Post reciclado III: os filmes étnicos

CONTRA A PAREDE
Gegen Die Wand, Alemanha, 2004.
Direção: Fatih Aik.

Moderno mesmo, hoje em dia, é quem tem sotaque. Efeitos da globalização. Explicação para que este filme, cuja temática é decendente direta da mesma do fraco Casamento Grego(2002) e do meia-boca Casamento Arranjado (2001), travestido de filme contemporâneo. A fórmula é simples: soma-se câmera digital trêmula, sexo, drogas, rock’n’roll e violência. O resultado é filme velho com cara de novo. Com alguns bobões que ainda compram a idéia e dão prêmio em festival importante, carreira assegurada.

MACHUCA
Machuca, Chile/Espanha, 2004.
Direção: Andrés Wood.

Essa história, quem não viu? Amigos de classes sociais diferentes que se aproximam em tempos de mudança. O país é o Chile, a época são os últimos meses do governo de Salvador Allende. Gonzalo conhece Pedro e há identificalção imediata, mas o abismo que existe entre eles pode falar mais lto. Dirigido com correção, é um filme bonito e tem momentos com texto inteligente. Anos-luz do nosso filme político do ano, Olga (Jayme Monjardim, 2004), peca por seus pequenos clichês, como a cena em que praticamente reproduz Sociedade dos Poetas Mortos (Peter Weir, 1989), mas tem vigor e, apesar de uma conclusão fatalista, não deixa de ser um belo filme pequeno.

A VIDA É UM MILAGRE
Zivot Je Cudo/Life is a Miracle, Iugoslávia/França, 2004.
Direção: Emir Kusturica.

A volta à guerra trouxe um Emir Kusturica dividido entre a beleza de sua já clássica incursão pelas possibilidades do fantástico, do circense e sua prisão na própria armadilha ao se embrenhar pelo pastelão excessivo. Slavko Stimac é o melhor em cena, como o engenheiro que vê a proximidade do conflito desestruturar sua família. Na visão de Kusturica (que já nos entregou uma obra-prima sobre a guerra, Underground, 95), essa história permite brincar com os limites entre o real e o surreal embalado pela música composta por ele mesmo. Dos elementos mágicos que insere em seu longa, o burro apaixonado é, de longe, o melhor.

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