Top 10: filmes baseados em HQs

Amanhã estreia Watchmen, o filme baseado nos HQs de Alan Moore. A expectativa é imensa. É fácil, fácil achar na internet e na imprensa alguém falando que esse vai ser o melhor longa adaptado em quadrinhos em todos os tempos. Falaram a mesma coisa de Batman – O Cavaleiro das Trevas, que eu nem acho essas coisas todas. Então, resolvi fazer minha listinha com as melhores adaptações de Hqs para o cinema.

Bryan Singer

1 X-Men 2
X2: X-Men United, Bryan Singer, 2003
baseado nos personagens criados por Stan Lee

As HQs provavelmente nunca vão ganhar uma leitura tão plena. Depois de um primeiro filme correto, Singer mergulha de verdade no universo dos X-Men e incorpora belissimamente a discussão sobre preconceito e aceitação das diferenças presentes nas HQs. A coisa mais bonita que existe nos X-Men é o que povoa cada milímetro da tela: não há diferença.

David Cronenberg

2 Marcas da Violência
A History of Violence, David Cronenberg, 2005
baseado na graphic novel de John Wagner e Vince Locke

Cronenberg naquele que talvez seja seu melhor trabalho, faz um filme sobre a família. Aquela família que é você quem escolhe e sobre o futuro, aquele futuro que é você quem desenha. Tom Stall escolheu sua parceira e com ela teve seus dois filhos. E nada vai fazer com que ele desista da família dele ou do futuro que ele desenhou pra ela.

Sam Raimi

3 Homem-Aranha 2
Spider-Man 2, Sam Rami, 2004
baseado nos personagens criados por Stan Lee e Steve Ditko

Na melhor cena do filme, o herói, sem máscara, é carregado pelas pessoas que o salvaram. Pessoas encantadas com o fato de estarem vendo o rosto de um herói. Mais do que qualquyer coisa, este filme mostra o Aranha como o homem comum, o cara da esquina, acerta por mostrar a identificação do espectador vinda de sua natureza falível.

Akira

4 Akira
Akira, Katsuhiro Ôtomo, 1988
baseado no mangá de Katsuhiro Ôtomo

O futuro apocalítico desenhado por Katsuhiro Ôtomo ganhou uma versão tão poderosa para as telas quanto o material original. Akira, além de enxergar uma tragédia iminente, é um espétaculo para os olhos, com suas cores fortes e seus seres fantásticos misturados ao ambiente tecnológico.

Richard Donner

5 Superman – O Filme
Superman – The Movie, Richard Donner, 1978
baseado nos personagens criados por Jerry Siegel e John Shuster

Por mais que os efeitos visuais tenham envelhecido, embora eu ainda goste muito deles, Donner, o cineasta mais versátil de Hollywood, acerta no tom ora ingênuo, ora maduro para desenhar o personagem. Um Superman não poderia ser diferente e, embora Christopher Reeve tenha tido sua importância catapultada depois de sua morte, é um perfeito homem de aço.

Park Chanwook

6 Oldboy
Oldboy, Chan-wook Park, 2003
baseado no mangá de Nobuaki Minegishi

Chanwook Park, além do notável dominío sobre o tempo no cinema, tem uma noção espacial assustadora. Consegue aproveitar cada espaço mínimo de forma a multiplicar a geografia de seu filme. A saga de vingança, estruturada numa teia tão inteligente quanto intrincada e bem resolvida, talvez seja o filme mais plástico dos últimos tempos.

Tim Burton

7 Batman, o Retorno
Batman Returns, Tim Burton, 1992
baseado nos personagens criados por Bob Kane

Este aqui continua sendo meu Batman preferido. Embora Michael Keaton continuasse sendo um equívoco (tudo bem, Christian Bale também é), Gotham City está muito mais sombria e bem estabelecida e Danny DeVito e, especialmente, Michelle Pfeiffer acertam na concepção dark de seus personagens.

When the Wind Blows

8 When the Wind Blows
When the Wind Blows, Jimmy T. Murakami, 1986
baseado na graphic novel de Raymond Briggs

A catástrofe atômica ganhou neste filme um marco definitivo. A tragédia de Raymon Briggs, uma das histórias mais tristes já escritas, foi adaptada com um lirismo raro, que passa longe da pieguice. O traço eminentemente infantil multiplica a força do material pelo choque que provoca ao narrar uma história tão adulta.

Robert Downey Jr.

9 Homem de Ferro
Iron Man, Jon Favreau, 2008
baseado nos personagens criados por Stan Lee

Robert Downey Jr. é um ator de primeira, que dá contrastes necessários a tudo o que pega pela frente. Aposta de risco que se paga logo na primeira cena, única em que se faz uma citação indireta ao alcoolismo do personagem. Assim como Tobey Maguire é o Peter Parker e Hugh Jackman é o Wolverine, Downey Jr. é Tony Stark.

Ghost in the Shell

10 O Fantasma do Futuro
Ghost in the Shell, Mamoru Oshii, 1996
baseado no mangá de Masamune Shirow

Embora seja um filme de ação (ou não), este anime tem sua força maior no poder de seu texto, uma inspiração para Matrix. O visual arrojado serve de suporte para que Mamoru Oshii lance suas questões. A maior delas é a mais difícil de se responder: o que é um ser humano?

Quase chegaram lá: Dick Tracy (1990), Warren Beatty, O Gato Fritz (1972), Ralph Bakshi, Hellboy (2004), Guillermo del Toro, Homem-Aranha (2001), Sam Raimi, Homens de Preto (1997), Barry Sonnenfeld, Mundo Cão (2001), Terry Zwigoff, Persépolis (2007), Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, X-Men (2000), Bryan Singer.

Comentários

comentários

34 comentários sobre “Top 10: filmes baseados em HQs”

  1. Maneirinha sua lista, mas eu vou mudar um pouco:
    10- Batman(1989)
    9- X-MEN
    8- Marcas da Violência
    7- Hellboy
    6- Homem aranha
    5- homem aranha 2
    4- Superman(1978)
    3- X-men 2
    2- Batman The dark knight
    1- BATMAN BEGINS(Que, sinceramente, não consiguo achar outro igual, de tão bom que ele é)

  2. Concordo que X-Men 2 e o Homem-Aranha 2 são os melhores das séries, antecipando a continuação de ambos que foi abaixo da média. Mas, assim como outros, acho que Cavaleiro das Trevas é o melhor Batman e, certamente, um dos melhores filmes de 2008. Não sei se estou radical, mas não gosto de nenhuma das adaptações de HQ antes dos anos 2000 (Dick Tracy e Batman do Tim Burton eram os melhores). Minha lista:

    1 – Marcas da Violência (um dos melhores filmes da década)

    2 – Cavaleiro das Trevas

    3 – Homem-Aranha 2

    4 – Dick Tracy

    5 – X-Men 2

    6 – Hellboy

    7 – Homens de Preto

    8 – X-Men

    9 – Sin City

    10 – Batman (Tim Burton)

  3. Concordo que X-Men 2 e o Homem-Aranha 2 são os melhores das séries, antecipando a continuação de ambos que foi abaixo da média. Mas, assim como outros, acho que Cavaleiro das Trevas é o melhor Batman e, certamente, um dos melhores filmes de 2008. Não sei se estou radical, mas não gosto de nenhuma das adaptações de HQ antes dos anos 2000 (Dick Tracy e Batman do Tim Burton eram os melhores). Minha lista:

    1 – Marcas da Violência (um dos melhores filmes da década)

    2 – Cavaleiro das Trevas

    3 – Homem-Aranha 2

    4 – Dick Tracy

    5 – X-Men 2

    6 – Hellboy

    7 – Homens de Preto

    8 – X-Men

    9 – Sin City

    10 – Batman (Tim Burton)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *