…ou um toque nas distribuidoras

Passado o Oscar, passado o Carnaval, resolvi fazer um apelo para as minhas queridas distribuidoras brasileiras. Que tal tirar da gaveta alguns ótimos filmes produzidos nos últimos dois anos e que até agora não chegaram ao circuito comercial, hein? Escolhi sete títulos que ou têm diretores importantes ou tiveram grande repercussão, mas, misteriosamente, permanecem inéditos nos cinemas brasileiros.

Quentin Tarantino
À Prova de Morte, Quentin Tarantino

Os filmes do Tarantino não são absurdos sucessos de bilheteria, mas nunca passam despercebidos pelo cinema. Este aqui tem Kurt Russell, mulheres gostosas e aquela embalagem estética e o texto ultrapop que consagrou o cineasta, mas, mesmo assim, continua inédito desde 2007 no Brasil. Maluco, né?

Miguel Gomes
Aquele Querido Mês de Agosto, Miguel Gomes

Se os cinema português consegue espaço com coisas absolutamente desinteressantes, por que não lançar um dos filmes mais inovadores dos últimos tempos e que, ainda por cima, é delicioso de ser assistido e extremamente popular? Falta de conhecimento sobre o material ou descaso mesmo?

Tomas Alfredson
Deixe Ela Entrar, Tomas Alfredson

Um dos filmes europeus mais elogiados e premiados do ano passado, foi exibido na Mostra de Cinema de São Paulo de 2008 legendado, mas as distribuidoras nunca anunciam previsão de lançamento. Estranho porque tem tudo para se tornar cult. Um longa que leva a sério uma história sobre uma vampira mirim nunca vai ser ignorado nos cinemas.

Ang Lee
Desejo e Perigo, Ang Lee

Desde 1993, todos os filmes de Ang Lee chegaram ao circuito comercial brasileiro. Todos, inclusive quando eles eram pequenos e muito chineses. Então, quando o diretor faz um filme que um belo drama de espionagem, com visual caprichado, que ainda ganhou o Leão de Ouro em Veneza, o que a distribuidora faz? Adia, adia… e some com o filme!

Brian De Palma
Redacted, Brian De Palma

O diretor é um dos mais importantes dos últimos 40 anos nos EUA, sua assinatura é reconhecida, mas o filme permanece inédito desde 2006. O pior é que o “gancho” da Guerra do Iraque ficou meio velho. No entanto, as imagens fortes e a embalagem visual do longa garante sua perenidade. E aí?

Kyoshi Kurosawa
Sonata de Tóquio, Kyioshi Kurosawa

Outro filho da Mostra de SP, elogiado, assinado por um diretor cultuado, embora nunca devidamente homenageado por nosso circuito, que continua inédito. Um filme que certamente mobilizaria o público do circuito de “filmes de arte” e que interessaria à comunidade japonesa, que sempre prestigia sua língua.

Hou Hsiao-Hsien
A Viagem do Balão Vermelho, Hou Hsiao-hsien

É difícil entender porque se lança tanto filme oriental nos cinemas brasileiros e se ignora um de seus autores mais queridos. Além disso, o novo filme de Hou Hsiao-hsien, que lotou sessões na Mostra e apareceu nas listas de melhores do ano passado, traz Juliette Binoche, a musa francesa que garante o interesse de um público maior.

P.S.: uma notícia? No IMDB, À Prova de Morte aparece com estréia programada para o dia 3 de abril de 2009. Será que é mesmo?

Comentários

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17 comentários sobre “Os melhores filmes ainda inéditos no Brasil…”

  1. Grande iniciativa, até hoje não entendi o motivo de Death Proof não ter saído no circuito comercial brasileiro.No meu caso o problema é dobrado, como moro no interior do Ceará, fica difícil ver muitos dos filmes de menor apelo junto à massa, tendo que me deslocar muitas vezes para a capital Fortaleza para poder conferir um ou outro filme que não é exibido nas salas de cinema daqui, o que ocorre raríssima vezes durante o ano por questões financeiras. Bom, mas isso é outro problema, com relação aos filmes não exibidos no Brasil, confinados aos Festivais de Cinema inacessíveis para pobres mortais como eu, fica também meu apelo e estou de acordo com a mobilização.

  2. De todos, só não vi o Redacted e realmente são todos filmes no mínimo muito bons. Eu sinceramente não entendo algumas atitudes de distribuidoras. Por exemplo, o momento do Redacted já passou, agora vivemos a fase Obama, o interesse pelo tema é menor. O filme do Ang Lee então, já temos outro vencedor de Veneza em cartaz, é uma vergonha (parece que o do Ang Lee e do Tarantino são da Europa). Achei o tema do post ótimo, se a blogsfera não se mexer, ninguém vai poder medir um pouco do interesse, descaso e etc.

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