CELESTE E ESTRELA

Filme falando de filme. Dá certo? Nem sempre. Betse de Paula queria porque queria falar sobre cinema no seu segundo longa-metragem. Convidou o curta-metragista José Roberto Torero (do ótimo Morte) para escrever o roteiro junto com ela e uma moça chamada Júlia Abreu. Inventou uma comédia romântica clássica. O cara tímido ama a mocinha inteligente e senhora de si e faz de tudo para conquistá-la. E colocou seus protagonistas no mundo do cinema. No cinema brasileiro, nunca deu tão certo falar de cinema brasileiro. E olhe que nós estamos num país onde o maior pecado de sua cinematografia é a falta de bons roteiros.

Os roteiristas embarcam por uma lição de como amarrar uma história, onde constroem toda a trajetória de quem quer fazer cinema no Brasil. Celeste e Estrela é didático sem soar didático. Mostra os personagens nos bastidores sem parecer que entrou nos bastidores somente para mostrar os personagens. É leve e simpático mesmo quando quer mostrar barbaridades. Dira Paes e, sobretudo, Fábio Nassar, estão engraçados e seguram a peteca mesmo quando surgem alguns lugares comuns. Os diálogos de Torero são inteligentes e a metalinguagem é palavra de lei (às vezes, usada em excesso, é bem verdade…), mas num conjunto em muitos momentos delicioso de assistir. Lição pra muito cineasta que não sabe ser irônico e simpático ao mesmo tempo.

Celeste e Estrela
Celeste e Estrela, Brasil, 2003
Direção: Betse de Paula.
Elenco: Dira Paes, Fábio Nassar, Ana Paula Arósio, Mark Hopkins, Hugo Rodas, Henrique Rovira, Carmen Moretzsonh, Nívea Hellen, Tadeu di Filipe, Ricardo Machado, Alexandre Picarelli, Iara Pietricovsky.
Roteiro: Betse de Paula, Julia de Abreu e José Roberto Torero. Produção: Aurélio Vianna. Fotografia: Lito Mendes da Rocha. Direção de Arte: Sônia Paiva e Elisa Castro. Edição: Marta Luz. Música: André Moraes. Figurinos: Lê Brasil.

P.S.: Celeste e Estrela integrou a mostra de cinema Panorama Brasil, em Salvador. Não sei quando ele entra em cartaz em circuito normal.

Comentários

comentários

Um pensamento sobre “Celeste e Estrela”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *