12 Anos de Escravidão estrelinhaestrelinhaestrelinha, John Ridley
Ela, Spike Jonze
Nebraska estrelinhaestrelinhaestrelinha½, Bob Nelson
Philomena, Jeff Pope & Steven Coogan
Trapaça, David O. Russell & Eric Warren Singer

Quem vence: 12 Anos de Escravidão

12 Anos de Escravidão e Trapaça estão na mesma situação: ambos têm chances, ganharam prêmios anteriores, são os filmes mais reconhecidos do ano que estão concorrendo na categoria. O longa de Steve McQueen sai na frente porque este prêmio reforça o de melhor filme dramático, que o longa deve receber. Trapaça ganhou bons prêmios de roteiro, então, por si só, já recebe atenção, e um reconhecimento nesta categoria pode surgir de uma onda pró-O’Russell, que, caso aconteça, pode dar muitos prêmios para o filme. Philomena é o azarão. Ela e Nebraska não têm chances.

trilha sonora

12 Anos de Escravidão estrelinhaestrelinhaestrelinha½, Hans Zimmer
Até o Fim estrelinhaestrelinhaestrelinha, Alexander Ebert
Gravidade estrelinhaestrelinhaestrelinha½, Steven Price
Mandela, Alex Heffes
A Menina Que Roubava Livros, John Williams

Quem vence: Gravidade

Esta categoria sempre é meio maluca no Globo de Ouro. Até o Fim e Mandela provavelmente não terão chance de chegar ao Oscar, mas, além de aparecem entre os indicados aqui, podem surpreender. Mas é difícil. Gravidade e 12 Anos de Escravidão são os líderes da disputa, com A Menina que Roubava Livros, do onipresente John Williams, tentando se aproveitar de uma brecha. Acho que Gravidade está bem à frente porque é essencial para um filme que, em boa parte do tempo, é a epopeia de uma mulher só.

canção

canção

“Atlas”, Jogos Vorazes: Em Chamas estrelinhaestrelinhaestrelinha
“Let It Go”, Frozen estrelinhaestrelinhaestrelinha
“Ordinary Love”, Mandela estrelinhaestrelinha½
“Please Mr. Kennedy”, Inside Llewyn Davis estrelinhaestrelinhaestrelinha½
“Sweeter Then Fiction”, One Chance

Quem vence: “Let it Go”, Frozen

Pode dar U2, pode dar Coldplay, mas acho que vai dar a música que está ganhando todos os prêmios por aí: “Let it Go”, que nem é a melhor de Frozen, mas que vai direto num modelo de canção que o Oscar e o Globo de Ouro premiou por anos. O próprio filme tem um pouco dessa volta a uma estrutura simples, com muitos números musicais. “Please Mr. Kennedy” pode ter uns votos, mas deve ter desanimado muita gente porque não pode concorrer ao Oscar. E essa música de “One Chance” só preenche a quinta vaga.

animação

Os Croods estrelinhaestrelinhaestrelinha, Kirk De Micco & Chris Sanders
Frozen – Uma Aventura Congelante estrelinhaestrelinhaestrelinha½, Chris Buck & Jennifer Lee
Meu Malvado Favorito 2 estrelinhaestrelinhaestrelinha, Pierre Coffin & Chris Renaud

Quem vence: Frozen, Chris Buck & Jennifer Lee

Sem a possibilidade de dividir votos com o filme do Hayao Miazaki, que não é elegível aqui, Frozen deve dominar. A não ser haja uma virada pró-Meu Malvado Favorito 2, que fez rios de dinheiro. Os Croods é simpático, mas não deve passar da indicação.

filmes estrangeiro

Azul É a Cor Mais Quente estrelinhaestrelinhaestrelinha½, Abdellatif Kechiche
A Caça estrelinhaestrelinhaestrelinha½, Thomas Vintenberg
A Grande Beleza estrelinhaestrelinhaestrelinha½, Paolo Sorrentino
O Passado, Ashgar Farhadi
Vidas ao Vento estrelinhaestrelinhaestrelinha½, Hayao Miyazaki

Quem vence: A Grande Beleza, Paolo Sorrentino

Azul é a Cor Mais Quente pode surpreender, mas terá que concencer a ala mais conservadora do grupo, enquanto que A Grande Beleza tem trânsito em todos os setores, embora alguns poucos odeiem o filme. A Caça pode ser uma terceira via, mas o Globo de Ouro geralmente se concentra nos favoritos como possibilidade de vitória. O Passado e Vidas ao Vento são café com leite.

Comentários

comentários

3 thoughts on “Globo de Ouro 2014: apostas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *