O anúncio dos vencedores do Globo de Ouro nesta noite não deve por fim à disputa acirrada pelo favoritismo no Oscar. Os membros da academia já mandaram suas cédulas de votação na terça-feira. Os indicados já estão definidos, só ainda não foram anunciados. E o universo de votantes é bem diferente. No Oscar e nos sindicatos, vota a indústria. No Globo de Ouro e nos outros prêmios de críticos, vota a imprensa. Um influencia o outro, mas ninguém determina o que um grupo vai eleger. E, seguindo a tendência de várias associações de críticos, é bem possível que haja uma pulverização de prêmios nos eleitos na imprensa estrangeira em Hollywood. 12 Anos de Escravidão, Gravidade e Trapaça, os três frontrunners desde que a corrida começou efetivamente serão homenageados de uma maneira ou de outra. As estrelinhas são minha cotação pessoal para cada indicado.
filme dramático
12 Anos de Escravidão , Steve McQueen
Capitão Phillips , Paul Greengrass
Gravidade , Alfonso Cuarón
Philomena, Stephen Frears
Rush , Ron Howard
Quem vence: 12 Anos de Escravidão, Steve McQueen
Sem precisar se decidir já que Trapaça concorre em outra categoria, e utilizando a lógica do espelho, o Globo de Ouro deve seguir o fluxo das premiações e eleger o drama da escravatura de Steve McQueen, o filme mais “importante” do ano, na opinião de muita gente. Seu único rival real é Gravidade, que pode se beneficiar da tendência “glamour” que o Globo de Ouro exala ano sim, ano não. É uma possibilidade menor, mas existe. Capitão Phillips e Philomena correm por fora – e Rush está umas cinco voltas atrás.
filme comédia ou musical
Ela, Spike Jonze
Inside Llewyn Davis ½, Joel & Ethan Coen
O Lobo de Wall Street , Martin Scorsese
Nebraska ½, Alexander Payne
Trapaça, David O. Russell
Quem vence: Trapaça, David O. Russell
Esta divisão do Globo de Ouro entre dramas e comédia nunca teve muito sentido, além do que levar mais gente famosa para sua premiação. Este ano, o negócio está grotesco: Nebraska, Ela Inside Llewyn Davis, e O Lobo de Wall Street têm pouco – ou nada – de comédia mas foram indicados aqui. Os dois primeiros estão numa espécie de Série B dos indicados ao Oscar. Dificilmente vão ganhar aqui, mas podem ser beneficiados de um efeito surpresa. Os outros dois, estão numa série C – devem entrar, mas podem nem chegar à lista do Oscar, o que dizer daqui? Com isso, Trapaça, único filme da Séria A, não tem concorrentes.
direção
Alexander Payne, Nebraska ½
Alfonso Cuarón, Gravidade
David O. Russell, Trapaça
Paul Greengrass, Capitão Phillips
Steve McQueen, 12 Anos de Escravidão
Quem vence: Alfonso Cuarón, Gravidade
A combinação 12 Anos de Escravidão em filme e Gravidade em direção foi adotada por muitas associações de críticos. E faz todo o sentido aqui. Gravidade fez muito sucesso de crítica, tem dois dos atores mais queridos da indústria, foi um campeão de bilheteria e utiliza a tecnologia de uma maneira completamente nova para um blockbuster. Essa combinação parece imbatível. Como o McQueen assinou o frontrunner do ano, é quem segue no rastro aqui. David O. Russell tambem tem possibilidades, mas menores. Paul Greengrass e Alexander Payne só completam a lista.
ator dramático
Chiwetel Ejiofor, 12 Anos de Escravidão
Idris Elba, Mandela
Matthew McConaughey, Clube de Compras Dallas
Robert Redford, Até o Fim ½
Tom Hanks, Capitão Phillips
Quem vence: Matthew McConaughey, Clube de Compras Dallas
Essa promete ser uma disputa boa. Matthew McConaughey e Chiwetel Ejiofor, por 12 Anos de Escravidão, são os únicos que têm chances reais de vitória, revezando o favoriritismo na corrida ao Oscar, alternando vitórias nos principais prêmios. Como o Globo de Ouro tem uma queda por estrelas, nada mais justo do que uma vitória de McConaughey, um ator redescoberto, mas Ejiofor segue perto e tem a visibilidade do filme “do ano”. Robert Redford seria uma terceira opção, mas seu papel, bom, não é tão tocante assim. Tom Hanks é sempre uma possibilidade, mas parece eclipsado. Idris Elba é figurante nesta disputa.
atriz dramática
Cate Blanchett, Blue Jasmine
Emma Thompson, Walt nos Bastidores de Mary Poppins
Judi Dench, Philomena
Kate Winslet, Refém da Paixão
Sandra Bullock, Gravidade ½
Quem vence: Cate Blanchett, Blue Jasmine
O favoritismo é de Cate Blanchett, numa combinação irresistível com Woody Allen. Só perde se houver uma debandada de votos para a popularíssima Sandra Bullock e seu Gravidade. Pode acontecer, mas é difícil. Judi Dench seria uma rival forte se Philomena tivesse feito mais barulho. Emma Thompson, correta em Walt nos Bastidores de Mary Poppins, não tem chances, e Kate Winslet, em Labour Day, que não emplacou em nada, não deve nem ser considerada.
ator comédia ou musical
Christian Bale, Trapaça
Bruce Dern, Nebraska ½
Joaquin Phoenix, Ela
Leonardo DiCaprio, O Lobo de Wall Street ½
Oscar Isaac, Inside Llewyn Davis ½
Quem vence: Leonardo Di Caprio, O Lobo de Wall Street
Bruce Dern, que parece ter vaga garantida no Oscar, deveria ser o frontrunner, mas como aqui o universo não apenas diminui, mas muda, o pensamento também pode mudar. Isso faz com que Leo Di Caprio, que o Globo de Ouro tanto ama, mesmo em filmes polêmicos como esse, e Christian Bale, outro astro senior e num dos filmes favoritos, possam crescer e diminuir as chances do veterano. Joaquin Phoenix é uma azarão, mas deve ter o azar de não ganhar. Oscar Isaac não tem muitas chances.
atriz comédia ou musical
Amy Adams, Trapaça
Greta Gerwig, Frances Ha
Julia Louis-Dreyfus, À Procura do Amor
Julie Deply, Antes da Meia-Noite
Meryl Streep, Álbum de Família ½
Quem vence: Meryl Streep, Álbum de Família
Meryl Streep é a única das concorrentes que está no Top 5 das atrizes com chances de entrar na lista do Oscar, então, é a favorita. Sua única rival é Amy Adams, por Trapaça, a sexta candidata nesta lista. Pode acontecer, até porque Amy já recebeu várias indicações e numa ganhou o Globo de Ouro, mas Meryl tem seus fãs fixos e seu papel é o mais marcante num filme essencialmente de elenco. Greta Gerwig (infelizmente porque está maravilhosa em sua performance), Julie Delpy e Julia-Louise Dreyfus são figurantes nesta briga.
ator coadjuvante
Barkhad Abdi, Capitão Phillips ½
Bradley Cooper, Trapaça
Daniel Brühl, Rush
Michael Fassbender, 12 Anos de Escravidão ½
Jared Leto, Clube de Compras Dallas
Quem vence: Jared Leto, Clube de Compras Dallas
Jared Leto o ator que mais ganhou prêmios neste ano. Chega como favorito, ainda mais se o Globo de Ouro preferir o Ejiofor ao McConaughey em ator. Os votantes mais tradicionais podem preferir o Michael Fassbender, que perdeu há dois anos com Shame e o rival natural nesta temporada, que cresce com a força de 12 Anos de Escravidão. Daniel Brühl e Barkhad Abdi são da segunda divisão e Bradley Cooper da terceira.
atriz coadjuvante
Jennifer Lawrence, Trapaça
Julia Roberts, Álbum de Família ½
June Squibb, Nebraska
Lupita Nyong’o, 12 Anos de Escravidão
Sally Hawkins, Blue Jasmine
Quem vence: Lupita Nyong’o, 12 Anos de Escravidão
Esta é a categoria em que mais surpresas podem acontecer. Lupita Nyong’o tem um leve favoritismo porque ganhou uma porrada de prêmios dos críticos e está no “filme do ano”, mas o Globo de Ouro gosta de estrelas subindo ao palco e os votantes podem achar que Nyong’o ainda precisa construir uma carreira. Surgem duas possibilidades: eleger Julia Roberts em Álbum de Família, estrela, atriz madura, muito bem no papel, ou abraçar mais uma vez a rainha do momento, Jennifer Lawrence, que ganhou no ano passado, pode se beneficiar de uma possível grande leva de prêmio de Trapaça e foi a dona das bilheterias em 2013. June Squibb e Sally Hawkins não devem ter muita sorte.
roteiro
12 Anos de Escravidão , John Ridley
Ela, Spike Jonze
Nebraska ½, Bob Nelson
Philomena, Jeff Pope & Steven Coogan
Trapaça, David O. Russell & Eric Warren Singer
Quem vence: 12 Anos de Escravidão
12 Anos de Escravidão e Trapaça estão na mesma situação: ambos têm chances, ganharam prêmios anteriores, são os filmes mais reconhecidos do ano que estão concorrendo na categoria. O longa de Steve McQueen sai na frente porque este prêmio reforça o de melhor filme dramático, que o longa deve receber. Trapaça ganhou bons prêmios de roteiro, então, por si só, já recebe atenção, e um reconhecimento nesta categoria pode surgir de uma onda pró-O’Russell, que, caso aconteça, pode dar muitos prêmios para o filme. Philomena é o azarão. Ela e Nebraska não têm chances.
trilha sonora
12 Anos de Escravidão ½, Hans Zimmer
Até o Fim , Alexander Ebert
Gravidade ½, Steven Price
Mandela, Alex Heffes
A Menina Que Roubava Livros, John Williams
Quem vence: Gravidade
Esta categoria sempre é meio maluca no Globo de Ouro. Até o Fim e Mandela provavelmente não terão chance de chegar ao Oscar, mas, além de aparecem entre os indicados aqui, podem surpreender. Mas é difícil. Gravidade e 12 Anos de Escravidão são os líderes da disputa, com A Menina que Roubava Livros, do onipresente John Williams, tentando se aproveitar de uma brecha. Acho que Gravidade está bem à frente porque é essencial para um filme que, em boa parte do tempo, é a epopeia de uma mulher só.
canção
“Atlas”, Jogos Vorazes: Em Chamas
“Let It Go”, Frozen
“Ordinary Love”, Mandela ½
“Please Mr. Kennedy”, Inside Llewyn Davis ½
“Sweeter Then Fiction”, One Chance
Quem vence: “Let it Go”, Frozen
Pode dar U2, pode dar Coldplay, mas acho que vai dar a música que está ganhando todos os prêmios por aí: “Let it Go”, que nem é a melhor de Frozen, mas que vai direto num modelo de canção que o Oscar e o Globo de Ouro premiou por anos. O próprio filme tem um pouco dessa volta a uma estrutura simples, com muitos números musicais. “Please Mr. Kennedy” pode ter uns votos, mas deve ter desanimado muita gente porque não pode concorrer ao Oscar. E essa música de “One Chance” só preenche a quinta vaga.
animação
Os Croods , Kirk De Micco & Chris Sanders
Frozen – Uma Aventura Congelante ½, Chris Buck & Jennifer Lee
Meu Malvado Favorito 2 , Pierre Coffin & Chris Renaud
Quem vence: Frozen, Chris Buck & Jennifer Lee
Sem a possibilidade de dividir votos com o filme do Hayao Miazaki, que não é elegível aqui, Frozen deve dominar. A não ser haja uma virada pró-Meu Malvado Favorito 2, que fez rios de dinheiro. Os Croods é simpático, mas não deve passar da indicação.
filmes estrangeiro
Azul É a Cor Mais Quente ½, Abdellatif Kechiche
A Caça ½, Thomas Vintenberg
A Grande Beleza ½, Paolo Sorrentino
O Passado, Ashgar Farhadi
Vidas ao Vento ½, Hayao Miyazaki
Quem vence: A Grande Beleza, Paolo Sorrentino
Azul é a Cor Mais Quente pode surpreender, mas terá que concencer a ala mais conservadora do grupo, enquanto que A Grande Beleza tem trânsito em todos os setores, embora alguns poucos odeiem o filme. A Caça pode ser uma terceira via, mas o Globo de Ouro geralmente se concentra nos favoritos como possibilidade de vitória. O Passado e Vidas ao Vento são café com leite.
Atlas deveria ter ganhado ……. a música do U2 só ganhou pq era do Nelson Mandela , injustiça !