Metade de 2009 já passou e deixou alguns filmes dignos de (boa) nota. Meus dez favoritos estão relacionados aqui. Pensei em listar uns vinte, mas não consegui chegar aos quinze, forçando um pouco a barra. Então, parei nos dez mesmo. Agora é esperar que a segunda metade do ano traga filmes ainda melhores e que as distribuidoras tomem vergonha na cara e lancem Deixe Ela Entrar, À Prova de Morte e Sonata de Tóquio.
Man on Wire
James Marsh, 2008
O Equilibrista é um documentário à moda antiga, sem o ranço atual de fazer o narrador interferir na narrativa. É essa simplicidade que faz o espectador se envolver com sua história, naturalmente atraente. O grande trunfo do diretor foi limitar as entrevistas do personagem principal porque sua tendência a se considerar um astro poderia comprometer o filme.
Il y a Longtemps que je t’Aime
Philippe Claudel, 2008
Claudel constrói sua história com simplicidade, evitando a maneira mais fácil de se contar um segredo. O roteiro impressiona porque, ao mesmo tempo em que apresenta um complexo nível de elaboração ao revelar o passado da protagonista em goles mínimos, quase que por acaso, consegue fazer essas revelações brotarem com uma espontaneidade invejável.
Lars and the Real Girl
Craig Gillespie, 2007
Primeiro: mesmo com um tema arriscado, não trata o espectador de maneira simplista, fugindo da decisão fácil de partir para a comédia idiota, que anda na moda, e evitando ao mesmo tempo outro lugar comum do cinema indie, um certo namoro com o grotesco, tentando vender o filme pelo esquisito, como faz boa parte da produção independente.
Frost/Nixon
Ron Howard, 2008
Howard estrutura seu longa como um filme documental, em ordem cronológica devidamente explicitada e com intervenções em que os atores, na pele de seus personagens, avaliam e explicam contextos e bastidores. Nada é exatamente original, mas cada parte funciona perfeitamente e resulta num filme coordenado com segurança e um talento inédito ao diretor.
Milk
Gus Van Sant, 2008
A estrela do filme é o roteiro. O novato consegue não ser panfletário ao defender um militante gay iconizado. O tratamento dá a Milk um espírito universal. O trabalho de Sean Penn, por sinal, é comovente. Ele consegue equilibrar a fragilidade do protagonista em sua vida doméstica com os arroubos de fortaleza de sua persona pública.
Entre les Murs
Laurent Cantet, 2008
É justamente por se afastar dos modelos tradicionais de narrativa (seja no gênero ou fora dele) que o filme se torna tão interessante. À medida em que quem assiste percebe esse liberdade (mesmo que vigiada de longe), ver o filme se torna uma experiência muito mais próxima da realidade, onde o imprevisto dita as regras.
Star Trek
J.J.Abrams, 2009
A estética nunca está em primeiro plano. Sempre é coadjuvante de intérpretes e do roteiro, o grande interesse de Abrams. O diretor nunca está interessado em desfilar referências nem nunca se escora na mitologia da série. Para ele, foi muito mais importante estabelecer uma história independente, redonda, mas que saiba ser fiel ao universo que audaciosamente resolveu invadir.
La Belle Personne
Christophe Honoré, 2008
Parece menos ambicioso do que os anteriores, mas é apenas um reflexo da coerência com seu universo principal, o de um grupo de jovens estudantes. Honoré desenha neles os futuros personagens de seus longas adultos. Seus dilemas e paixões surgem mais ingênuos e instintivos, mas não menos insinuantes.
Gran Torino
Clint Eastwood, 2008
Walt Kowalski representa a Velha América, mas não em tom saudosista ou celebratório. Pelo contrário. O personagem de Clint é o de um homem que não tem o menor pudor de ser racista, que se alimenta do próprio rancor, um cara agressivo que vive do (e no) passado. É a Velha América, mas a Velha América falida, de orgulho ferido e refém do resto do mundo e do próprio passar do tempo, que a fez desmoronar.
The Wrestler
Darren Aronofsky, 2008
Não há uma só palavra no filme sobre a aparência de Randy. Mas é justamente este visual, o de um homem que abriu mão de todo o resto para investir na expansão de sua massa muscular, que motiva e justifica O Lutador. O filme só existe porque seu corpo decadente é reflexo de suas escolhas. E o personagem sabe muito bem disso. Randy é um homem consciente da exaustão de seu corpo, de sua decadência como atleta, que decide tentar preservar o que resta de sua carcaça.
Rapidinhas de cinema no meu twitter.
Bela lista! Não concordo só com FROST/NIXON, que acho um filme bonzinho, e superestimado.
E acho que faltou FOI APENAS UM SONHO aí … de resto, O LUTADOR, MILK, ENTRE OS MUROS DA ESCOLA… todos também estariam numa lista minha.
Ah, e a cada dia quero ver mais esse A GAROTA IDEAL…
Sobre GT, é um drama, mas não acho que são poucos os momentos cômicos. O que eu quis dizer no comentário foi que achei que o Clint foi mais feliz nas partes engraçadas.
Alê, dá outra chance pro “A Bela Junie”… E acho que vc pode se surpreender com o “Star Trek”. “Frost/Nixon” é bem bom, apesar de ser do Ron Howard.
Ótima lista! De todos os filmes, só não vi “Frost/Nixon” (o que lamento) e “Star Trek” (por desinteresse).
Dos que vi, o único que não considero um grande filme é “A Bela Junie”, apesar de gostar muito dos outros trabalhos do Honoré.
Thiago,eu acho “A Ordem da Fênix” o melhor filme de longe, mas é uma opinião minha.
Bruno, “Gran Torino” até tem momentos cômicos, mas o filme é bem mais dramático do que comédia, não?
Marcos, “Há Tanto Tempo” é muito bom. Vai ver logo.
José, vc quer muito ver o “Star Trek”. E o fato de eu colocá-lo entre os melhores do semestre desestimulou vc? Hummm… estranho, né?
Vitor, “Amantes” só não entrou na lista porque ainda não estreou oficialmente em circuito.
Só estranhei AMANTES não está na lista. Você havia falado muito bem do filme, o que também concordo. Talvez ele fique para os melhores de 2009. Por sinal, a lista tá muito boa.
Estava a fim de ver Star Trek, mas depois de ve-lo incluido nessa lista desisti…
Se esses são os 10 melhores do semestre, imagine os piores, socorro!
Caro Chico, fui ver Star Treck pensando em algo escapista, só pura diversão. Mas fui surpreendido: não esperava algo tão bom.Fiquei feliz por ele constar na sua lista. Gran Torino, O Lutador e Entre os Muros.. sem comentários!
Os outros citados pretendo ver em breve, principalmente esse “Há tanto tempo que te amo”, cuja atriz eu já admiro há muito tempo.
Não vi 5 desses 10! 🙁
Dos que vi: Sou fã do Clint, mas GT funcionou mais como comédia do que como drama pra mim; O roteiro foi exatamente o que eu menos gostei em Milk; Frost/Nixon concordo com tudo; e Star Trek concordo com tudo e acho ainda melhor que The Wrestler.
Olá! Não conhecia seu site até achar seu Twitter! Muito bom seu site, gostei mesmo. Comentando ali do HP, serio que você prefere o Ordem Da Fênix? É o livro mais chato e o filme mais diferente de todos, espero ansiosamente pelo enigma na proxima semana 😀 abr