INDICADOS AO OSCAR 2022

Por esta, ninguém esperava: Lady Gaga, depois de dividir opiniões e conquistar todos os principais precursores porsua performance em “Casa Gucci” não aparece entre as indicadas ao Oscar de melhor atriz. Gaga foi esnobada e sua principal rival nesta temporada de prêmios (pelo menos na disputa de fã-clubes), Kristen Stewart, aparece como finalista na categoria por sua interpretação como a Princesa Diana em “Spencer”.

A categoria de melhor atriz foi a mais disputada este ano. Penélope Cruz, por “Madres Paralelas”, conseguiu sua quarta indicação depois de ver seu nome aparecer na boca do povo nos últimos dias. Provavelmente tomou a vaga “garantida” de Lady Gaga e, ao lado de Stewart, tem a companhia das veteranas Nicole Kidman, Olivia Colman e Jessica Chastain, em quem misteriosamente quase ninguém apostava.

Esse não foi o único plot twist do anúncio dos indicados: o japonês “Drive My Car” terminou com quatro indicações. Três eram muito esperadas (direção, roteiro e filme internacional), mas a vaga de melhor filme ainda parecia incerta e o longa de Ryûsuke Hamaguchi apareceu lá mesmo com gente duvidando que um “filme japonês de três horas” poderia ir tão longe. Sua indicação acompanha os 8 longas que pareciam (e estavam) certos e ganhou a companhia de outro “duvidado”, o remake de Guillermo del Toro para “O Beco do Pesadelo”.

Hamaguchi ainda operou uma segunda surpresa este ano: todo mundo já esperava que ele pudesse aparecer na categoria de direção, mas na vaga de Paul Thomas Anderson ou Steven Spielberg. Errado. Os três foram indicados ao lado da favorita Jane Campion e de Kenneth Branagh (que muitos também pareciam esnobar). Quem ficou de fora foi Denis Villenueve, por “Duna”, que perdeu a chance de ser o longa com mais indicações ao lado de “Ataque dos Cães”, o campeão, com 12. Finalmente teremos um melhor filme vindo do streaming? E longo da Netflix?

Em melhor ator, eu duvidei, mas a vaga final foi mesmo de Javier Bardem, que estava indicado ao prêmio do SAG. Já em melhor ator coadjuvante, fui até o final com Jesse Plemons e ele terminou mesmo indicado. A surpresa foi Bradley Cooper perder a indicação para o já vencedor, J.K. Simmons. Por sinal, “Apresentando os Ricardos” conseguiu três indicações de atuação, mas perdeu onde mais se apostava: filme e roteiro original. Nesta última, a vaga ficou com, oram vejam só, “A Pior Pessoa do Mundo”, que derrotou não só Aaron Sorkin, mas também Pedro Almodóvar. Mas quem fez história foi “Fuga”, indicado para documentário, animação e filme internacional, onde a surpresa foi “A Felicidade das Pequenas Coisas”, do Butão.

Eu achava que “A Filha Perdida” tinha chances de ser um indicado a melhor filme surpresa, mas quem surpreendeu mesmo foi Jessie Buckley, que se juntou a Ariana DeBose, Kirsten Dunst e Anjanue Ellis em atriz coadjuvante. Buckley, que já tinha sido lembrada pelo Bafta, e a ressurreição de Judi Dench, ignorada durante toda a temporada por “Belfast”, deixaram de fora nomes fortes como Ruth Negga (“Identidade” foi completamente esnobado) e a própria colega de Dench e uma das favoritas na categoria, Caitríona Balfe, que, convenhamos, seria uma indicação muito melhor.

Em fotografia, a Academia fez justiça e o brilhante trabalho de Janusz Kaminski em “Amor, Sublime Amor”, ignorado pelo sindicato, foi reconhecido. Em montagem, “King Richard” assume aquela vaga “qualquer coisa” e “tick, tick… Boom!”, com uma edição mais evidente terminou ganhando sua indicação. Em direção de arte, o trabalho de Adam Stockhausen e Rena DeAngelo deixou de ser duplamente indicado (eles aparecem pelo filme do Spielberg, mas perderam pelo cotado “A Crônica Francesa”). “Ataque dos Cães”, que não estava sendo muito apostado, apareceu aqui também.

“Casa Gucci” também teve o trabalho da figurinista Janty Yates, talvez sua indicação mais merecida, esnobado, e, caso ninguém tenha notado, “Belfast” conseguiu ser ignorado em todos os quesitos técnicos (só entrou em som). Em trilha, mais uma indicação para “Madres Paralelas” e uma para “Encanto”, tirando Alexandre Desplat, de “A Crônica Francesa” da disputa. O longa da Disney também emplacou a canção “Dos Oruguitas”, que é a favorita ao lado da mais favorita ainda “No Time to Die”, de “007 Sem Tempo para Morrer”. Beyoncé foi indicada, mas Jay-Z não. A canção de “Belfast” entrou! Van Morrison no Oscar! E no quesito “me-indica-para-perder-de-novo”, Diane Warren em sua 99a indicação por “Somehow You Do”, de “Four Good Days”. Ah, e “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” entrou em efeitos visuais, dando um golpe em “Godzilla vs. Kong”.

Com suas indicações por “Belfast”, Kenneth Branagh se torna a pessoa indicada no maior número de diferentes categorias na história do Oscar, 7: filme, direção, ator, ator coadjuvante, roteiro original, roteiro adaptado e curta-metragem live action.

Ryûsuke Hamaguchi é o terceiro japonês indicado ao Oscar de direção. Antes dele, foram finalistas Hiroshi Teshigahara, por “A Mulher da Areia”, e Akira Kurosawa, por “Ran”.

Jane Campion foi a segunda mulher a receber uma indicação ao Oscar de direção por “O Piano”. Jane Campion é a primeira mulher a receber uma segunda indicação ao Oscar de direção por “Ataque dos Cães”.

Esta é a lista completa de indicados:

FILME

Belfast (Focus)
No Ritmo do Coração (Apple)
Não Olhe para Cima (Netflix)
Drive My Car (Janus/Sideshow)
Duna (Warner)
King Richard (Warner)
Licorice Pizza (MGM/United Artists)
O Beco do Pesadelo (Searchlight)
Ataque dos Cães (Netflix)
Amor, Sublime Amor (20th Century)

DIREÇÃO

Kenneth Branagh, Belfast
Ryûsuke Hamaguchi, Drive My Car
Paul Thomas Anderson, Licorice Pizza
Jane Campion, Ataque dos Cães
Steven Spielberg, Amor, Sublime Amor

ATOR

Javier Bardem, Apresentando os Ricardos
Benedict Cumberbatch, The Power of the Dog
Andrew Garfield, tick, tick…Boom!
Will Smith, King Richard
Denzel Washington, The Tragedy of Macbeth

ATRIZ

Jessica Chastain, Os Olhos de Tammy Faye
Olivia Colman, A Filha Perdida
Penélope Cruz, Madres Paralelas
Nicole Kidman, Apresentando os Ricardos
Kristen Stewart, Spencer

ATOR COADJUVANTE

Ciarán Hinds, Belfast
Troy Kotsur, No Ritmo do Coração
Jesse Plemons, Ataque dos Cães
J.K. Simmons, Being the Ricardos
Kodi Smit-McPhee, Ataque dos Cães

ATRIZ COADJUVANTE

Jessie Buckley, A Filha Perdida
Ariana DeBose, Amor, Sublime Amor
Judi Dench, Belfast
Kirsten Dunst, Ataque dos Cães
Aunjanue Ellis, King Richard

ROTEIRO ORIGINAL

Belfast, Kenneth Branagh
Não Olhe para Cima, Adam McKay, David Sirota
King Richard, Zach Baylin
Licorice Pizza, Paul Thomas Anderson
A Pior Pessoa do Mundo, Joachim Trier e Eskil Vogt

ROTEIRO ADAPTADO

No Ritmo do Coração, Siân Heder
Drive My Car, Ryusuke Hamaguchi, Takamasa Oe
Duna, Jon Spaihts, Denis Villeneuve, Eric Roth
A Filha Perdida, Maggie Gyllenhaal
Ataque dos Cães, Jane Campion

FOTOGRAFIA

Duna, Greig Fraser
O Beco do Pesadelo, Dan Laustsen
Ataque dos Cães, Ari Wegner
A Tragédia de Macbeth, Bruno Delbonnel
Amor, Sublime Amor, Janusz Kaminski

MONTAGEM

Não Olhe pra Cima, Hank Corwin
Duna, Joe Walker
King Richard, Pamela Martin
Ataque dos Cães, Peter Sciberras
tick, tick… Boom!, Myron Kerstein, Andrew Weisblum

DIREÇÃO DE ARTE

Duna, Patrice Vermotte, Richard Roberts, Zsuzsanna Sipos
O Beco do Pesadelo, Tamara Deverell, Shane Vieau
Ataque dos Cães, Grant Major, Amber Richards
A Tragédia de Macbeth, Stefan Dechant, Nancy Haigh
Amor, Sublime Amor, Adam Stockhausen, Rena DeAngelo

FIGURINOS

Cruella, Jenny Beavan
Cyrano, Massimo Cantini
Duna, Jacqueline West
O Beco do Pesadelo, Luis Siqueira
Amor, Sublime Amor, Paul Tazewell

MAQUIAGEM

Um Príncipe em Nova York 2
Cruella
Duna
Os Olhos de Tammy Faye
Casa Gucci

TRILHA SONORA

Não Olhe pra Cima, Nicholas Britell
Duna, Hans Zimmer
Encanto, Germaine Franco
Madres Paralelas, Alberto Iglesias
Ataque dos Cães, Jonny Greenwood

CANÇÃO

“Down to Joy”, Belfast
“Dos Oruguitas”, Encanto
“Somehow You Do”, Four Good Days
“Be Alive”, King Richard
“No Time to Die”, 007 Sem Tempo para Morrer

SOM

Belfast
Duna
007 – Sem Tempo para Morrer
Ataque dos Cães
Amor, Sublime Amor

EFEITOS VISUAIS

Duna
Free Guy
007 – Sem Tempo para Morrer
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

ANIMAÇÃO

Encanto (Disney)
Fuga (NEON)
Luca (Disney/Pixar)
A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas (Netflix)
Raya e o Último Dragão (Disney)

DOCUMENTÁRIO

Ascension (MTV)
Attica (Showtime)
Fuga (NEON)
Summer of Soul (Searchlight)
Writing With Fire (Music Box)

FILME INTERNACIONAL

A Felicidade das Pequenas Coisas (Butão)
Fuga (Dinamarca)
A Mão de Deus (Itália)
Drive My Car (Japão)
A Pior Pessoa do Mundo (Noruega)

CURTA-METRAGEM LIVE-ACTION

Take and Run
The Dress
Long Goodbye
On My Mind
Please Hold

CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO

Affairs
Bestia
Box Ballet
Robin Robin
Windshield

DOCUMENTÁRIO CURTA-METRAGEM

Audible
Lead Me Home
The Queen of Basketball
Three Songs
When We Were Bullies

Comentários

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *