fotografia
1 A Casa das Adagas Voadoras, Zhao Xiaoding
2 O Aviador, Robert Richardson
3 Eterno Amor, Bruno Delbonnel
4 A Paixão de Cristo, Caleb Deschanel
5 O Fantasma da Ópera, John Mathieson
Eterno Amor ganhou o prêmio do guild e O Aviador é uma possibilidade forte, mas aqui eu resolvi arriscar mesmo: a A Casa das Adagas Voadoras, cuja campanha era forte, ficou de fora de categorias em que era aposta certa, como filme estrangeiro, direção de arte e figurinos. Este voto, merecido, também seria uma homenagem ao belo filme de Zhang Yimou. Apesar de sempre citada, a fotografia de A Paixão de Cristo não deve ir muito longe.
num mundo provável: A Casa das Adagas Voadoras
num mundo possível: O Aviador,
num mundo perfeito: A Casa das Adagas Voadoras
num mundo perdido: O Fantasma da Ópera
montagem
1 O Aviador, Thelma Schoonmaker
2 Menina de Ouro, Joel Cox
3 Colateral, Jim Miller e Paul Rubell
4 Ray, Paul Hirsch
5 Em Busca da Terra do Nunca, Matt Chesse
O prêmio de montagem é o mais injusto do Oscar. Quase sempre os indicados reprisam os melhores filmes (aqui são quatro) e muito filme que não merece menção acaba aparecendo na lista (alguém me explique Em Busca da Terra do Nunca, por favor…). Nesse contexto, premiar a bela montagem de O Aviador, além de fazer justiça, seria conseqüência do tamanho do filme e de sua força ? e, caso o filme de Scorsese leve o prêmio de melhor filme mesmo, este seria uma reforço para sua campanha. Geralmente, o melhor filme leva a montagem também. Menina de Ouro, muito boa edição, e Colateral, muito competente, também têm chances.
num mundo provável: O Aviador
num mundo possível: Menina de Ouro
num mundo perfeito: Menina de Ouro
num mundo perdido: Em Busca da Terra do Nunca