A Disney comprou a Pixar e sabe o que é que aconteceu? Carros, mesmo concebido antes deste processo, é o filme mais bobo que a empresa que mudou o cinema de animação já cometeu. Um longa que reprisa fórmulas condenadas com uma historinha de rendenção a partir do contato com “gente” de verdade que lembra os últimos – e lamentáveis – trabalhos da Disney com o desenho tradicional. Tecnicamente, é mais uma vez uma criação impressionante, perfeito, mas a computação gráfica não vai promover esse choque estético a cada nova produção da Pixar?
O filme começa com belas promessas: a cena de abertura, em especial, com fades e flashes da corrida, e o protagonista em off, é exemplar e ousada para uma animação de grande alcance. Toda a seqüência da prova é muito boa, com o roteiro em flerte constante com uma vontade bem grande de ser contemporâneo, cheio de brincadeiras espertíssimas, sobretudo com a cobertura da mídia. Mas a inteligência fica pelo caminho quando começa o segundo ato do filme, um encontro com a essência americana, no meio do deserto, onde mais?
As piadinhas vão sendo diluídas e reprisadas sucessivamente e o tom é o do sentimentalismo da lição de moral até Relâmpago McQueen retornar às pistas. Nem a solução dada à dupla de turistas – de longe, a apresentação dos dois é o melhor momento do longa em sua etapa “criatividade em férias” – nem a metalinguagem da seqüência do Drive-In conseguem equilibrar o resultado porque são momentos isolados dentro de um conjunto apenas razoável. Com John Lasseter às vésperas de virar executivo e deixar a direção, este pode ser um réquiem meia-boca. Ah, muito exigente para uma animação para crianças? Ah, será que ninguém percebeu o quanto as crianças mudaram?
[carros ]
direção: John Lasseter.
direção: Joe Ranft.
roteiro: Dan Fogelman, John Lasseter, Joe Ranft, Kiel Murray, Phil Lorin, e Jorgen Klubien, a partir de história de Lasseter, Ranft e Klubien.
elenco: Owen Wilson, Paul Newman, Bonnie Hunt, Larry The Cable Guy, Cheech Marin, Tony Shalhoub, Guido Quaroni, Jenifer Lewis, Paul Dooley, Michael Wallis, George Carlin, Katherine Helmond, John Ratzenberger, Joe Ranft, Michael Keaton, Richard Petty, Lynda Petty, Andrew Stanton, Michael Schumacher, Jay Leno, Mario Andretti.
montagem: Ken Schretzmann. música: Randy Newman. desenho de produção: William Cone e Bob Pauley. produção: Darla K. Anderson. site oficial: carros. duração: 114 min. cars, estados unidos, 2006.
nas picapes: [Itsumo Nando Demo, Youmi Kimura]
Está todo mundo falando que é meia-boca… Nunca vi um filme da Pixar no cinema, parece que não será desta vez… Gosto bastante de “Os Incríveis”, não é o pior da companhia.
Eu gosto de “Os Incríveis”, um filme bem pouco preocupado em dar lições.
“A Mulher de Todos”, eu vi no Canal Brasil.
Saudades tb, meu amigo. Tô louco pra dar uma passada aí, mas não vai rolar nem tão cedo…
“A Mulher de Todos”, eu vi no Canal Brasil.
Saudades tb, meu amigo. Tô louco pra dar uma passada aí, mas não vai rolar nem tão cedo…
Saudades de vc!
Inferior a “Os Incríveis”? Esse fim de semana comi demais e atrasei pra sessão de ‘A Mulher de Todos’ no cinema daqui, acabei voltando pra casa mais cedo e perdi. Você viu em DVD?