[na TV]
[o caso dos irmãos naves ]
direção: Luís Sérgio Person.
O Caso dos Irmãos Naves, 1967. A cena em que uma genial Lélia Abramo sai da cadeia é filmada magnificamente: sua fuga desesperada nas ruas, a chegada à casa onde busca abrigo, com a menininha pulando corda, o pedido de socorro para a dona da casa, acompanhada numa montagem exemplar pelo marido advogado e pela filha por quem acabou de passar. E essa é apenas um exemplo do genial trabalho de câmera de Oswaldo de Oliveira para o filme de Person. Gostariam os cineastas de hoje terem tamanho talento para filmar a violência, nos espancamentos de Raul Cortez e Juca de Oliveira, ambos impressionantes. A própria estrutura do filme é uma maravilha. Raramente vi uma narração em off tão integrada e a serviço da imagem. Um filme impecável, uma declaração de amor à justiça, no sentido mais puro e ingênuo que essa frase possa ter.
Com Anselmo Duarte, Raul Cortez, Juca de Oliveira, Sérgio Hingst, John Herbert, Lélia Abramo, Cacilda Lanuza, Julia Miranda, Hiltrud Holz.
Obra-prima, embora eu goste ainda mais de “São Paulo S/A” (contrariando o próprio Person). Também gostei muito do John Herbert e do Anselmo Duarte.