Pete Docter, Bob Peterson
 

Wes Anderson
 

Ron Clements
 

The Secret of Kells
 

Henry Selick
Coraline e o Mundo Secreto EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Henry Selick
Fantástico Sr. Raposo EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Wes Anderson
A Princesa e o Sapo EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Ron Clements e John Musker
Up – Altas Aventuras EstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Pete Docter e Bob Peterson
O Segredo de Kells EstrelinhaEstrelinhaEstrelinhaEstrelinha, Tomm Moore

Up concorre a melhor filme, roteiro original, trilha e edição som, então, certamente assume a liderança no quesito de animação. Mas nem sempre a pole position significa vitória. Em 1996, Carros, também da Pixar, foi derrotado em seu favoritismo por Happy Feet. Mas tudo bem, Up é um filme muito melhor do que Carros, embora não seja nenhuma obra-prima. O filme é a segunda animação que conseguiu disputar a categoria principal do Oscar, mas, ao contrário de A Bela e a Fera, que ganhou uma vaga entre cinco indicados, Up viu sua entrada facilitada pela ampliação para dez do número de indicados neste ano.

Mas a vitória de Up não é tão previsível assim. O Fantástico Sr. Raposo tem vários motivos para surpreender: está indicado fora da categoria (trilha), é baseado num livro de um autor ifantil respeitado (Roald Dahl), tem as assinatura de um diretor conhecido que já teve indicação ao Oscar (Wes Anderson, que concorreu pelo roteiro de Os Excêntricos Tenembaums) e tem um elenco que inclui Meryl Streep, George Clooney, Owen Wilson e Bill Murray. Não descartem essa surpresa. Coraline, a apesar de elogiado, não parece ter chances. A Princesa e o Sapo faz parte de uma outra época e O Segredo de Kells, lindo-lindo-lindo, é alternativo demais. Minha aposta vai contra a corrente: O Fantástico Sr. Raposo. Mas Up está na cola.

Comentários

comentários

6 comentários sobre “Oscar 2010: perspectivas para filme de animação”

  1. Tô na torcida pelo ‘Fantástico Sr. Raposo’. Acho inclusive uma pena ‘Up’ ser o primeiro da Pixar indicado a melhor filme. Parece que a Academia nunca acerta na indicação de uma animação ao prêmio principal. ‘A Bela e a Fera’ é muito bonito, mas também não é o melhor da Disney, na minha opinião.

    E ‘The Secret of Kells’ é realmente lindo, mas concordo com você quando diz que é alternativo demais pra levar.

    PS: O Vinícius ali em cima já notou, mas… acho que você trocou 2006 por 1996.

  2. Xara, perdi la atras teu comentarios sobre o filme do Haneke. Achei sinceramente o filme bom, mas acho tambem que fazem dele um diretor meio inflacionado. Mas se voce for comparar com o lixao do Setimo Continente e aquele roteirinho remelento de A Pianista, o homem evoluiu visivelmente.

    A proposito, assiti o UP. Pode ser que leve, mas eh um filme estranho.

    Abracao, Chico

  3. “Carros” é de 2006, Chico.

    Quanto ao Oscar, acho que dará “Up”. E ainda não vi “Sr. Raposo”, mas deve ser muito bom.

    Além disso, há o fato de que… ESQUILO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *