[no sofá]
[o tiro certo ]
direção: Monte Hellman.
O western talvez seja o gênero cinematográfico mais fechado, com regras mais definidas. O Tiro Certo, minha primeira experiência com Monte Hellman, dedica-se, sem alarde, a negar quase todas elas. A primeira quebra é a da narrativa clássica. Não existe preocupação com começo, meio e fim. Tudo o que importa é o que a câmera mostra naquele exato momento. Não há explicações anteriores e os objetivos e as intenções das personagens são tão misteriosas quanto aquele que o grupo persegue. A estranheza da estrutura permanece até o fim do filme, numa linha reta, em tempo corrido, onde os adendos de elenco são os únicos movimento no que poderíamos chamar de trama. Hellman não se interessa por um desfecho propriamente dito, mas pelo caminho até ele, pelo efeito do cenário nas personagens, onde cada plano parece significar muito mais do que mostra. Onde a câmera está tão viva quanto quem ela acompanha.
[réquiem] Shohei Imamura morreu hoje. De todos seus filmes, vi os mais conhecidos, A Balada de Narayama (83) e A Enguia (97), ambos vencedores de Cannes, mais Black Rain, a Coragem de uma Raça, lindo, e Água Quente sob Ponte Vermelha. Ele ainda dirigiu um dos episódios do coletivo 11 de Setembro.
Queria muito ver.
Filmaço!
Mas Two-Lane Blacktop é melhor hehe
Depois dos 70, o ranking do semestre. Vamos dar um tempinho porque ficou tudo encarrilhado.
Falando nisso, vai ter esse top depois do dos anos 70 ou vai fazer o ranking do semestre?
O filme tem vaga garantida no Top 20 dos anos 60.
Ê, Miami Video…
Ailton, eu tenho uma idéia. Vc fala sobre a identidade do perseguido.
Imamura genial! Lembro que vi Narayama por acaso, pq não tinha o filme que eu queria na Miami Vídeo do Farol… devia ser 87…
Filmaço!!! A pergunta que não quer calar: Chico, vc entendeu o final? Qual a sua explicação?
Eu fiquei chocado.
Ptz, nem imaginava que seria tão bom assim, quando passou ontem. Vou tentar pegar a reprise amanhã a tarde então