Richard Gere, Hope Davis

O que mais se comentou a respeito de O Vigarista do Ano foi a brilhante interpretação de Richard Gere como o escroque que quis publicar uma biografia pouco crível sobre o mítico Howard Hughes. Minha ida ao cinema foi muito mais apoiada nessa informação do que em qualquer outra coisa já que a filmografia de Lasse Hallström é umas das mais desinteressantes que Hollywood já produziu (ou deturpou já que, pelo que eu lembre, Minha Vida de Cachorro era um filme lindo; bem, mas isso faz 20 anos…).

Ao término da sessão, queria realmente entender os parâmetros para se julgar uma interpretação. Não que Gere, que nunca fez nada demais – Chicago foi seu vôo mais alto –, esteja mal, mas sua performance merece um ‘correta’ e nada mais. Seu personagem, esse sim, é interessantíssimo e acho que muitas avaliações são feitas a partir disso. Mas grande ator mesmo ele continua sem ser.

E se não há brilho especial na interpretação, o resto do filme segue da mesma maneira. Hallström, pelo menos, deixou de lado os melodramas lacrimosos que vinha realizando e se dispôs a fazer uma comédia com alguma ironia. Mas tudo termina no quase. Há ou outra cena mais instigante, coadjuvantes cumprindo suas funções e o fantasma de Howard Hughes no filme todo. Talvez seja o melhor. E talvez esse melhor não seja tanto assim.

O Vigarista do Ano EstrelinhaEstrelinha
[The Hoax, Lasse Hallström, 2007]

Comentários

comentários

4 thoughts on “O Vigarista do Ano”

  1. Muita gente elogiou bastante o filme e esperava mais dele. Acabei achando apenas bom, Julie Delpy totalmente desperdiçada, e Gere e Molina muito bem.

    Acho que é um filme indeciso, acima de tudo, e, por isso, meio decepcionante.

  2. Minha Vida de Cachorro ainda é lindo, talvez tenha ficado mais ainda. Vi no início da adolescência, num VHS Globo Video. Agora tem DVD a 10 reais nas Americanas, bem razoável. O filme tá mais forte ainda, mais incisivo, aquela mistura bomba de doçura triste, cortante. Você não gosta do Gilbert Grape?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *