The Curious Case of Benjamin Button
David Fincher, 2008
David Fincher sempre dividiu opiniões, mas depois de Zodíaco parecia ter caído nas graças de um público inteligente e da crítica que odeia Clube da Luta. Tudo era novo: a narrativa, a câmera belíssima, a temática. Benjamin Button seria a prova dos nove. E Fincher passou no teste: sua adaptação do conto fantástico de F. Scott Fitzgerald foi reconhecida no Oscar (11 indicações) e terminou elogiada por quase todo mundo. Mas não é bem tudo isso. O diretor adota um tom que, se não cai no melodrama fácil, chega a ser apático em muitos momentos. O filme dura mais do que deveria e Brad Pitt nem fede, nem cheira.
Veredito: sem sal, mas tem seus momentos.
Changeling
Clint Eastwood, 2008
Basta Clint Eastwood ligar a câmera para chamarem seu novo filme de obra-prima. Às vezes, ele é (Gran Torino é, por exemplo). Outras vezes, está bem longe disso. A Troca não é um filme ruim, mas tem umas falhas imperdoáveis. A primeira é a montagem. As duas linhas narrativas funcionam bem, mas separadamente. Quando se juntam, enfraquecem. A cena mais importante do filme, em que um garoto revela a existência de um crime, simplesmente não funciona porque o menino é mal dirigido e não consegue dar credibilidade à sequência. Em outro momento, quando John Malkovich fala para Angelina Jolie, em boa performance, sobre a corrupção da polícia, o diálogo é ilustrado por uma “reconstituição” da ação dos policiais. Tipo assim, “Linha Direta”.
Veredito: básico, poderia ser melhor.
The Reader
Stephen Daldry, 2008
Alguém me explica o que é que esse O Leitor tem para ser “tão bom”, como muita gente acha? Eu saí do cinema certo de que vi um dramalhão de quinta, que ainda tem a audácia de querer ser um filme importante, se apoiando num tema que abala geral, o Holocausto. Melhor seria ter parado no soft porn dos primeiros minutos, mas Stephen Daldry resolve levar a fundo sua trama maniqueísta, abarrotada de clichês e com um pequeno grande mistério mais fácil de se descobrir do que o Geninho no final do desenho da She-ra. A cena final, que pretende encerrar o filme com chave de ouro, ajuda a afundar tudo. E Kate Winslet, convenhamos, está caricata e mal maquiada.
Veredito: sofrível.
Apenas o Fim
Matheus Souza, 2008
Ouvimos muita besteira sobre este Apenas o Fim. Será que citar o Super Mario Bros., a Vovó Mafalda e mais uns 7 quilos e meio de referências representa uma geração? Será que fazer um filme de D.R., todo no bate-papo, basta para ser comparado à nostalgia sóbria de um Antes do Pôr-do-Sol ou ao repertório de experiências dos filmes do Domingos Oliveira? Bem, o longa do Matheus Souza é imensamente simpático, fácil e gostoso de assistir, só não é a salvação do cinema nacional. No mínimo uma pausa para respirar e dar umas risadinhas.
Veredito: bonitinho, mas ordinário.
Slumdog Millionaire
Danny Boyle, 2008
Taí um filme que dividiu as opiniões. Uns vêem um filme maniqueísta, um romance piegas, água-com-açúcar, com montagem de videoclipe para cooptar que vê muita televisão e dono de uma temática étnica oportunista. É uma visão exagerada, mas mais exagerada ainda é a opinião daqueles que acham que este filme uma pequena obra-prima, a primeira do mundo globalizado, com a Índia infestando Hollywood, uma odisséia de bom coração pronta para conquistar pela simplicidade, pureza e “fé”. É um trabalho, sim, agradável de se assistir, competente como entretenimento, mas raso, bobo, e, apenas, bonitinho – e não passa disso. Não merecia nenhum dos inacreditáveis oito Oscars que ganhou, apesar de que não há pecado algum em se fazer uma love story pop, né?
Veredito: não era pra tanto.
Mais do mesmo no meu twitter.
Cara, vc nao entende bosta nenhuma de cinema e acha q pode dar critico kkkkkkkkkkkkkkkk
Primeiro, Noemy:
Estava esperando que alguém escrevesse algo de bom senso em discordância à opinião do Chico sobre “O Leitor”, e só a sua me convenceu.
Chico, em nome de cinéfilos como vc, eu e a Noemy (que com certeza é cinéfila, e das boas), reveja “O Leitor”. A única falha do filme é, mesmo, a maquiagem. hehe
Quanto aos tantos outros comentários, acredito que o Thyaguinho tenha sido o mais lúcido: tenhamos educação até para discordar das opiniões alheias, porque mais “chato” que Benjamin Button ou “previsível” que O Leitor é o consenso tapado. Divergências são importantes. Tenho certeza que o Chico concorda com isso.
Com exceção de A Troca que eu não vi, os outros 4 filmes são muito bons… os filmes geram temáticas diferentes e originais como O Curioso Caso de Benjamin Button e Quem quer ser um Milionário. Não precisam ser superproduções, apenas serem inovadores. E praticamente todos apresentam algo de novo para acrescentar ao cinema.
Parei os comentários no meio, mas deu pra ler de relance alguém falando mal do Titanic, e não posso seguir com essa. Filmaço, e, no geral, James Cameron é deus.
E gosto de Winslet no filme, especialmente na primeira parte. Quieta, understated.Tem um vazio interessante na atuação, uma mulher oca.
Aê Chico.
Sugiro que você vá estudar um pouco de crítica cinematográfica antes de ficar metendo o pau desse jeito. Pelo menos um pouquinho.
Só usar um vocabulário mais ou menos rebuscado não é suficiente para fazer pose de superentendido.
Como você pode falar que O Leitor não é feito de chichês maniqueístas quando ele justamente coloca um olhar diferente sobre a noção de bem e de mal no caráter humano, explicitando sua contraditoriedade.
E que diabo de comentário é esse sobre a maquiagem da fulana lá???
Ela não estava maquiada!!! Isso era proposital. Já imaginou essa possibilidade???
Leia com atenção o comentário da Noemi acima, principalmente o começo onde ela diz para você assistir o filme de novo! Mas procure rever como se fosse a primeira vez!
Fala sério Slumdog milionaire, é ótimo, os outros tudo bem, não são tudo.
Vc realmente não entende nada! Com certeza vc é um daqueles frustrados, que não fizeram sucesso e viram “Críticos”
Katia, não fala mais comigo… hehe.
Acho que esses filmes,o que contra é a propaganda.Até mesmo pelos atores,assim como o O Curioso Caso de Benjamin Button que tem Brad Pitt,mas,nem sempre esses ingredientes funcionam,no caso de Titanic,tanta propaganda pra um filme onde ao meu ver os documentários sobre o navio naufragado eram bem melhores que o filme.
Acho que esses filmes,o que contra é a propaganda.Até mesmo pelos atores,assim como o O Curioso Caso de Benjamin Button que tem Brad Pitt,mas,nem sempre esses ingredientes funcionam,no caso de Titanic,tanta propaganda pra um filme onde ao meu ver os documetários sobre o navio naufragado eram bem melhores que o filme.
Bom…gosto é algo que realmente não se discuti.
assisti “O Curioso Caso de Benjamim Button” e achei excepcional, mas se você não gostou quem sou para obriga-lo a isso.