Homem de Ferro 2 chega às telas nesta sexta-feira e, na cola dele, convoquei dez apaixonados dos quadrinhos para elegerem os melhores filmes baseados em HQs. Valiam revistas de heróis, quadrinhos adultos, graphic novels, mangás e até tiras de jornal. O resultado segue abaixo:


Kirsten Dunst, Tobey Maguire

10 Homem-Aranha
Spider-Man,
Sam Raimi, 2002
61 pontos; 4 votos

Park Chanwook

9 Oldboy
Oldboy,
Park Chanwook, 2003
63 pontos; 4 votos

Ron Perlman

8 Hellboy
Hellboy,
Guillermo del Toro, 2006
63 pontos; 5 votos

Thora Birch Scarlett Johansson

7 Mundo Cão
Ghost World,
Terry Zwigoff, 2001
72 pontos; 5 votos

Hugh Jackman

6 X-Men 2
X2: X-Men United,
Bryan Singer, 2003
81 pontos; 5 votos

Robert Downey Jr.

5 Homem de Ferro
Iron Man,
Jon Favreau, 2008
97 pontos; 7 votos

Tobey Maguire

4 Homem-Aranha 2
Spider-Man 2,
Sam Raimi, 2004
121 pontos; 8 votos

Viggo Mortensen Maria Bello

3 Marcas da Violência
A History of Violence,
David Cronenberg, 2005
123 pontos; 7 votos

Heath Ledger

2 Batman – O Cavaleiro das Trevas
The Dark Knight,
Christopher Nolan, 2008
134 pontos; 8 votos

Christopher Reeve

1 Superman – O Filme
Superman,
Richard Donner, 1978
138 pontos; 8 votos

Além de mim (@chicofireman), os dez eleitores foram recrutados pelo Twitter: @ailtonmonteiro, @cadusimoes, @deniscp, @doni, @flaviagasi, @filipefurtado, @hectorlima, @marcelohessel, @pablocasado e @tcordeiro. Cada votante mandou seus dez preferidos, na ordem. Foram atribuídos 20 pontos para o primeiro, 19 para o segundo e assim por diante até o décimo ganhar 11 pontos. O número de pontos foi o primeiro critério de classificação. O número de votos foi usado para desempates. Ao todo, 38 filmes receberam pelo menos um voto.

Comentários

comentários

51 comentários sobre “Top 10: filmes baseados em HQs”

  1. Bom, pra começar esse pessoal que avaliou a votoção não entendi de nada e nunca tiveram a oportunidade de ler revista em quadrinhos, tem muitos superhérois que poderiam estar em 1 lugar, mas nao supermem, não sei qual seria o 1 na minha opinião 1 wolverine não pelo filme mas por ser um dos superherois que tem um poder que todos querem ter o poder de cura,2 batmam rico e que se dedica a combater bandido,3 homem aranha todos gostam 4 motoqueiro fantasma ou melhor cavaleiro fantasma e por ai vai cada um tem sua preferencia mas supermam em 1 lugar ninguem merece!!!!!!!!!!!!!!

  2. Eu gostei da lista, concordo com quase todos os filmes, só retiraria o primeiro filme do Homem-Aranha, que é um filmão também, para colocar o Anti-Herói Americano (American Splendor).

  3. não sabia que marcas da violencia e oldboy eram de quadrinhos. a lista está ok, exceto por homem aranha 1, que parece um episodio dos power rangers.

  4. fala sério né…nem os primeiros filmes do super homem mereciam entrar numa lista de melhores adptações de hq…o ultimo então , c aquele superhomem c cara de almofadinha gay…sem comentários…e faltou watchmen (eu li e achei a adaptação mto boa) , 300 , sin city…os homem aranha tb não são tão bons assim…

  5. Marcio, a fonte para “O Senhor dos Anéis” são os livros, então, os filmes não entram. “Ghost in the Shell” merecia ter entrado mesmo.

    Eric, eu nem sabia que “Superman” tinha passado na TV aberta. Votei nele (foi meu segundo colocado) por adoro o filme.

    O critério é responder à pergunta “quais são os melhores filmes baseados em HQs?”.

    Matheus, discordo radicalmente de você quanto a “Marcas da Violência”. Acho o filme uma obra-prima.

    Pedro, que bobagem! E “The Spirit” entraria facilmente numa lista de piores adaptações de HQs para o cinema.

    Jorge, respondi sua pergunta bem aqui em cim. Sobre as mudanças, acho que é impossível transportar uma obra vinda de outra média sem que haja “adaptações”. A própria palavra já diz. Fiquei incomodado com as mudanças cronológicas em “X-Men”, mas entendo. Também não gosto do fim de “Superman”, mas o resto é obra-prima e muito fiel ao herói. Heath Ledger chama mais atenção do que Christian Bale porque era um grande ator e o outro não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *