Baforadas de existencialismo
Um filme em episódios é sempre um risco. Os quadros que compõem o painel existencial pintado por Jim Jarmusch em Sobre Café e Cigarros sofrem pelo desequilíbrio. Os primeiros são muito fracos, quase que sem nada a dizer. Exercícios retóricos imbuídos de um espírito intelectualóide pretensioso, refém dos clichês dos filmes indie. O amigo de Jarmusch, Roberto Benigni, deve ter guardado para si o que quis dizer no episódio de abertura. E nem a presença de Steve Buscemi conseguiu salvar do zero a zero o duelo entre os irmãos de Spike Lee. Há também a sensação de desperdício de Tom Waits e Iggy Pop no meio de um “nada a declarar”.
Mas as coisas mudam e a segunda metade do filme revela discussões bem mais interessantes, mesmo quando os assuntos não existem propriamente. O melhor episódio é o que promove o encontro entre o famoso Alfred Molina e o desconhecido Steve Coogan, ambos com timing perfeito. A troca das popularidades dos dois atores permitiu uma deliciosa brincadeira. O nonsense do quadro com os White Stripes também garante um momento interessante. Cate Blanchett, sempre boa atriz, se divide em duas, mas o texto cansa em determinado momento. Mas é quando os rappers RZA e GZA descobrem a verdadeira identidade de seu garçom que o filme fica mais inteligente, sem perder sutileza e coerência.
SOBRE CAFÉ E CIGARROS
Coffee and Cigarettes, EUA, 2003.
Direção e Roteiro: Jim Jarmusch.
Elenco: Cate Blanchett, Alfred Molina, Steve Coogan, Steve Buscemi, Joie Lee, Cinqué Lee, Steven Wright, Roberto Benigni, Bill Murray, RZA, GZA, Vinny Vella, Vinny Vella Jr., Joseph Rigano, Tom Waits, Iggy Pop, Renee French, E. J. Rodriguez, Alex Descas, Isaach De Bankolé, Jack White, Meg White, William Rice, Taylor Mead.
Fotografia: Tom DiCillo, Frederick Elmes, Ellen Kuras e Robby Müller. Direção de Arte: Mark Friedberg, Tom Jarmusch e Dan Bishop. Montagem: Jay Rabinowitz, Melanie London, Jim Jarmusch e Terry Katz. Canções: Richard Berry e Tom Waits. Produção: Rudd Simmons, Jim Stark, Jason Kliot, Birgit Saudt, Joana Vicente. Site Oficial: www.coffeeandcigarettesmovie.com.
rodapé: E morreu o George Pan Cosmatos. Deve ter alguém triste por aí já que virou moda celebrar cineastas medíocres como grandes criadores. Dizer que o desconhecido é melhor, mesmo que não seja verdade, chama muito, mas muito mais atenção.
nas picapes: Ruby Tuesday, The Rolling Stones.