[em cartaz]
[o que você faria? ]
direção: marcelo piñeyro.
El Método, 2005. Eu até entendo que O Método não seja um título tão atraente, mas a imaginação sem limites dos tradutores brasileiros deveria estar a todo vapor na hora de batizar o filme de O Que Você Faria?. Numa época em que há reality shows para praticamente todas as profissões, inclusive a de executivo, o novo longa de Marcelo Piñeyro parece antenado, mas o cineasta, que já foi ótimo em Cinzas no Paraíso (1997) e bom em Plata Quemada (2000), recorre a uma fórmula um tanto gasta em seu trabalho mais recente: a claustrofobia dá o tom do filme, que parece querer criar situações-limite para investigar o interior de suas personagens. Bem, a investigação, se há, é rasa (e padece daquela visão simplista e preconceituosa sobre uma atividade), e o filme se prende a um modelo de “descubra o culpado” e “uns contra outros”, que remete ao jogo Detetive. O melhor em cena é o macho ibérico canalhão. Najwa Nimri está linda.
Com Eduardo Noriega, Najwa Nimri, Eduard Fernández, Ernesto Alterio, Pablo Echarri, Natalia Verbeke, Adriana Ozores, Carmelo Gómez.
Gostei muito do filme e a Najwa está realmente linda!! abraço!
Diego, eu acho que isso implica no filme se tornar um pouco raso tb.
SPOILERS
Chico, os personagens me parecem “rasos” de propósito. O “machão ibérico” já não tem lugar em um mundo globalizado (porque, claro, é “ibérico”, não fala inglês, entre outras coisas), da mesma maneira que a “quarentona velha”, o “indeciso inseguro”, o “ético/politicamente correto” ou a “romântica”. O filme tem um certo tom de farsa que se adequa bem a isso.
To curioso pra ver esse. Vc Colocou ‘em cartaz'(Brasil) nem percebi que não tava aqui.
Rpz, viu que Haneke também estudou psicologia e filosofia?
Esse não estreou em Salvador. Só chegaram cópias no Sudeste.
Vou lá ver “Caché”.
Vejo esse no fim de semana.
Agora sim análise de ‘Caché’ lá no blog.
😉