O Apanhador de Sonhos
Os livros de Stephen King já serviu de base para muito material cinematográfico de qualidade. Brian De Palma dirigiu Carrie, a Estranha (76) logo no início de sua carreira. O genial Stanley Kubrick foi o responsável por levar o sombrio O Iluminado (80) para as telas. E Rob Reiner viu em Conta Comigo (86), um dos momentos mais altos de sua carreira. Mas nem sempre as fórmulas funcionam. A premissa desse O Apanhador de Sonhos (03) é boa, mas seu resultado não passa de um fiasco.
Os alienígenas são malvados e estão entre nós. Mas o plano para dominar a raça humana sempre é ameaçado por militares – aha! – norte-americanos. A história se confunde com a de cinco amigos de infância que guardam segredos mágicos. O grupo tem uma relação quase que simbiótica, inabalável como no filme de Rob Reiner. Mas a empolgação escorre ralo abaixo quando o filme recorre à gosma para fazer sua narrativa. As idéias se repetem e viram clichês. Piadinhas começam a percorrer o roteiro, desintegrando o clima inicial do filme.
O destaque é ver o ex-New Kids on the Block Donnie Wahlberg no importante papel de Duddits. O desempenho do rapaz não decepciona, mas fica aquém da versão criança de seu personagem, criada pelo pequeno Andrew Robb, perfeito. A reviravolta militarista de O Apanhador de Sonhos faz o longa parecer um produto de ação que não passa do tosco. Curioso ver os nomes do diretor Lawrence Kasdan (O Reencontro) e do roteirista William Goldman (Butch Cassidy e Todos os Homens do Presidente) neste projeto onde uma idéia boa é esmagada no chão como um verme do espaço.
O Apanhador de Sonhos
The Dreamcatcher, EUA, 03
Direção: Lawrence Kasdan.
Roteiro: William Goldman, com base no livro de Stephen King.
Elenco: Thomas Jane, Morgan Freeman, Tom Sizemore, Donnie Wahlberg, Jason Lee, Damian Lewis, Timothy Olyphant, Mike Holekamp, Reece Thompson, Giacomo Baessato, Joel Palmer, Andrew Robb.