Há cerca de um mês, quando Crash foi eleito como pior filme do ano pela Liga dos Blogues Cinematográficos, eu me senti orgulhoso. Fiquei orgulhoso de, além de mim, a maior parte dos meus colegas terem percebido como o filme de Paul Haggis é um embuste. O Alfred de pior filme tinha desmascarado o texto ruim de um filme que se vendia pelo quão revelador ele era, que se erguia pela denúncia da intolerância étnica e pela indignação com relação ao jogo de poder que manipula a América e o mundo. Um filme que se vendia. E para vender seu filme, o diretor de Crash, o autor de Crash jogou o mais baixo que pode: quis determinar que ninguém escapa do destino de pecar, de ser mau, de se corromper. A corrupção (não a monetária e sim a moral) é questão de tempo. Paul Haggis provavelmente acredita no que escreveu talvez por ser o caso dele.
Os Estados Unidos são o país mais frágil do mundo. Haggis não teve grandes dificuldades de convencer este país de como sua história era importante. Cooptou astros diversos, de Matt Dillon a Brendan Fraser, de Don Cheadle a Sandra Bullock. Quando estreou, caiu nas graças da crítica, que enxergava no filme um exemplo corajoso de manifestação política. Este abraço a Crash somente ganhou força quando se descobriu que 2005 era um ano de contestação. Era um ano de projetos engajados, de ousadia, de posicionamento social. Um a um, caíram todos os grandes favoritos a filme do ano. Num ano em que George Clooney faz um maravilhoso libelo contra o macarthismo por que se importar com as memórias plastificadas de uma gueixa quase ocidental? Num ano em que Steven Spielberg acusa sua própria etnia de intolerância qual a relevância da história de Pocahontas? Num ano em que Ang Lee faz de um conto de amor entre dois homens uma história de amor universal seria preciso dezenas de macacos gigantes para chamarem mais atenção.
E foi este último, o tal do conto de amor, o filme que mais ousou. Ousou ao se aproveitar do que é mais formal para escrever a história mais bonita, o roteiro mais acertado, usar a câmera sem alarde. O Segredo de Brokeback Mountain ousou mostrar que não há diferenças. Foi tão bem sucedido que se pode achar dezenas de textos de homens que o defendem com paixão embora não façam a menor questão de viver ou ver algo semelhante ao que aparece na tela. Brokeback Mountain, como grande cinema que é, ultrapassou os limites da tela e cumpriu sua última função social na noite deste domingo, quando perdeu justamente para Crash o Oscar de melhor filme do ano. Foi este prêmio que escancarou o quanto ainda é insuportável ver dois homens se beijando mesmo num mundo tão moderno como o que vivemos. Na velharia que ainda domina a Academia, a corrida interior para eleger uma desculpa para não premiar o filme de Ang Lee terminou quando alguém decidiu que seria perfeito apontar o filme com maior “conteúdo social” como vencedor.
Um disfarce primoroso. Esconder a homofobia – e com ela a estupidez de um grupo que já deu prêmio a Uma Mente Brilhante – por trás de posicionamento político. Que grande golpe! É realmente inacreditável perceber que a Academia não tem o menor pudor de ir contra a corrente generalizada, de parecer antiga, arcaica e burra apenas para não aceitar que um filme com temática gay pudesse ser o melhor do ano. Se George Clooney ou Steven Spielberg, ainda que eu ache seus belos trabalhos inferiores ao de Ang Lee, tivessem ganho, este texto não existiria. Seriam dois filmes honestos e, estes sim, importantes e ousados, premiados. Mas ver a aberração de Crash ganhar de um filme tão honestamente simples e imensamente superior como O Segredo de Brokeback Mountain é ter certeza de como tudo ainda continua tão errado.
A festa
Jon Stewart é excelente. O melhor apresentador de todos os Oscars que eu vi. Os resultados foram, de uma maneira geral, bastante previsíveis. Mais do que nunca, eu diria. Foi ruim ver a fotografia esquizofrênica de Memórias de uma Gueixa vencer, mas foi bonito assistir à belíssima trilha de Brokeback Mountain ser premiada. Os prêmios de direção de arte e figurinos não eram suficientes? E mesmo que eu prefira David Strathairn e Heath Ledger, Philip Seymour Hoffman mereceu seu prêmio. O mesmo pode ser dito de Reese Whitterspoon, num ano fraco para atrizes. George Clooney estava muito bem em Syriana, e Rachel Weisz, encantadora, em O Jardineiro Fiel. Os pecados vieram quando a os homens-bomba da Palestina perderam o Oscar para as criancinhas sul-africanas ou a montagem e o roteiro de Crash foram eleitos. E Nárnia, com seu trabalho meia-boca tirar a maquiagem de Star Wars também foi ruim. King Kong ganhou todos os técnicos deixando Guerra dos Mundos, igualmente merecedor sem um só prêmio. Um dos melhores momentos da noite foi a música do cafetão ganhar o prêmio. Ah, Brokeback Mountain levou roteiro adaptado. Que ousadia, não?
P.S.: sabe Ang, eu ainda acho que você venceu.
LeoN, é possível exercer a tolerância e o respeito e discordar sem ofender os outros. “Menina de Ouro” não foi o vencedor do Alfred à toa.
eu me dei conta de uma coisa só agora. além da homofobia, a premiação do crash é meio que a premiação do “Menino de ouro” paul haggis, que se nao levou a direção, ganhou roteiro dois anos seguidos e teve os filmes escritos por ele vencedor do oscar dois anos seguidos. é mais um queridinho da academia sendo catapultado a custa do bom senso.
“menina de ouro” é um dos piores filmes que já vi, justamente por causa do roteiro. eu tenho certeza que as pessoas inteligentes como as que comentam por aqui só gostam dele por encefalia provocada por “eu amo Clint”.
LeoN
Fiquei sabendo que rolou até choro da equipe de Brokeback Mountain nos bastidores. Pudera! Com uma palhaçada dessas! Sem falar da cara de fim de mundo de Jake Gyllenhaal quando o povo de Crash comemorAva!
É realmente reconfortante saber que não se está sozinho quando se acha que o filme Crash parece todo errado. Um filme que martela na cabeça não pelo que foi, mas pelo que poderia ter sido. O texto escrito pela Ana Maria Bahiana diz realmente tudo. Será que um filme é bom por ser tão desgraçado para alguns? rsrs.
O típico filme de americano para americano se enchergar nessa época em que os acontecimentos preveem mais catástrofes é melhor se segurar e não se arriscar.
Spilberg propôs uma tese (nada original para o brasileiro) de que o terrorismo só tende a crescer! Isso Não agradaria a academia! Fora Spilberg!
Clonney mostrou que é possível vencer o medo do próprio país sabendo agir com malícia no seu exelente Boa noite e boa sorte! Não é bom para o governo! Fora Clooney!
Capote fornece o argumento de que para se vencer é preciso dar o que o público quer, uma história com sangue muito sangue, estava muito evidente. Então Capote acabou Capotando.
Bem restou Crash e Brokeback, aqui no Brasil a moda foi “descobrir” quem ganharia e não a sinseridade daquilo que se viu! Então as apostas eram todas evidentes como grandes magos para deixar boquiabetos os leitores e público com o seu poder de conhecimento!
Vejamos Brokeback não ganhou o prêmio de melhor montagem e pelas estatísticas estaria fora do páreo, logo, o filme Crash sobre a bondade americana com os imigrantes e o povo mau que só quer praticar o bem é o melhor! É este com certeza!
Só podemos dizer uma coisa a arte não pode ser medida e nem é uma Ciência exata, por isso que é arte!
A propósito Chico, li o seu artigo sobre o filme “Elefante” e vc martelou tanto sobre ele que acabei assistindo-o. Realmente é um filme brilhante apesar de ser apenas uma adaptação dos fatos que realmente aconteceram.
BLOG: http://lovecine.blogspot.com
Marcelo, veja se consegue ver aqui:
http://youtube.com/watch?v=GJPMAKduV3E
hahahaha… eu bem que desconfiava…
Não sei sobre o vídeo, mas é bem capaz…
Eu acho o roteiro convencional e com muitos clichês. O diferencial é o Clint.
Chico, a vitória do Haggis deve ser o início da dominação mundial pela cientologia.
Alguém sabe se o vídeo da entrega do prêmio está na rede? Não prestei atenção na cara do Nicholson quando ele leu o envelope.
E não vejo problema algum no roteiro de “Menina de Ouro”.
Também não abomino “Crash”, mas ele era o pior dos 5. Aliás, nem deveria estar entre os 5 indicados. Whiterspoon ter levado melhor atriz é outro exemplo de injustiçca. Pelamordedeus, a sua June não tem nada demais. Também não acho que a imitação do Capote feita por Hoffman seja melhor que a construção do personagem, a partir do nada, do Ennis de Leather. Mas nada no Oscar me surpreende. Aquilo é tão somente uma festa. Dê no que dê, tudo é só aplauso. Se bem que a cara do Nicholson disse muito. Abração.
Assino embaixo. Ainda bem que, ne não me engano, Ana Maria Bahiana é membro da Academia. Mas será que ela votou em Brokeback ou Crash?
Eis o que a Ana Maria Bahiana escreveu a respeito de Brokeback Mountain e o resultado do Oscar: “Sua vitória mais profunda é o que já aconteceu – a travessia para corações e mentes do público do mundo inteiro, com toda a sua carga de inquietação, tristeza, desconforto, ameaça, encantamento. Isto é o que faz um grande filme: aquele que é tão poderoso que você não para de falar nele, contra ou a favor, muitas horas e muitos dias depois de tê-lo visto. Ou aquele que, como você leu aqui, dá medo de ser visto. Medo de ser visto: um filme sem armas, sem sangue, sem tortura, sem monstros, sem violência, sem sadismo. Um filme sobre amor, profunda e completamente sobre amor, sobre o que nos torna humanos e, portanto, divinos, em toda a nossa complexidade”.