[viagem interior]


É muito chato ter que escrever aqui que Pequena Miss Sunshine é um filme bonitinho, mas ordinário, porque eu realmente estava disposto a ser convencido pela viagem de auto-conhecimento que o filme quer ser. É mais um daquele clã de obras que, ao mesmo tempo, reforçam e criticam elementos tão fortes na cultura norte-americana quanto o loser e a família desfuncional, apostando num humor sutil, na nostalgia constante, no privilégio do contexto em relação à ação. Mas que ninguém entenda mal: não é um filme malvado, que tenta se aproveitar de uma fórmula,;acredito que os diretores e o roteirista acreditavam no potencial dele. O fato é que eles não sabem por onde ir.

A todo custo, em praticamente todas as cenas, na utilização da trilha sonora, no perfil das personagens, o filme tenta ser parente da pequena obra-prima Os Excêntricos Tenenbaums (Wes Anderson, 2001), mas nunca passa de um rascunho. Sem conseguir mergulhar na melancolia que dita regras no cinema indie, o filme aposta num tom cômico mais fácil, que não deixa que o texto passe do simpático e que não dá mais substância aos protagonistas e a suas relações. Todos funcionam bem como sinopse, mas não ganham desenvolvimento à altura e acabam na promessa.

Por isso, um elenco que poderia estar brilhante não vai além do bonitinho. Isso serve para a fofíssima Abigail Breslin, para Toni Collette, Alan Arkin ou para o melhor projeto de personagem, o de Steve Carrell. Todos atiram para o lado certo, mas resvalam na incapacidade do roteiro de dar crebilidade para seus textos. O filme até ensaia ser uma crítica (ou uma crônica) ao culto do vencedor, à beleza como padrão não apenas estético (de sucesso, também), mas falta fundamentação e as reflexões não duram mais do que o tempo de uma ou duas frases isoladas. Como elas não ganham consistência, as piadas engraçadinhas em cima dos esquisitinhos do filme têm mais espaço e o filme é apenas bonitinho.

[pequena miss sunshine ]
direção: Jonathan Dayton e Valerie Faris.
roteiro: Michael Arndt.
elenco: Greg Kinnear, Toni Collette, Steve Carrell, Alan Arkin, Paul Dano e Abigail Breslin, Bryan Cranston, Beth Grant, Jill Talley, Justin Shilton, Gordon Thomson, Paula Newsome, Wallace Langham, Lauren Shiohama, Julio Oscar Mechoso.
fotografia: Tim Suhrstedt. montagem: Pamela Martin. música: Mychael Danna e Devotchka. desenho de produção: Kalina Ivanov. figurinos: Nancy Steiner. produção: Albert Berger, David T. Friendly, Peter Saraf, Marc Turtletaub e Ron Yerxa. site oficial:
Pequena Miss Sunshine
. duração: 101 min. Little Miss Sunshine, Estados Unidos, 2006.

nas picapes: [song for jerry, the whiles]

Comentários

comentários

4 comentários sobre “[pequena miss sunshine]”

  1. Vi a nota que você deu e nem vou ler o texto (confesso!). Afinal, esse continua sendo o MELHOR FILME DO ANO QUE AINDA NÃO ASSISTI.
    Só o fato de ter DeVotchka, Sufjan Stevens e Flaming Lips em alguns trailers já me convenceu. Assim como grande parte do elenco. E o roteiro que vem sendo elogiado. Pretendo assistir sábado se conseguir, daí depois… te digo o que achei. E tento te dar um “oi” em SP!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *