1 Aurora (1927)
de F. W. Murnau
2 Gritos e Sussurros (1972)
de Ingmar Bergman
3 Onde Começa o Inferno (1959)
de Howard Hawks
4 Intriga Internacional (1959)
de Alfred Hitchcock
5 Era Uma Vez no Oeste (1968)
de Sergio Leone
6 Amarcord (1973)
de Federico Fellini
7 Elefante (2003)
de Gus Van Sant
8 Apocalypse Now (1979/2001)
de Francis Ford Coppola
9 Os Incompreendidos (1959)
de François Truffaut
10 Este Mundo é um Hospício (1944)
de Frank Capra
11 Cantando na Chuva (1952)
de Gene Kelly e Stanley Donen
12 O Marido da Cabeleireira (1990)
de Patrice Leconte
13 O Poderoso Chefão – 2ª Parte (1974)
de Francis Ford Coppola
14 Tempos Modernos (1936)
de Charles Chaplin
15 Janela Indiscreta (1954)
de Alfred Hitchcock
16 A Noite (1960)
de Michelangelo Antonioni
17 Nós que nos Amávamos Tanto (1974)
de Ettore Scola
18 Um Corpo que Cai (1958)
de Alfred Hitchcock
19 A Paixão de Joana D’Arc (1927)
de Carl Dreyer
20 Cidadão Kane (1940)
de Orson Welles
21 Filho Único (1936)
de Yasujiro Ozu
22 A Regra do Jogo (1939)
de Jean Renoir
23 Crepúsculo dos Deuses (1950)
de Billy Wilder
24 Interiores (1978)
de Woody Allen
25 Antes do Pôr-do-Sol (2004)
de Richard Linklater
26 Morangos Silvestres (1957)
de Ingmar Bergman
27 Flor do Equinócio (1958)
de Yasujiro Ozu
28 2001 – Uma Odisséia no Espaço (1968)
de Stanley Kubrick
29 Um Gosto de Mel (1961)
de Tony Richardson
30 Blade Runner (1982)
de Ridley Scott
31 Conta Comigo (1986)
de Rob Reiner
Exatamente, Ailton. A fotografia é genial. Revi o filme há pouco tempo e tive que comprá-lo.
Eu tenho esse filme em VHS aqui em casa, Marcelo.
Acabei de escrever sobre um filme do Hawks lá no blog, Chico.
Curioso a inclusão de INTERIORES do Woody na lista. Não sabia que vc gostava tanto do filme. Entre os bergmanianos, prefiro A OUTRA, mas esse também é lindo, além de ter uma fotografia maravilhosa.
Falando no Dreyer, o “Vampyr” está aqui em casa…
Marcelo, mudo assim que mexer no blogue.
E assino embaixo do que vc disse sobre o “Janela Indiscreta”. É um filme sobre cinema, inclusive, Marvin. A motivação, o Milton deduziu.
Ed e Layo, valeu. Tobey e Ana, obrigado.
Seus dois neurônios estão certos, Milton. Obrigado. Quando a “O Marido da Cabeleireira”, ele entrou na minha lista dos 90, sim, mas não foi o primeiro lugar. Lá, além do gosto pessoal, tentei colocar alguns filmes que eu considero fundamentais para o cinema da época. Filmes de que eu gosto muito, claro.
Bem, como qualquer lista, esta é pessoal, então, como eu sou o autor dela, devo discordar e dizer que eu acho “Aurora” muito melhor do o filme do Dreyer, que também é genial e está na lista. Vi “Persona” e gosto bastante, mas prefiro os dois que estão aí. “Dias de Ira”, não vi. Outro Dreyer que vi recentemente foi o belíssimo “A Palavra”, na companhia impagável do Marcelo V. e da Ana Paul.
Legal seu blogue, Rony. Só não entendi uma coisa: vc falou que as críticas saíram em sites. São textos seus para os sites ou textos de outros?
Um abraço.
Caro Chico, recentemente criei um blog que à princípio contem críticas de alguns filmes assistidos recentemente. http://lovecine.blogspot.com
Parte dessas críticas saíram em sites relacionados ao cinema como no adoro cinema e cinema em cena.Fui procurando no blogger outros blogs que continham matérias sobre cinema do qual sou grande apressiador e encontrei o seu que a princípio me parece muito bom, principalmente se formos levar em conta a qualidade e o tempo dos filmes em questão.
Analisando sua última postagem pude perceber que boa parte dos filmes, esses (31), foram por mim assistidos. Por exemplo, concordo que Aurora figure entre os melhores filmes de todos os tempos, levando em conta de que se trata de um filme mudo, com fotografia soberba e história bem construída, com recursos cinematográficos bem utilizados, e um tema atemporal como Murnau comenta nesse filme. No entanto, para figurar em primeiro lugar da listagem (se vc pretendia colocar os melhores filmes) seria um gosto pessoal seu, já que, visto por esse lado, o martírio ou processo de Joana D’ark de Dreyer é insuperável em termos dramáticos e cinematográficos até hoje. Recomendo que vc assista (se é que já não assistiu), Dias de Ira (Dreyer) e Persona (Bergman) duas verdadeiras preciosidades de qualquer cinemateca. Por outro lado, seria difícil numa lista de 31 uma escolha selecionada visto que o crescimento exponencial das produções cinematográficas impedem que vc se mantenha sempre atualizado com o que já foi produzido e o que está saindo recentemente em filmes (de todo o mundo). Saio daqui deixando meu abraço e parabenizações ao seu BLOG. Viva o CINEMA!
Se meus dois neurônios que me sobraram depois da noite sem dormir me permitem, deduzo que foi teu aniversário, isso? E que tu fez 31, isso? Parabéns, velhinho. Deduzo também que teu filme preferido dos anos 90 é o Marido da Cabelereira, isso?
“Janela Indiscreta” é só um dos maiores filmes de todos os tempos.
Chico, coloca aí nos links o http://marcelov.multiply.com/reviews, está muito mais ativo do que o CCE (que não morreu, mas só é atualizado no máximo uma vez por mês).
Parabens, Chico. A lista está excelente, dos filmes que eu vi, gosto muito de todos.