A notoriedade que este filme ganhou se deve principalmente ao papel entregue a Pierce Brosnan, distante da imagem de 007. Distante? Será mesmo? A ironia do agente secreto está aqui, em cada miligrama… ops, fotograma do filme. A intenção e o tom do filme, no entanto, são outros, mas são as limitações de Brosnan como ator que parecem deixar tudo tão parecido. A proposta de inovação, portanto, não dá exatamente muito certo, nem no deslocamento de estilo de Brosnan, nem na trama do filme, que, cá entre nós, não tem novidade nenhuma ao apresentar o matador em conflito, ou decadente, ou boa praça porém ainda matador.
O que é realmente interessante neste filme é como Richard Shepard consegue dar umas soluções pouco usuais (e talvez ingênuas e, por isso mesmo, boas) para alguns nós da história. Brosnan, se não está exatamente bom, está muito simpático, mais do que o de costume e não dá pra negar seu carisma. É verdade que Greg Kinnear, seu comparsa na tela, com uma personagem mais simples (e assim mais difícil), consegue dominar todas as cenas em que aparece. Kinnear se impõe sobre Brosnan e sobre seu próprio texto, o que deixa o filme um passo além do sub-gênero pop-engraçadinho-indie a que pertence.
O Matador
The Matador, Estados Unidos/Alemanha/Irlanda, 2005.
Direção e Roteiro: Richard Shepard.
Elenco: Pierce Brosnan, Greg Kinnear, Hope Davis, Adam Scott, Portia Dawson, Philip Baker Hall, Claudia Lobo, Dylan Baker.
Fotografia: David Tattersall. Montagem: Carole Kravetz. Desenho de Produção: Robert Pearson. Figurinos: Catherine Marie Thomas. Música: Rolfe Kent. Produção: Pierce Brosnan, Bryan Furst, Sean Furst e Beau St. Clair. Site Oficial: O Matador. Duração: 96 min.
nas picapes: Mile End, Pulp.
Eu tb acho, mas andei lendo a Wizard e acho que o filme tem boas chances de ser muito bom. A presença do Fera e a caracterização do Kelsey Grammer me parecem bastante animadoras. Será que ele concorre ao Alfred?
Acho que os produtores não iam deixar (e ele mesmo não se aventuraria) a sair muito do estilo dos anteriores. Mas vai ser bem difícil bater o segundo.
Será que o Ratner vai funcionar em X-Men 3?
Eu me diverti com aquele “Ladrão de Diamantes”, do Ratner. O Brosnan e o Harrelson formaram uma dupla engraçada.
heheheh.
Vi há umas 8 horas e não me lembro de mais nada.