O Exorcista: o Início ½ [Renny Harlin, 2004]
Péssimo. Há algo de interessante na premissa (padre desiste da fé e tem que confrontá-la de novo), mas o tratamento é tão primário que nada sobra. O filme se resume a um festival de escatologia e de recursos fáceis, que não assustam ninguém. Não vi nada que justifique o nome de Vittorio Storaro, o mestre, na fotografia. A trilha é vergonhosa. Vergonha maior é saber que refilmaram 90% das cenas depois da demissão do Paul Schrader e que a versão dele vai ser relançada (ou já foi?). Que mico!
As Brumas de Avalon [Uli Edel, 2001]
O que esperar do diretor de Corpo em Evidência, aquela miséria com a Madonna? Um trabalho ruim mesmo que o tema seja Camelot e seus personagens. Filmado para TV em formato de série (deve ter sido uma tortura acompanhá-la até o final) naquele formato grandes eventos mitológicos. Deturpa o que pode dos livros de onde tira o título. A maioria dos atores é ruim (Joan Allen, mesmo com quilos de frases-clichê, é a melhor em cena) e os cenários parecem às vezes que vão cair. Qual o melhor filme sobre Arthur e a Távola Redonda e Avalon e Morgana? Quem se arrisca?