Panorama do Cinema Mundial
– London River (London River / London River), de Rachid Bouchareb (França)
– Corações em Conflito (Mammut / Mammoth), de Lukas Moodysson (Suécia)
– Ricky (Ricky / Ricky), de François Ozon (França)
– Doce perfume (Tatarak / Sweet Rush), de Andrzej Wajda (Polônia)
– It Might Get Loud (It Might Get Loud / It Might Get Loud), de Davis Guggenheim (Estados Unidos)
– Singularidades de uma rapariga loura (Singularidades de uma rapariga loura / Eccentricities of a blond hair girl), de Manoel de Oliveira (Portugal)
– Barba Azul (Barbe Bleue / Bluebeard), de Catherine Breillat (França)
– A Doutrina de Choque (The Shock Doctrine / The Shock Doctrine), de Michael Winterbottom, Mat Whitecross (Reino Unido)
– The White Ribbon (Das weiße Band / The White Ribbon), de Michael Haneke (Alemanha)
– A casa Nucingen (La Maison Nucingen / Nucingen House), de Raoul Ruiz (França)
– 35 Doses de Rum (35 Rhums / 35 Shots of Rum), de Claire Denis (França)
– O maravilhoso mundo da lavanderia (Die Wundersame Welt der Waschkraft / The Wondrous World of Laundry), de Hans-Christian Schmid (Alemanha)
– Mother (Madeo / Mother), de Bong Joon-ho (Coréia do Sul)
– Amália (Amália / Amália), de Carlos Coelho da Silva (Portugal)
– As praias de Agnes (Les Plages d’Agnès / The Beaches of Agnès), de Agnès Varda (França)
– Maradona (Maradona by Kusturica / Maradona by Kusturica), de Emir Kusturica (Espanha)
– Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds / Inglourious Basterds), de Quentin Tarantino (Estados Unidos)
– Abraços partidos (Los Abrazos Rotos / Broken Embraces), de Pedro Almodóvar (Espanha)
– Distante Nós Vamos (Away We Go / Away We Go), de Sam Mendes (Estados Unidos)
– Coco antes de Chanel (Coco avant Chanel / Coco Before Chanel), de Anne Fontaine (França)
– (500) Dias com ela ((500) Days of Summer / (500) Days of Summer), de Marc Webb (Estados Unidos)
– Fais-moi Plaisir (Fais-moi Plaisir! / Please, please me!), de Emmanuel Mouret (França)
– Les Herbes Folles (Les Herbes Folles / Wild Grass), de Alain Resnais (França)
– Aconteceu em Woodstock (Taking Woodstock / Taking Woodstock), de Ang Lee (Estados Unidos)
– Brilho de Uma Paixão (Bright Star / Bright Star), de Jane Campion (Reino Unido)
– A batalha dos 3 reinos (Chi Bi / The Battle of Red Cliff), de John Woo (China)
– O Desinformante! (The informant! / The informant!), de Steven Soderbergh (Estados Unidos)
– Nova York, Eu Te Amo (New York, I Love You / New York, I Love You), de Mira Nair, Fatih Akin, Yvan Attal, Allen Hughes, Shekhar Kapur, Shunji Iwai, Joshua Marston, Natalie Portman, Brett Ratner, Wen Jiang, Randall Balsmeyer (França)
– Viagem aos Pireneus (Le Voyage aux Pyrénées / Le Voyage aux Pyrénées), de Jean-Marie, Arnaud Larrieu (França)
– Julie & Julia (Julie & Julia / Julie & Julia), de Nora Ephron (Estados Unidos)
– Parada (Parada / Parada), de Marco Pontecorvo (Itália)
– Che 2 – A Guerrilha (Che: Part Two / Che: Part Two), de Steven Soderbergh (Espanha)
– Mais tarde, você vai entender… (Plus tard, tu comprendras… / One Day, You Will Understand ), de Amos Gitaï (França)
Expectativa 2009
– Só quero caminhar (Sólo Quiero Caminar / Just Walking), de Augustín Díaz Yanes (México)
– DongBei, DongBei – uma chinesa do norte (Dongbei, Dongbei / A North Chinese Girl), de Zou Peng (China)
– Tandoori Love – um romance à indiana (Tandoori Love / Tandoori Love), de Oliver Paulus (Suíça)
– Seraphine (Séraphine / Seraphine), de Martin Provost (França)
– A terceira parte do mundo (La Troisième partie du monde / The Third Part of the World), de Eric Forestier (França)
– Porco cego quer voar (Babi buta yang ingin terbang / Blind pig who wants to fly), de Edwin (Indonésia)
– Aguas turvas (De Usynlige / Troubled Water), de Erik Poppe (Noruega)
– O poder do soul (Soul Power / Soul Power), de Jeffrey Levy-Hinte (Estados Unidos)
– Piquenique (Pescuit Sportiv / Hooked), de Adrian Sitaru (Romênia)
– Yang Yang (Yang Yang / Yang Yang), de Cheng Yu-Chieh (China)
– A Pequenina (La Pivellina / La Pivellina), de Tizza Covi, Rainer Frimmel (Áustria)
– Retorno a Hansala (Retorno a Hansala / Return to Hansala), de Chus Gutierrez (Espanha)
– Nada pessoal (Rien de Personnel / Nothing Personal), de Mathias Gokalp (França)
– Uma vida nova em folha (Une Vie Toute Neuve / A Brand New Life), de Ounie Lecomte (França)
– Eu matei a minha mãe (J’ai tué ma mère / I Killed My Mother), de Xavier Dolan (Canadá)
– Jaffa (Jaffa / Jaffa), de Keren Yedaya (França)
– O dia da transa (Humpday / Humpday), de Lynn Shelton (Estados Unidos)
– Ramata (Ramata / Ramata), de Léandre-Alain Baker (Senegal)
– O pai dos meus filhos (Le père de mes enfants / Father of my children), de Mia Hansen-Love (Alemanha)
– Coco (Coco / Coco), de Gad Elmaleh (França)
– A Siciliana rebelde (La Siciliana Ribelle / The Sicilian Girl), de Marco Amenta (Itália)
– 27 Cenas sobre Jorgen Leth (27 Cenas sobre Jorgen Leth / 27 Scenes About Jorgen Leth), de Amir Labaki (Brasil)
Brasil do Outro
– Rio Breaks (Rio Breaks / Rio Breaks), de Justin Mitchell (Estados Unidos)
– Sergio (Sergio / Sergio), de Greg Barker (Estados Unidos)
– Só quando eu danço (Only When I Dance / Only When I Dance), de Beadie Finzi (Reino Unido)
– O Areal (O Areal / The Sandpit), de Sebastian Sepulveda (Chile)
– Dançando com o diabo (Dancing with the Devil / Dancing with the Devil), de Jon Blair (Reino Unido)
– I Am Happy (I am Happy / I am Happy), de Soraya Umewaka (Japão)
– Parajuru (Une semaine a Parajuru / A Week in Parajuru), de José Huerta (Brasil)
– Os Gracies e o Nascimento do Vale Tudo (The Gracies and the Birth of Vale Tudo ), de Victor Cesar Bota (Brasil)
– Trópico da Saudade, Claude Lévi-Strauss e a Amazônia (Claude Lévi-Strauss, auprès de l’Amazonie / Claude Lévi-Strauss, auprès de l’Amazonie), de Marcelo Fortaleza Flores (França)
Geração
– Quem tem medo do lobo? (Kdopak by se vlka Bál), de Maria Procházková (República Tcheca)
– Eu sei que você sabe (I Know You Know / I Know You Know), de Justin Kerrigan (Reino Unido)
– O lar das borboletas escuras (Tummien Perhosten Koti), de Dome Karukoski (Finlândia)
– Cadê meu irmão? (Mein Bruder ist ein Hund / My brother is a dog), de Peter Timm (Alemanha)
– Somos Todos Diferentes (Taare Zameen Par / Stars on Earth), de Aamir Khan (Índia)
– Valo (Valo / Valo), de Kaija Juurikkala (Finlândia)
– As aventuras de Gui & Estopa (The Adventures of Gui & Estopa), de Mariana Caltabiano (Brasil)
Première Latina
– A próxima estação (La próxima estación / La próxima estación), de Fernando E. Solanas (Argentina)
– O segredo dos seus olhos (El secreto de sus ojos / The Secret in Their Eyes), de Juan José Campanella (Argentina
– Cinco dias sem Nora (Cinco Días sin Nora / Norah’s Will), de Mariana Chenillo (México)
– Deuses (Dioses / Gods), de Josue Mendez (Peru)
– A criada (La Nana / The Maid), de Sebastian Silva (Chile)
– Histórias extraordinárias (Historias extraordinarias / Extraordinary Stories), de Mariano Llinás (Argentina)
– Arranca-me a Vida (Arráncame la vida / Tear This Heart Out), de Roberto Sneider (México)
– Um Namorado para Minha Esposa (Un Novio Para Mi Mujer / A boyfriend for my wife), de Juan Taratuto (Argentina)
– As viagens do vento (Los Viajes del Viento / The Wind Journeys), de Ciro Guerra (Colômbia)
– Navidad (Navidad / Christmas), de Sebastian Lelio (Chile)
– Chuva (Lluvia / Rain), de Paula Hérnandez (Argentina)
– Luisa (Luisa / Luisa), de Gonzalo Calzada (Argentina)
– A beleza da luta (Lo Bello de la Pelea / Beauty of the Fight), de JOHN URBANO (Estados Unidos da América)
– O presente de Pachamama (El Regalo de la Pachamama / Pachamama), de Toshifumi Matsushita (Japão)
– Boogie (Boogie, el aceitoso / Boogie), de Gustavo Cova (Argentina) (animação)
Isabelle Huppert
– A comédia do poder (L’ivresse du pouvoir / Comedy of Power), de Claude Chabrol (França)
– 8 Mulheres (8 femmes / 8 Women), de François Ozon (França)
– Um amor tão fácil (La Dentellière / The Lacemaker), de Claude Goretta (França)
– Mulheres diabólicas (La Cérémonie / A Judgement in Stone), de Claude Chabrol (França)
– A Separação (La Séparation / The Separation), de Christian Vincent (França)
– Entre nós (Coup de foudre / At First Sight), de Diane Kurys (França)
– A Lei de quem tem poder (Coup de torchon / Clean Slate), de Bertrand Tavernier (França)
Imagens da Turquia
– Mommo (Mommo / The Bogeyman), de Atalay Tasdiken (Turquia)
– O mercado (Pazar – Bir ticaret masali / The Market), de Ben Hopkins (Turquia)
– A caixa de Pandora (Pandora‘nýn Kutusu / Pandora’s Box), de Yesim Ustaoglu (Turquia)
– Leite (Süt / Milk), de Semih Kaplano lu
(Turquia)
– Meu raio de sol (Hayat Va / My only Sunshine), de Reha Erdem (Turquia)
– 10 para as 11 (11’ e 10 Kala / 10 to 11), de Pelin Esmer (Turquia)
Mundo Gay
– Ander (Ander / Ander), de Roberto Castón (Espanha)
– O fim do amor (The End of Love / The End of Love), de Simon Chung (Hong Kong)
– An Englishman in New York (An Englishman in New York), de Richard Laxton (Reino Unido)
– Árvores com figos (Fig Trees / Fig Trees), de John Greyson (Canadá)
– Fantasma (Ghosted / Ghosted), de Monika Treut (Alemanha)
– Os Tempos de Harvey Milk (The Times of Harvey Milk / The Times of Harvey Milk), de Rob Epstein (Estados Unidos)
– Sinos silenciosos (Wu Sheng Feng Ling / Soundless Wind Chime), de Kit Hung (Suíça)
– Morrer como um homem (Morrer como um homem / To Die Like a Man), de João Pedro Rodrigues (Portugal)
– Fúria (Outrage / Outrage), de Kirby Dick (Estados Unidos)
– Boy (Boy / Boy), de Auraeus Solito (Filipinas)
– Homens (Homens / Men), de Lucia Caus e Bertrand Lira (Brasil)
– Depois de Tudo (Depois de Tudo / After everything), de Rafael Saar (Brasil)
Midnight Movies
– Human Zoo (Human Zoo / Human Zoo), de Rie Rasmussen (França)
– Os Yes Men consertam o mundo ( The Yes Men Fix the World), de Andy Bichlbaum , Mike Bonanno, Kurt Engfehr (Estados Unidos)
– Sede de Sangue (Bak-Jwi / Thirst), de Park Chan-wook (Coréia do Sul)
– Vogue – a edição de setembro (The September Issue), de R.J. Cutler (Estados Unidos)
– Big River Man (Big River Man / Big River Man), de John Maringouin (Estados Unidos)
– Black Dynamite (Black Dynamite / Black Dynamite), de Scott Sanders (Estados Unidos)
– Uma moda transgressora (Ein Traum In Erdbeerfolie / Comrade Couture), de Marco Wilms (Alemanha)
– O clone volta para casa (Kuron wa kokyo wo mezasu / The Clone Returns Home), de Kanji Nakajima (Japão)
– Tyson (Tyson / Tyson), de James Toback (Estados Unidos)
– Hair India (Hair India / Hair India), de Raffaele Brunetti, Marco Leopardi (Itália)
– A Town Called Panic (Panique au Village / A Town Called Panic), de Stéphane Aubier, Vincent Patar (Bélgica)
– Amargo (Amer / Amer), de Hélène Cattet, Bruno Forzani (Bélgica)
– Em Busca do Paraíso (Heaven wants out / Heaven wants out), de Robert Feinberg (Estados Unidos)
– Além do jogo (Beyond the Game / Beyond the Game), de Jos de Putter (Holanda)
– O rei da fuga (Le roi de l’evasion / The King of Escape), de Alain Guiraudie (França)
– American Boy: o retrato de Steven Prince (American Boy: A Profile of Steven Prince), de Martin Scorsese (Estados Unidos)
– American Prince (American Prince / American Prince), de Tommy Pallotta (Estados Unidos)
– A Gruta (A Gruta / The Grotto), de Filipe Gontijo (Brasil)
– When you’re strange (When you’re strange / When you’re strange), de Tom DiCillo (Estados Unidos)
– Matadores de Vampiras Lésbicas (Lesbian Vampire Killers / Lesbian Vampire Killers), de Phil Claydon (Reino Unido)
– The Chaser (Choo Gyeok Ja / The Chaser), de Hong-jin Na (Coréia do Sul)
Dox
– 211: Anna (211: Anna / 211: Anna), de Giovanna Massimetti, Paolo Serbandini (Itália)
– Teto de vidro (The Glass House / The Glass House), de Hamid Rahmanian (Irã)
– Nollywood Babilônia (Nollywood Babylon / Nollywood Babylon), de Ben Addelman, Samir Mallal (Canadá)
– Os sonhos sobrevivem ao poder? (Le Pouvoir détruit-il le rêve? / Behind the Rainbow), de Jihan El-Tahri (Egito)
– Amor, sexo e mobilete (Amour, sexe et mobylette / Love, sex and mopeds), de Maria Silvia Bazzoli, Christian Lelong (França)
– A China continua distante (China is still Far / China is still Far), de Malek Bensmail (França)
– Rip: um manifesto remixado (Rip: A remix manifesto / Rip: A remix manifesto), de Brett Gaylor (Canadá)
– American Casino (American Casino / American Casino), de Leslie Cockburn (Estados Unidos da América)
– Teatro de guerra (Theater of War / Theater of War), de John Walter (Estados Unidos)
– O cerco neoliberal (L’Encerclement – La démocratie dans les rets du néolibéralisme / Encirclement – Neo-Liberalism Ensnares Democracy), de Richard Brouillette (Canadá)
Fronteiras
– Por um instante, a liberdade (Pour un instant, la liberte / For the moment, freedom), de Arash T. Riahi (França)
– Rachel (Rachel / Rachel), de Simone Bitton (França)
– A madrugada do mundo (L’aube du monde / Dawn of the World), de Abbas Fahdel (França)
– Teza (Teza / Teza), de Haile Gerima (Etiópia)
– A Batalha para o Tribunal (The Reckoning / The Reckoning ), de Pamela Yates (Estados Unidos)
– Fixer: o sequestro de Ajmal Naqshbandi (Fixer: The Taking of Ajmal Naqshbandi / Fixer: The Taking of Ajmal Naqshbandi), de Ian Olds (Estados Unidos)
– Lentes abertas: Iraque (Our emotions take the pictures: Open Shutters Iraq / Our emotions take the pictures: Open Shutters Iraq), de Maysoon Pachachi (Reino Unido)
– O menino e o cavalo (The Horse Boy / The Horse Boy), de Michel Orion Scott (Estados Unidos)
– Sussurros ao vento (Sirta la gal ba / Whisper with the Wind), de Shahram Alidi (Iraque)
– O Fogo sob a neve (Fire Under the Snow / Fire Under the Snow), de Makoto Sasa (Estados Unidos)
– Estado de emergência (Living in Emergency / Living in Emergency), de Mark N. Hopkins (Estados Unidos)
– Playground (Playground / Playground), de Libby Spears (Estados Unidos)
Meio-Ambiente
– Pelo amor à água (Flow: For Love of Water / Flow: For Love of Water), de Irena Salina (Estados Unidos)
– Nossos filhos nos acusarão (Nos enfants nous accuseront / That should not be: our children will accuse us), de Jean Paul Jaud (França)
– Petróleo bruto (Crude / Crude), de Joe Berlinger (Estados Unidos)
– Vamos ganhar dinheiro (Let’s Make Money / Let’s Make Money), de Erwin Wagenhofer (Áustria)
– No Impact Man (No Impact Man / No Impact Man), de Laura Gabbert, Justin Schein (Estados Unidos)
– Plastic Planet (Plastic Planet / Plastic Planet), de Werner Boote (Áustria)
– Katanga Business (Katanga Business / Katanga Business), de Thierry Michel (França)
– Roleta da fortuna (Good Fortune / Good Fortune), de Landon Van Soest (Estados Unidos)
Chico… fiquei curioso pra saber suas impressões sobre a lista e sobre os filmes que você quer ver.
Abraço.