[do acervo]
[o destino do poseidon ]
direção: Ronald Neame.
The Poseidon Adventure, 1972. Apesar da releitura feita por Wolfgang Petersen ser um filme bastante correto, a primeira viagem no Poseidon é uma experiência muito mais pessoal. Basicamente, Ronald Neame era um diretor muito caro às personagens e suas histórias enquanto Petersen é um diretor mais técnico, com domínio muito maior de cenas de ação. Isso é flagrante porque, mesmo mais bem feitas, todas são reprises fora de ordem do material original, assim como muitos perfis foram reaproveitados em personagens diferentes.
Há trinta e quatro anos, apesar dos cenários perfeitos, a tensão estava um degrau abaixo da preocupação com as tramas de cada um. Nenhum dos protagonistas da nova versão tem o charme de qualquer um dos heróis do longa original, com destaque para uma Shelley Winters atlética, que ganha uma impressionante seqüência submersa, Stella Stevens, no delicioso papel da ex-prostituta, e Red Buttons, antecipando o metrossexual. Mesmo o embate de machos entre Gene Hackman (cujos diálogos, mesmo os mais bobos, são todos gritados) e Ernest Bornigne, com todas suas limitações de interpretação, dá de dez a zero no duelo de Kurt Russell e Josh Lucas. Ah, e ainda tem aquela baladinha setenta kitsch saborosa, “The Morning After”.
Com Gene Hackman, Ernest Bornigne, Shelley Winters, Jack Albertson, Red Buttons, Carol Lynley, Roddy McDowall, Pamela Sue Martin, Arthur O’Connell, Eric Shea e Leslie Nielsen.
O DVD que eu tenho tem um monte de extras, inclusive com cenas de bastidores de gravação.
Rapaz, se morássemos próximos, pediria o filme emprestado, estou doido para revê-lo, este filme marcou minha infância, como comentei no meu blog.
Rapaz, se morássemos próximos, pediria o filme emprestado, estou doido para revê-lo, este filme marcou minha infância, como comentei no meu blog.
Ah, veja, é muito divertido. Eu adoro filmes-catástrofe.
Ainda não vi. Este elenco é sensacional.