PETER PAN
Pra começar, não há a intenção de fazer uma versão definitiva. O filme de PJ Hogan se propõe apenas a contar uma história para crianças Uma história que acredita que é para crianças, que dá asas ao conto de fadas. E parece fazer isso da maneira mais respeitosa possível ao texto original. Peter Pan disserta sobre a liberdade cara e necessária às crianças e, ainda mais, fala sobre tornar-se adulto, atravessar o tempo. A missão começa muito bem, logo na escolha do protagonista. Jeremy Sumpter (que parece encarnar os traços da versão desenho da Disney) assume com prazer o caráter anárquico do menino que não queria crescer e seu humor ingênuo e sarcástico infecta todo o filme. O texto dá tratamento especial ao silêncio barulhento da fada Sininho de Ludivine Sagnier e às deliciosas tiradas do melhor coadjuvante do filme, o Sr. Smee vivido por Richard Briers. O elenco infantil guarda ainda pelo menos mais uma bela interpretação: a destemida Wendy de Rachel Hurd-Wood. Mas apesar do conjunto funcionar muito bem, o filme tem um dono: Jason Isaacs. Com um texto que privlegia sua personagem na narrativa, Isaacs humaniza seu vilão a tal ponto que o Capitão Gancho ganha ares de anti-herói, tornando-o encantador e magnético. O roteiro não se escora, mas evidencia uma tensão quase sexual entre os protagonistas opositores, o que deixa o trabalho do ator mais delicado e cuidadoso. O conflito dá fôlego inesperado ao longa, criando cenas fortes, ainda que de conteúdo apenas sugerido. Isaacs garante sensibilidade ao papel, arredondando a personagem, sem perder a virilidade de Gancho. Uma grande interpretação num conto de fadas com realização acima da média. Uma aventura deliciosa.
Peter Pan
Peter Pan, Estados Unidos, 2003
Direção: PJ Hogan.
Elenco: Jeremy Sumpter, Jason Isaacs, Rachel Hurd-Wood, Lynn Redgrave, Richard Briers, Olivia Williams, Geoffrey Palmer, Harry Newell, Freddie Popplewell, Ludivine Sagnier, Theodore Chester, Rupert Simonian, George MacKay, Harry Eden, Patrick Gooch, Lachlan Gooch, Carsen Gray, Maggie Dence, Kerry Walker, Saffron Burrows (narração).
Roteiro: P.J. Hogan e Michael Goldenberg, com base na peça de J.M. Barrie. Produção: Lucy Fisher, Patrick McCormick e Douglas Wick. Fotografia: Donald McAlpine. Edição: Garth Craven, Michael Kahn e Paul Rubell. Direção de Arte: Roger Ford. Figurinos: Janet Patterson. Música: James Newton Howard.