O limbo que vivemos desde março de 2020 engoliu 2021 por inteiro. Por mais que muita coisa tenha voltado a um aparente normal, o número de mortos pela covid-19, a nova variante e o aumento de casos não nos deixa sossegar. O cinema começou a se recuperar no fim do ano com Homem-Aranha: Sem Volta para Casa quebrando recordes, mas o mundo ainda parece longe do normal. A Mostra de Cinema, o Festival do Rio e o Indie conseguiram realizar edições presenciais (ou híbridas), mas a maioria dos dos demais festivais (Olhar de Cinema, É Tudo Verdade, Ecrã) continuaram suas jornadas online. Da minha parte, foram muitos e muitos filmes em casa, muitos festivais estrangeiros online e algumas boas sessões de cinema. Sigo saudável e só agradeço. E agradeço também por mais um ano de muitos belos filmes. Foram tantos que os que chegaram na reta final eu vou deixar para 2022, que eu espero que seja um ano melhor onde a gente possa dançar pleníssimos com a Mia Wasikowska em Bergman Island. O recorte: filmes de 2019 a 2021 que eu vi pela primeira vez no ano que passou. Vamos à lista e aos Chikitos de 2021!

100 O Esquadrão Suicida, James Gunn
99 Another Child, Kim Yoon-seok
98 Canções Engarrafadas 1-4, Kevin B. Lee e Chloé Galibert-Laîné
97 Adeus Idiotas, Albert Dupontel
96 Reflexão, Valentyn Vasyanovych
95 O Grande Salto, Karim lakzadeh
94 A Febre de Petrov, Kirill Serebrennikov
93 Hellbender, John Adams, Zelda Adams e Toby Poser
92 Benediction, Terence Davies
91 Mass, Fran Kranz

90 A Mulher de um Espião, Kyoshi Kurosawa
89 9, Martín Barrenechea e Nicolás Branca
88 O Homem Ideal, Maria Schrader
87 A Vingança é Minha; Todos os Outros Pagam em Dinheiro, Edwin
86 Fuga, Jonas Poher Rasmussen
85 Duas Tias Loucas de Férias, Josh Greenbaum
84 The House of Us, Yoon Ga-eun
83 Zola, Janicza Bravo
82 Teddy, Ludovic Boukherma e Zoran Boukherma
81 Pequenos Monstros, Abe Forsythe

80 Encanto, Jared Bush e Byron Howard
79 Querida, Você Não Vai Acreditar, Yernar Nurgaliyev
78 O Ruído dos Motores, Philippe Grégoire
77 Playground, Laura Wandel
76 Paris, 13o Distrito, Jacques Audiard
75 Jesús López, Maximiliano Schonfeld
74 Os Amores de Anaïs, Charline Bourgeois-Tacquet
73 Rumo ao Norte, Angelo Madsen Minax
72 Shithouse, Cooper Raiff
71 Pegando uma Onda com Você, Masaaki Yuasa

70 It’s a Summer Film!, Soushi Matsumoto
69 The Velvet Underground, Todd Haynes
68 Loucos por Justiça, Anders Thomas Jensen
67 Me and Me, Jung Jin-young
66 Raya e o Último Dragão, Don Hall e Carlos López Estrada
65 Jacinta, Jessica Earnshaw
64 Beyond the Dream, Kiwi Chow
63 Mother Lode, Matteo Tortone
62 Medusa, Anita Rocha da Silveira
61 Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, Jon Watts

60 O Mensageiro do Último Dia, David Prior
59 Libório, Nino Martínez Sosa
58 O Cão que Não se Cala, Ana Katz
57 Esqui, Manque La Banca
56 Rocks, Sarah Gavron
55 A Artista e o Ladrão, Benjamin Ree
54 Cow, Andrea Arnold
53 Deserto Particular, Aly Muritiba
52 O Monopólio da Violência, David Dufresne
51 A Garota e a Aranha, Ramon Zürcher e Silvan Zürcher

50 Zeros e Uns, Abel Ferrara
49 Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente, Cesar Cabral
48 Bergman Island, Mia Hansen-Løve
47 Aloners, Hong Seong-eun
46 Tempo, M. Night Shyamalan
45 Encontros, Hong Sang-soo
44 Costa Brava, Lebanon, Mounia Akl
43 Amor, Sublime Amor, Steven Spielberg
42 Nuestras Madres, César Díaz
41 Minhas Férias com Patrick, Caroline Vignal

40 Slow Machine, Joe Denardo e Paul Felten
39 Edna, Eryk Rocha
38 El Cielo Está Rojo, Francina Carbonell
37 Álbum para la Juventud, Malena Solarz
36 Pedregulhos, P.S. Vinothraj
35 Um Céu Tão Nublado, Álvaro F. Pulpeiro
34 Hold Me Back, Akiko Ôku
33 Ahed’s Knee, Nadav Lapid
32 Espontânea, Brian Duffield
31 Limbo, Soi Cheang

30 Quién lo Impide, Jonás Trueba
29 The Killing of Two Lovers, Robert Machoian
28 Maligno, James Wan
27 Um Caso de Detetive, Evan Morgan
26 Benedetta, Paul Verhoeven
25 Má Sorte no Sexo ou Pornô Amador, Radu Jude
24 Voices in the Wind, Nobuhiro Suwa
23 Enorme, Sophie Letourneur
22 Sr. Bachmann e Seus Alunos, Maria Speth
21 Compartment No. 6, Juho Kuosmanen

= 20 =


20 Algum Lugar Especial
Nowhere Special, Uberto Pasolini, 2020

A história de um pai amoroso que criou o filho sozinho, mas precisa encontrar um novo lar pra ele. Uberto Pasolini evita fazer um filme banal, apoiado em armadilhas dramáticas até naturais, e constrói um grande melodrama a partir de um registro quase documental do convívio — e do amor — entre pai e filho.

= 19 =

The Worst Person in the World
Verdens Verste Menneske, Joachim Trier, 2021

A maneira como a personagem é construída — evitando molduras fáceis e uma explorando os limites do fantástico para valorizar suas complexidades — é o que define o filme. Joachim Trier e Renate Reinsve se alimentam do caos particular da protagonista para construir a própria narrativa e, assim, libertar Julie de qualquer julgamento.

= 18 =

Ilusões Perdidas
Illusions Perdues, Xavier Giannoli, 2021

Fazer a modernidade de Honoré de Balzac dialogar com os dias de hoje pode não ser tão complicado, mas saber capturar essa modernidade de uma história de época e transformá-la num filme ágil e vigoroso é para poucos. Giannoli encontrou o tom certo para ecoar a obra-prima de um maestro. Um filme que parece querer devorar o mundo como seu protagonista.

= 17 =

Fabian – O Mundo Está Acabando
Fabian oder Der Gang vor die Hunde, Dominik Graf, 2021

A vitalidade que “Fabian“ transborda é algo que muitos filmes narrativos contemporâneos miram, mas poucos conseguem alcançar. As escolhas do diretor Dominik Graf — formato de tela, câmera, uso das cores e do som — garantem que o senso de urgência que o protagonista e o contexto histórico trazem consigo sejam traduzidos no ritmo e no tom do filme.

= 16 =

Memória
Memoria, Apichatpong Weerasethakul, 2021

Aqui o macaco-homem não se senta à mesa, mas a personagem de Tilda Swinton precisa traduzir o som que a persegue. A maneira como Apichatpong organiza a jornada da protagonista, que se revela aquela é uma jornada interior, esclarece que “Memória” é sobre como lidamos com o tempo, o que sobra, o que levamos conosco, e também sobre em que tempo e em quanto tempo chegamos lá.

= 15 =

Eu Ando Sobre a Água
IWOW: I Walk on Water, Khalik Allah, 2020

Khalik Allah é um dos cineastas mais auto-centrados da atualidade, mas sua obsessão por si mesmo resulta em estudos fascinantes sobre suas fragilidades e conflitos. Este filme de 4 horas de duração deveria ser sobre um morador de rua com quem ele fez amizade, uma figura impressionante, mas é sobre Allah e seu olhar perturbado e encantado pra si mesmo e pro mundo.

= 14 =

Capitu e o Capítulo
idem, Júlio Bressane, 2021

O poder da tradução. Bressane, mais esteta do que nunca, suga uma das obras mais clássicas da literatura brasileira para seu universo e a transforma completamente, sem jamais macular sua essência. É um encontro de gênios, afinal, e suspeito que Machado de Assis, um autor moderno em tudo o que cabe nesta definição, iria aprovar esta releitura escandalosamente fotografada.

= 13 =

It Feels So Good
Kakou No Futari, Haruhiko Arai, 2019

Uma belíssima surpresa. Um filme sobre amor sem ser um filme romântico. Um filme sobre corpos que se reconhecem, se amam e estão presos um ao outro. O prazer como expressão máxima do amor. Um diretor sem pudores para filmar o sexo, atores sem pudores de serem filmados em cenas ousadas, o registro de um afeto particular.

= 12 =

Titane
idem, Julia Ducournau, 2021

O corpo é o que ressalta sua excentricidade e o que reflete sua condição de pária. É também a arma com a qual como ela ataca um mundo que lhe parece hostil e é o que catalisa suas transformações. Essa é uma história de transformação, mas ela, diferentemente do que manda a narrativa tradicional, se manifesta física e não mental ou espiritualmente.

= 11 =

The Card Counter
idem, Paul Schrader, 2021

Interessante ver Schrader, o cineasta dos corações solitários, formar uma família com três deles. A história fica mais em segundo plano, o que parece importar mais é a história que aqueles personagens carregam e o que aquele encontro representa para eles. A contraposição entre Oscar Isaac e Tiffany Haddish é um dos pontos fortes: os conceitos de seus personagens não combinam muito bem, mas um Schrader romântico não está nem aí pra isso.

### CHIKITO 2021: TOP 10 DO ANO ###

= 10 =

Run Uje Run
Spring Uje Spring, Henrik Schyffert, 2020

Encontrar harmonia num filme que mexe com temas tão delicados, mas se arrisca em caminhos tão pouco usuais é difícil, principalmente quanto esta estranheza está sempre lá, mas nem sempre em primeiro plano. Uje Brandelius é o personagem principal da história, o roteirista que escreveu o filme sobre esta história e o ator que dá vida a esse personagem. Está ótimo nos três papéis.

= 9 =

On the Count of Three
idem, Jerrod Carmichael, 2021

Este filme vibra o tempo todo em suas decisões simples que disfarçam um projeto com ambições. É um filme de amigos, é um filme de crime, é um filme sobre um daqueles dias em que tudo dá errado e também é um filme sobre personagens que convivem com a depressão e a falta de perspectivas. Não inventa a roda em nenhum aspecto, mas sabe explorar cada um deles porque investe no humano.

= 8 =

Drive My Car
Doraibu Mai Kâ, Ryûsuke Hamaguchi, 2021

Se Murakami é invulgar ao desenvolver tramas que nascem de pontos de partida aparentemente banais, Hamaguchi tem uma abordagem ainda mais única ao se apropriar deste material. O encontro aqui é de dois autores com características muito fortes, mas que não competem entre si. Numa época de reverências excessivas, Hamaguchi oferece uma visão própria para o texto de Murakami.

= 7 =

Pequena Mamãe
Petite Maman, Céline Scianma, 2021

O conceito do espelho e a facilidade do trânsito entre realidades costuram uma história de cura, autoconhecimento e cuidado. Uma declaração de amor ao próximo cuja delicadeza acomoda todos os elementos narrativos que modelam a trama. A diretora ainda é muito fiel ao universo infantil, abrigando as possibilidades mágicas que ela precisa para sua fábula.

= 6 =

Azor
idem, Andreas Fontana, 2021

Este é um filme fascinante em vários aspectos. Tudo o que costuma ser burocrático em outros filmes é filtrado pelo roteiro do diretor ao lado do cineasta Mariano Llinás, que privilegia a observação para chegar a seu objetivo. Fontana, em seu primeiro longa-metragem, caminha lentamente com seu protagonista para o coração de uma nação corrompida pela ditadura, nos revelando sem pressa cada detalhe de um mecanismo cruel.

= 5 =

All Hands on the Deck
À l’abordage, Guillaume Brac, 2020

O cinema, tal como a vida, é uma coleção de detalhes e é nos pequenos momentos que Guillaume Brac deixa claro sobre o que é seu filme. Um conto de verão, uma história de encontros e de amores, onde escolher a leveza não quer dizer se manter na superficialidade. As relações entre os personagens se desenham ou se reafirmam movidas pelo que a vida lhes reserva. Um filme cheio de vontade de viver. E de cantar “Aline” no karaokê.

= 4 =

What Do We See When We Look at the Sky?
Ras Vkhedavt, Rodesac cas Vukurebt?, Aleksandre Koberidze, 2021

O cinema como feitiço. Um filme que passeia entre a reciclagem das tradições românticas do cinema e o registro do cotidiano e das tradições culturais de uma região. Aleksandre Koberidze embala a história do encontro e desencontro de um casal numa espécie de realismo mágico, encontrando poesia das imagens, no humor e na maneira de olhar pro mundo. Um filme que seduz por ser incrivelmente moderno, mesmo namorando com o clássico.

= 3 =

Limbo
idem, Ben Sharrock, 2020

O deslocamento do personagem aprofunda seus conflitos de isolamento, desconexão familiar e cultural, e saudade. E Ben Sharrock é muito feliz em encontrar momentos certos para introduzir pequenas pontuações de humor, criando cenas tocantes como aquela em que outro refugiado convida o protagonista para cantar uma música Freddie Mercury e ambos se vêem representados nela.

= 2 =

Roda do Destino
Gûzen to Sôzô, Ryûsuke Hamaguchi, 2021

Uma frase dita no filme parece definir suas três histórias: “tem um buraco no meu coração que nunca vai ser preenchido”. Os personagens de Ryūsuke Hamaguchi reagem a este conceito de formas distintas e o diretor filma encontros e desencontros como quem se propõe a investigar o que sobra de um antigo amor e como nossas vidas são construídas a partir destes sentimentos.

= 1 =

Ataque dos Cães
The Power of the Dog, Jane Campion, 2021

Há uma cena que pode passar despercebida no novo filme de Jane Campion que, se não resume, pelo menos simboliza o trabalho que a diretora faz aqui. É a sequência em que Rose toca piano e é acompanhada, sem aviso, por Phil no banjo, de outro cômodo, fora do mesmo quadro. Uma cena de violência contida que, sem uma palavra sequer — e estamos falando de um filme adaptado de um livro —, carrega a provocação e a agressividade entre os dois personagens, cuja contraposição move a trama.

As sutilezas desta e de muitas outras escolhas de Campion fazem de “Ataque dos Cães” um filme que cresce e se desdobra a cada nova revisão. A atenção para os mínimos detalhes na construção das cenas coloca este western silencioso numa posição revisionista bem à parte da que percebemos em outros filmes que tentam reposicionar o gênero. O filme de Campion, que se passa num universo primordialmente masculino, não é delicado, mas tem um olhar atencioso para tudo o que está em volta.

Campion tem um cuidado especial para a maneira de apresentar e desenvolver cada personagem. Muitas vezes, abre mão do texto para traduzi-los simplesmente com imagens. Defende cada um deles, preservando-os do estereótipo, revelando suas camadas aos poucos, a cada vez que aparecem em cena, sem pressa, permitindo que os quatro atores principais, construam estes personagens cheios de nuances à medida em que eles mudam suas posições no jogo de xadrez que a trama promove.

Os dez primeiros colocados são os meus filmes do ano, mas meu prêmio pessoal tem outras categorias. Estes são os indicados para a edição 2021 do Chikito. Os vencedores estão em negrito.

DIREÇÃO

À l’abordage, Guillaume Brac
Ataque dos Cães, Jane Campion
The Card Counter, Paul Schrader
Drive My Car, Ryûsuke Hamaguchi
Limbo, Ben Sharrock
Roda do Destino, Ryûsuke Hamaguchi
What Do We See When We Look At The Sky?, Aleksandre Koberidze

ATOR

Algum Lugar Especial, James Norton
Ataque dos Cães, Benedict Cumberbatch
Compartment No. 6, Yuriy Borisov
Deserto Particular, Antonio Saboia
Eduardo e Mônica, Gabriel Leone
Enorme, Jonathan Cohen
On the Count of Three, Christopher Abbott

ATRIZ

Os Amores de Anaïs, Anaïs Demoustier
France, Léa Seydoux
Hold Me Back, Non
Madres Paralelas, Penélope Cruz
Minhas Férias com Patrick, Laure Calamy
Os Olhos de Tammy Faye, Jessica Chastain
The Worst Person in the World, Renate Reinsve

ATOR COADJUVANTE

Amor, Sublime Amor, Mike Faist
Ataque dos Cães, Jesse Plemons
Ataque dos Cães, Kodi Smit-McPhee
Judas e o Messias Negro, Daniel Kaluuya
Loucos por Justiça, Nikolaj Lie Kaas
Vincent Lindon, Titane
Zola, Colman Domingo

ATRIZ COADJUVANTE

Amor, Sublime Amor, Ariana DeBose
Ataque dos Cães, Kirsten Dunst
A Febre de Petrov, Chulpan Khamatova
Judas e o Messias Negro, Dominique Fishback
Os Primeiros Soldados, Renata de Carvalho
Roda do Destino, Kotone Furukawa
Saída à Francesa, Valerie Mahaffey

FILME DE ESTREIA

Azor, Andreas Fontana
Um Caso de Detetive, Evan Morgan
Espontânea, Brian Duffield
On the Count of Three, Jerrod Carmichael
Pedregulhos, P.S. Vinothraj
Run Uje Run, Uje Brandelius
Slow Machine, Joe Denardo e Paul Felten

FILME BRASILEIRO

Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente, Cesar Cabral
Capitu e o Capítulo, Júlio Bressane
Carro Rei, Renata Pinheiro
Deserto Particular, Aly Muritiba
Edna, Eryk Rocha
Marinheiro das Montanhas, Karim Aïnouz
Medusa, Anita Rocha da Silveira

ANIMAÇÃO

Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente, Cesar Cabral
Encanto, Jared Bush e Byron Howard
Fuga, Jonas Poher Rasmussen
Luca, Enrico Casarosa
My Sunny Maad, Michaela Pavlátová
Pegando uma Onda com Você, Masaaki Yuasa
Raya e o Último Dragão, Don Hall e Carlos López Estrada

DOCUMENTÁRIO

Um Céu Tão Nublado, Álvaro F. Pulpeiro
Cow, Andrea Arnold
Edna, Eryk Rocha
Eu Ando Sobre a Água, Khalik Allah
O Monopólio da Violência, David Dufresne
Quién lo Impide, Jonás Trueba
Sr. Bachmann e Seus Alunos, Maria Speth

CENA DO ANO

Ahed’s Knee, conversa no deserto
Algum Lugar Especial, a escolhida
Ataque dos Cães, duelo musical
The Card Counter, entrando na prisão
Limbo, na neblina
Maligno, a delegacia
What Do We See When We Look at the Sky?, três amigos

ROTEIRO ORIGINAL

À l’abordage, Guillaume Brac e Catherine Paillé
Azor, Andreas Fontana e Mariano Llinás
Limbo, Ben Sharrock
Má Sorte no Sexo ou Pornô Amador, Radu Jude
Petite Maman, Céline Sciamma
Roda do Destino, Ryûsuke Hamaguchi
What Do We See When We Look At The Sky?, Aleksandre Koberidze

ROTEIRO ADAPTADO

Ataque dos Cães, Jane Campion
Benedetta, Paul Verhoeven e David Birke
Compartment No. 6, Juho Kuosmanen, Andris Feldmanis e Livia Ulman
Drive My Car, Ryûsuke Hamaguchi e Takamasa Oe
Hold Me Back, Akiko Ôku
Ilusões Perdidas, Xavier Giannoli e Jacques Fieschi
It Feels So Good, Haruhiko Arai

ROTEIRO DE ESTREIA

Aloners, Hong Seong-eun
Os Amores de Anaïs, Charline Bourgeois-Tacquet
Me and Me, Jung Jin-young
Run Uje Run, Uje Brandelius
Shithouse, Cooper Raiff

REVELAÇÃO MASCULINA

À l’abordage, Édouard Sulpice
Deserto Particular, Pedro Fasanaro
Limbo, Vikash Bhai
No Ritmo do Coração, Troy Kotsur
Run Uje Run, Uje Brandelius

REVELAÇÃO FEMININA

Aloners, Gong Seung-Yeon
Azor, Carmen Iriondo
Compartment No. 6, Seidi Haarla
Má Sorte no Sexo ou Pornô Amador, Katia Pascariu
Medusa, Lara Tremouroux

ELENCO

À l’abordage
Ataque dos Cães
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
Loucos por Justiça
No Ritmo do Coração
Roda do Destino
Run Uje Run

FOTOGRAFIA

Amor, Sublime Amor, Janusz Kaminski
Ataque dos Cães, Ari Wegner
Capitu e o Capítulo, Lucas Barbi
Fabian – O Mundo Está Acabando, Hanno Lentz
Limbo, Nick Cooke
Limbo, Siu-Keung Cheng
What Do We See When We Look at the Sky?, Faraz Fesharaki

MONTAGEM

Ataque dos Cães, Peter Sciberras
Azor, Nicolas Desmaison
The Card Counter, Benjamin Rodriguez Jr.
Esqui, Manque La Banca
Limbo, David M. Richardson
On the Count of Three, Tom Eagles e Ernie Gilbert
Titane, Jean-Christophe Bouzy

DIREÇÃO DE ARTE

Amor, Sublime Amor, Adam Stockhausen
Ataque dos Cães, Grant Major
Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente, Daniel Bruson e Olyntho Tahara
A Crônica Francesa, Adam Stockhausen
Duna, Patrice Vermette
Ilusões Perdidas, Riton Dupire-Clément
A Mulher de um Espião, Norifumi Ataka

FIGURINOS

Cruella, Jenny Beavan
Duna, Bob Morgan e Jacqueline West
The Green Knight, Malgosia Turzanska
Ilusões Perdidas, Pierre-Jean Larroque
Os Olhos de Tammy Faye, Mitchell Travers
Spencer, Jacqueline Durran
O Último Duelo, Janty Yates

MAQUIAGEM

Eternos
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
Maligno
Os Olhos de Tammy Faye
Titane

MÚSICA

Ataque dos Cães, Jonny Greenwood
Halloween Kills, Cody Carpenter, John Carpenter e Daniel Davies
A Lenda de Candyman, Robert Aiki Aubrey Lowe
Madres Paralelas, Alberto Iglesias
Maligno, Joseph Bishara
Spencer, Jonny Greenwood
Zola, Mica Levi

CANÇÃO

The Card Counter, “Mercy of Man”
Encanto, “Dos Oruguitas”
Festival Eurovision da Canção, “Husavik”
Judas e o Messias Negro, “Fight for You”
Las Niñas, “Lunas de Papel”
Vingança & Castigo, “Guns Go Bang”
Voltei!, “Vai Sacaninha”

SOM

007 – Sem Tempo para Morrer
Amor, Sublime Amor
Carro Rei
Duna
Maligno
Memória
Titane

EFEITOS VISUAIS

Duna
Espontânea
O Esquadrão Suicida
Eternos
Free Guy: Assumindo o Controle
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
Maligno

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