Três anos depois…

Eu juro que nunca imaginaria que fosse chegar neste ponto. A idéia de ter um blogue sobre cinema me parecia meio metida à besta até eu conhecer páginas que me inspiraram, perder a vergonha e fazer isto aqui. Nem sempre as coisas saem como eu quero, nem sempre o tempo permite uma pesquisa ou um texto melhorzinhos. Mas este blogue me dá muito prazer. Com ele, eu conheci pessoas que, mesmo à distância, fazem, de certa forma, parte do meu cotidiano. Foi nele que foi proposta a criação da Liga dos Blogues Cinematográficos e do Alfred. É nele que eu perco a paciência (e a educação) de vez em quando por sempre estou passional demais para falar de um filme de que eu gosto ou não. O Filmes do Chico completa hoje, entre blogger e blogspot, três anos de vida.

Como não poderia deixar de ser, uma lista dos melhores filmes dos três anos de Filmes do Chico:

1 Elefante, de Gus Van Sant.

O filme sobre a construção da verdade.

2 Antes do Pôr-do-Sol, de Richard Linklater.

O filme sobre o amor.

3 Marcas da Violência, de David Cronenberg.

O filme sobre voltar para casa.

4 Reis e Rainha, de Arnaud Desplechin.

O filme sobre estar vivo.

5 Gangues de Nova York, de Martin Scorsese.

O filme sobre violência que cria.

6 O Pântano, de Lucrecia Martel.

O filme sobre querer respirar.

7 Kill Bill: Vol. 1, de Quentin Tarantino.

O filme sobre a mais bela vingança.

8 Clean, de Olivier Assayas.

O filme sobre a fênix.

9 A Viagem de Chihiro, de Hayao Miyazaki.

O filme sobre a imaginação.

10 X-Men 2, de Bryan Singer

O filme sobre a diferença.

e mais: A Última Noite + Um Filme Falado + O Prisioneiro da Grade de Ferro + Terra dos Mortos + A Vida Marinha com Steve Zissou + Encontros e Desencontros + Homem-Aranha 2 + Filme de Amor + Whisky + Escola de Rock

P.S.: obrigado a todos que, de uma forma ou de outra, fizeram parte disso aqui comigo: Marcelo, Tobey, Junior, Léo, Teco, Tiago, Diego, minha adorada Fer, Fabrício, Peerre, Roger, Layo, Guiu, Guilhermes, Filipe, Guga, Janzinha, Ailton, Ana, Sérgio, Antonio, carlos, Pilon, Christopher, William, Wallace, Tata, Chiko, Ed, Rodrigos, Felipes, Walrus, André, Camila, Inagaki, Ícaro, Francis, Gabriel, Miura, Michel, Milton, Paulo, Marvin, Marlonn, Marfil, Marcos, Rudá, Buzz, Tatica, rafael, Vitor, Lemuel, André, Ernesto, Carol, quem eu esqueci de citar e quem nunca deixa comentário.

P.S. 2: comecei a postar no Oscar Buzz minha aposta finais para as indicações ao Oscar, que saem na terça. A lista eu completo ainda hoje, mais tarde.

Comentários

comentários

52 comentários sobre “Post de Aniversário”

  1. Tava pensando aqui… conheço pouquíssimos blogs com 3 anos ou mais. O do Inagaki é um deles. E conheço ainda menos blogs que têm 3+ anos e são atualizados com a regularidade deste aqui, ou do Pensar Enlouquece.

    Um ano na internet deve equivaler a uns 30 anos na vida real. O “Filmes do Chico” já é um ancião, hehe.

  2. Roger, valeu.

    Marcos, eu realmente adoro isso.

    Marfil, obrigado. Legal ter servido de incentivo para alguém.

    Minha adorada Fer, obrigado pelas suas palavras. Se tem uma coisa que eu adoro é o Alfred. E acho que o pessoal gosta bastante também. Fico muito feliz e orgulhoso dele ser uma forma de aproximar gente que mora em lugares tão distantes.

  3. Parabéns, Chico, parabéns!
    Lembro de não querer mais deixar de visitar o seu blog quando li uma daquelas classificações anuais: em um mundo perfeito, em um mundo real, em um mundo… sei lá ….. (deve ter sido aqui, mas se não foi, ehehe, é vc o cara das listas, onde essa coisa de tabular, organizar, classificar é mais presente e é mais bacana…). abs.

  4. Luís Buñuel disse uma vez: “Basta a um homem prisioneiro fechar os olhos para que tenha o poder de fazer explodir o mundo”; eu acrescento, parafraseando-o: “Bastará que a pupila branca da tela possa refletir a luz que lhe é própria para fazer explodir o Universo…” Eis a paixão do cinema retratada com tanto comprometimento só por aqui…Parabéns Chico! Saiba que comecei a bloggar lendo seu blog…

  5. meu adorado chico:

    poxa, já se passaram três anos? parece que foi ontem que o ailton me indicou teu blog, eu entrei e li uma crítica sobre catch me if you can que eu gostei muito, tanto que resolvi voltar mais vezes.

    tá certo, às vezes não volto com a freqüência que quero, e nem sempre eu concordo tanto quanto naquele primeiro filme… mas é verdade, a gente acaba fazendo parte das vidas um do outro, e mesmo à distância conseguimos fazer um grupinho animado como o nosso, né?

    sem contar o alfred, que nasceu meio q na brincadeira, mas que eu particularmente não consigo viver sem.

    feliz aniversário, amado. te adoro, mesmo à distância. e ainda vou te levar para ter um blog na verbeat comigo 😉

    beijos!

  6. Paulo, Henrique, Gabriel, valeu.

    César, não acho que o filme destoe tanto do conjunto dos filmes do Spielberg. Eu gostei muito.

    Junior, seu blogue foi uma das inspirações para este.

    Tiago, valeu mesmo. Muito legal ler isso de um cara que eu admiro muito. E como eu acho que nunca vou deixar de ser passional mesmo, acho que vale pra sempre. Grande abraço.

  7. Parabéns, cara!! Pô, o tempo voou, viu. Acho que eu nunca vou conseguir manter uma página por tanto tempo, hehe, mas talvez um dia eu consiga… Ficou bacana a lista de filmes, e acho que seu blog ganha muito com esse olhar passional sobre os filmes (quando você gosta muito de um filme, é quase certo que vamos encontrar um texto todo emocionado sobre o assunto, e isso é legal). Há conseqüências em ser passional (você vai continuar a receber opiniões metidas a engraçadinhas na caixa de mensagens), mas eu acredito que seja uma batalha que valha o esforço. Além do fato de que você é o único que tem saco de “unir a comunidade” dos blogs e sites de cinema em torno de uma liga que, sinceramente, eu não teria a paciência de administrar. Mais uma vez, parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *