Ranking: o Universo Cinematográfico Marvel e seus 12 primeiros filmes

A estratégia da Marvel de se transformar num estúdio e assumir o comando das adaptações de suas principais personagens para o cinema deu certo. Sete anos e bilhões de dólares depois, chega ao fim da chamada segunda fase do universo cinematográfico da editora, que já rendeu 12 longas, estabeleceu uma franquia interessante e lucrativa e, mais do que qualquer coisa, realizou o sonho de milhões de leitores mundo afora: transportou com dignidade alguns dos maiores heróis dos quadrinhos para o cinema. A fórmula da Marvel é simples: respeitar, mesmo que nem sempre literalmente, as HQs, sem abrir mão da ironia e da ação. O saldo é bom, mas alguns filmes são bem mais interessantes do que os outros. E, na minha humilde opinião, a Marvel funciona melhor quando faz cinema de gênero, seja filme de assalto, de espionagem ou óperas espaciais A lista abaixo relaciona todos os longas do estúdio por ordem de preferência, tentando justificar a posição de cada um. Deixem suas listas nos comentários.

Thor: O Mundo Sombrio

12 Thor: O Mundo Sombrio
[Thor: The Dark World, Alan Taylor, 2013]

Mesmo sendo o mais fraco dos filmes da Marvel, a segunda aventura solo do Deus do Trovão traz uma cena excepcional em que Tom Hiddleston mostra seu talento dramático num diálogo entre Lóki e Thor. Os Gigantes de Gelo podem não ser adversários formidáveis, mas a batalha no mundo sombrio rende algumas sequências de ação empolgantes.

O Incrível Hulk

11 O Incrível Hulk
[The Incredible Hulk, Louis Leterrier, 2008]

Sai Eric Bana e entra Edward Norton, que é muito mais ator. A segunda aventura solo do Hulk não tem uma assinatura de peso, mas, além de pagar as contas, é um filme de ação até eficiente (cuja história começa no Brasil!) e apaga da existência aquela performance horrorosa do Nick Nolte como pai de Bruce Banner no longa de Ang Lee, que era melhor diretor, mas não entrou no clima.

Homem de Ferro 2

10 Homem de Ferro 2
[Iron Man 2, Jon Favreau, 2010]

O maior mérito do filme é introduzir a Viúva Negra no Universo Marvel e Scarlett Johansson mostra a que veio numa cena de tirar o fôlego, mas o filme é muito mais feliz no desenvolvimento da personalidade de Tony Stark do que na história em si. Tantos “homens de ferro” tiram o peso do original e o vilão do Mickey Rourke, que até está sóbrio, não é lá grande coisa.

Thor

9 Thor
[Thor, Kenneth Branagh, 2011]

O primeiro longa solo do Thor foi o filme mais arriscado da Marvel. Trazer o panteão de deuses nórdicos para a tela e erguer Asgard poderia dar incrivelmente errado, mas sob o comando do shakespeareano Kenneth Branagh o filme mostrou solidez. E Chris Hemsworth, a primeira grande aposta do estúdio, segura a onda. Está longe de ser um grande filme, mas cumpre seu papel com alguma classe.

Vingadores: Era de Ultron

8 Vingadores: Era de Ultron
[Avengers: Age of Ultron, Joss Whedon, 2015]

Se o primeiro longa do supergrupo realizou um sonho de infância, o segundo aponta para aquele que talvez seja o principal problema da Marvel daqui pra frente: o que fazer com tantas personagens? Para dar espaço para todas as estrelas e ainda criar uma história de alcance global, Joss Whedon terminou não desenvolvendo bem os novatos no time: Feiticeira Escarlate, Mercúrio e Visão, dono de um visual excepcional, ganharam intérpretes dignos, mas aparecem menos do que a gente gostaria.

Homem de Ferro 3

7 Homem de Ferro
[Iron Man Three, Shane Black, 2013]

A transformação da personagem do Mandarim, considerada heresia por muitos fãs, foi uma das ousadias mais bem-vindas da Marvel no cinema. Ben Kingsley tem o talento necessário para encarar o desafio e o filme, embora tenha aquela desnecessária aparição da “mulher de ferro”, mais uma vez ajuda a desenvolver a história do protagonista. Robert Downey Jr. tem uma cena especial com Ty Simpkins.

Capitão América - O Primeiro Vingador

6 Capitão América: O Primeiro Vingador
[Captain America: The First Avenger, Joe Johnston, 2011]

Este filme impressiona mais na revisão. É extremamente fiel à essência da personagem, uma espécie de herói primordial. Ficam mais claras as conexões com o Universo Marvel, conexões complicadas de se construir já que este é o único filme do estúdio que acontece num momento diferente da timeline. E Joe Johnston respeita muito a ingenuidade e o emocional da época.

Homem de Ferro

5 Homem de Ferro
[Iron Man, Jon Favreau, 2008]

O primeiro filme do estúdio. A vitória deste filme nas bilheterias abriu caminho para que a Marvel fizesse filmes ainda mais autorais e arriscados. Robert Downey Jr. foi uma aposta improvável que deu imensamente certo. Seu Tony Stark entra para a galeria de grandes traduções de heróis de HQ para o cinema e, mais ainda, foi uma das melhores performances daquele ano.

Os Vingadores

4 Os Vingadores
[Marvel’s The Avengers, Joss Whedon, 2012]

A estreia dos Vingadores no cinema já começa hiperbólica, mas mesmo assim Joss Whedon consegue espaço para desenvolver as personagens e estabelecer as relações entre elas. Gasta bastante tempo mostrando os conflitos internos. Há uma cena em especial dedicada apenas a isso. Sem dúvida a coisa mais interessante, mas não a única do filme, que reapresenta o Hulk – agora com Mark Ruffalo como Bruce Banner – e faz a plateia vibrar em cada aparição do Gigante Esmeralda.

Homem-Formiga

3 Homem-Formiga
[Ant-Man, Peyton Reed, 2015]

O resultado é surpreendente em todos os sentidos. Primeiro, Peyton Reed impõe uma leveza ao material, mas sem perder o respeito com a criação de Stan Lee. O roteiro espalhar o humor ao longo do filme, mas levanta a bola para o desenvolvimento da história. Paul Rudd está ótimo e os efeitos visuais são absolutamente deliciosos.

Guardiões da Galáxia

2 Guardiões da Galáxia
[Guardians of the Galaxy, James Gunn, 2014]

Chegou o momento que todo mundo temia: a Marvel foi pro espaço. E a surpresa é como o longa funciona exemplarmente, misturando ação e humor numa dosagem certa, e ainda servindo de ponte para as próximas aventuras da editora/estúdio. O improvável longa dirigido por James Gunn, um cineasta surgido nos porões do cinema trash, é mais do que um produto eficiente, é um dos melhores filmes adaptados das HQs.

Capitão América - O Soldado Invernal

1 Capitão América 2: O Soldado Invernal
[Capitain America: The Winter Soldier, Anthony & Joe Russo, 2014]

Se o primeiro longa do heroi, caminhava por uma estrada mais inocente – como mandam os preceitos do herói, que estava sendo apresentado ali -, os irmãos Anthony & Joe Russo, diretores deste segundo filme que vêm de uma formação televisiva, transportam o personagem para o meio de uma guerra silenciosa, envolvendo uma trama de conspiração e pondo em cheque instituições de segurança americanas, algo que a TV tem feito melhor do que o cinema nos últimos tempos. O roteiro tanto trabalha a crise de confiança que molda nossa relação com nossos representantes quanto conversa com alguns grandes longas de espionagem do auge da Guerra Fria, criando um recheio menos óbvio para um filme de super-herói.

P.S.: os títulos dos filmes trazem os links para os textos integrais que publiquei sobre eles nas épocas em que cada longa foi lançado.

Comentários

comentários

10 comentários sobre “Ranking: o Universo Cinematográfico Marvel e seus 12 primeiros filmes”

  1. 12 – Homem-Formiga (ainda não assisti)
    11 – Vingadores 2 (ainda não assisti)
    10 – Homem de Ferro 3 (ainda não assisti)
    9 – Homem de Ferro 2 (ainda não assisti)
    8 – Vingadores 1 (preguiça desse filme)
    7 – Homem de Ferro 1
    6 – Thor 1
    5– Hulk
    4 – Thor 2
    3 – Guardiões da Galaxia
    2 – Capitão América 1
    1 – Capitão América 2

  2. 01 – Homem Formiga
    Guardiões da Galaxia
    03 – Era de Ultron
    Vingadores
    05 – Primeiro Vingador
    06 – Soldado Invernal
    07 – Homen de Ferro
    08 – Thor 2
    09 – Homen de Ferro 2
    10 – Thor 1
    11 – Homem de Ferro 3
    12 – Incrível Hulk

    Lista baseada em quanto os filmes me divertiram! Empate técnico nas primeiras posições. Quantos aos excelentes filmes do Capitão America ainda prefiro o charme do primeiro apesar do 2º ser maravilhoso. De resto consenso geral Homem de Ferro 3 horrivel, só ganha do Hulk que foi o mais fraquinho de todos!

  3. 12 – Thor 2
    11 – Thor 1
    10 – Hulk
    9 – Homem de Ferro 2
    8 – Homem de Ferro 3
    7 – Capitão América 1
    6 – Homem de Ferro 1
    5 – Vingadores 2
    4 – Vingadores 1
    3 – Guardiões da Galaxia
    2 – Homem-Formiga
    1 – Capitão América 2

    Menção Honrosa: Big Hero 6 (Disney / Marvel)

  4. É como diz a lei de Sturgeon: 90% de qualquer coisa é lixo. A Marvel Studios está mais ou menos dentro da lei: dos seus doze filmes o único que presta é Guardiões da Galáxia, o resto é lixo.

  5. 12 – Hulk
    11 – Homem de Ferro 3
    10 – Thor
    9 – Homem de Ferro 2
    8 – Thor: O Mundo Sombrio
    7 – Capitão América: O Primeiro Vingador
    6 – Vingadores: Era de Ultron
    5 – Homem de Ferro
    4 – Homem Formiga
    3 – Os Vingadores
    2 – Capitão América: O Soldado Invernal
    1 – Guardiões da Galáxia
    1

  6. 12 – Capitão América – O Primeiro Vingador (quase dormir)
    11 – Thor (só as cenas em Asgard funcionam)
    10 – Homem de Ferro 2 ( como na maioria os filmes da Marvel, o vilão é mal desenvolvido)
    9 – O Incrível Hulk (gostei da atuação do Ed Norton)
    8 – Homem de Ferro 3 ( apesar da ousadia pelo Mandarim, mas sentia medo do Ben Kingsley toda vez que ele aparecia. No final queria que ele fosse o verdadeiro Mandarim)
    7 – Thor – Mundo Sombrio (cenas em Asgard funcionam, na Terra mais uma vez não)
    6 – Vingadores – A Era de Ultron (esperava mais)
    5 – Vingadores (um sonho realizado)
    4 – Homem Formiga (apesar do velho problema dos vilões, o filme é muito divertido)
    3 – Homem de Ferro (o começo de tudo, apesar do vilão)
    2 – Capitão América – Soldado Invernal (uma supresa muitooo boa)
    1 – Guardiões da Galáxia (sensacional, o que eu mais revi e ainda continua me divertindo)

  7. 12 Homem de ferro 2 (não aguentei dormi no cinema)
    11 Capitão América: o primeiro vingador
    10 Homem de ferro 3
    09 Thor 1
    08 Thor 2
    07 A era de Ultron
    06 Hulk
    05 Guardiões da galáxia
    04 Homem de ferro
    03 Vingadores
    02 Soldado invernal
    01 Homem formiga
    Confesso que só gostei mesmo dos cinco últimos, que conseguiram equilibrar roteiro com boas atuações. Depois de era de Ultron, temo pelo que vem em guerra civil, espero que consigam enquadrar bem o principal herói da Marvel neste filme: homem aranha. O Homem Aranha 1 e 2 do Sam Rami se estivessem nessa lista seriam os dois melhores!

  8. 1 – CAPITÃO AMÉRICA: SOLDADO INVERNAL
    2 – GUARDIÕES DA GALÁXIA
    3 – OS VINGADORES
    4 – CAPITÃO AMÉRICA: O PRIMEIRO VINGADOR
    5 – THOR: O MUNDO SOMBRIO
    6 – HOMEM DE FERRO
    7 – OS VINGADORES: A ERA DE ULTRON
    8 – O INCRÍVEL HULK
    9 – THOR
    10 – HOMEM DE FERRO 2
    11 – HOMEM DE FERRO 3

    Ainda não assisti o Homem Formiga, por isso não o coloquei na lista.
    O único filme que não gostei foi do 3° Home de Ferro, filme ruim, com enredo chato e sem sentido.

  9. 12 Thor 1
    11 Thor 2
    10 Homem de ferro 2
    09 Homem de ferro 3
    08 Hulk
    07 Homem formiga
    06 Capitão América: o primeiro vingador
    05 Homem de ferro
    04 Guardiões da galáxia
    03 A era de Ultron
    02 Vingadores
    01 Soldado invernal

    Tirando o primeiro Thor, acho todos os outros filmes fantásticos, dentro das suas limitações e tal e as 8 primeiras posições é um empate técnico no meu coração.

    No mesmo ano a Marvel apresenta joias do infinito e seres criados a partir disso e uma batalha final dentro de um quarto, com um atropelamento “brutal” rsrs. Enfim, o Estúdio sabe arriscar e buscar coisas diferentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *