A hora de crescer

Inusitado o lançamento nos cinemas brasileiros deste filme de Gabriele Muccino, rodado há seis anos. Bem antes, por sinal, de O Último Beijo, o longa que deixou o diretor mais conhecido no circuito mais alternativo do país. De certa forma, Para Sempre na Minha Vida antecipa temas e formatos que viriam a ser retrabalhados por Muccino: muitos personagens tentando lidar mais com questões internas do que com o mundo em si, uma certa inquietação frente à imobilidade e uma narrativa democraticamente dividida entre estas personagens, embora sempre estejam claros os protagonistas.

A diferença é a de universos: antes de chafurdar a vida de homens chegando aos 40, Muccino se dedicou a dar uma espiada nos dramas dos adolescentes. Com a ajuda do irmãos mais novo (que também protagonizou o filme), o roteiro co-escrito pelos dois conseguiu dar uma densidade aos problemas de quem ainda não chegou à idade adulta que raramente é vista em filmes com esse foco. A presença de Silvio nos créditos certamente foi fundamental para que o assunto fosse levado a sério. Há belas cenas, todas inseridas num contexto político transformado em revolta escolar. Há Anna Galiena, ainda linda como a mãe que ainda não percebeu que os filhos cresceram. Mas Muccino também filma com certa inocência, com a mesma inocência de quem ainda não olhou para o lado certo.

Para Sempre na Minha Vida
Come Te Nessuno Mai, Itália, 1999.
Direção:: Gabriele Muccino.
Roteiro: Gabriele Muccino, Silvio Muccino e Adele Tulli.
Elenco: Silvio Muccino, Giuseppe Sanfelice, Giulia Steigerwalt, Giulia Carmignani, Luca De Filippo, Anna Galiena, Enrico Silvestrin, Giulia Ciccone, Simone Pagani, Caterina Silva, Sara Pelagalli, Saverio Micheli, Cristiano Iuliano, Nicola Campiotti, Alessandro Palombo, Adele Tulli, Valeria D’Obici, Mauro Marino.
Fotografia: Arnaldo Catinari. Montagem: Claudio Di Mauro. Direção de Arte: Eugenia F. Di Napoli. Música: Paolo Buonvino. Figurino: Roberta Bocca, Donato Citro e Gianna Iacobelli. Produção: Domenico Procacci. Site Oficial: Para Sempre na Minha Vida. Duração: 88 min.

nas picapes: Free, Cat Power.

Comentários

comentários

2 comentários sobre “”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *