Essa lista inaugura uma série de Top 20s que estou preparando como retrospectiva para os anos 2000. Numa década onde o cinema brasileiro se recuperou definitivamente, muitos filmes tiveram que ficar de fora. Na lista, nada de Tropa de Elite, Meu Nome Não é Johnny ou 2 Filhos de Francisco. Os meus melhores estão aqui.
20 Serras da Desordem
Andrea Tonacci, 2006
O retorno de Andrea Tonacci ao cinema ganha a forma de documentário ficcionalizado que tem em seu protagonista adorável sua maior força.
19 Linha de Passe
Walter Salles e Daniela Thomas, 2008
Walter Salles se recupera de tropeços e projetos ambiciosos que ficaram na promessa com um filme simples sobre os laços que unem uma mãe e quatro irmãos.
18 O Invasor
Beto Brant, 2002
Beto Brant promove o encontro entre o cinema urbano brasileiro e o policial contemporâneo num filme que revela um grande ator: Paulo Miklos.
17 Madame Satã
Karim Aïnouz, 2002
A estreia de Karim Aïnouz recupera, com uma fotografia brilhante, um personagem único e revela outro ator de primeira grandeza: Lázaro Ramos.
16 Mutum
Sandra Kogut, 2007
Guimarães Rosa, um autor de difícil adaptação, ganhou tradução delicadíssima nas mãos de Sandra Kogut e um protagonista-mirim impressionante.
15 Juventude
Domingos Oliveira, 2008
Domingos Oliveira reúne os amigos para repassar a vida e homenagear a própria amizade em seu melhor filme em muito tempo.
14 O Signo do Caos
Rogério Sganzerla, 2005
O mestre maior do filme marginal brasileiro em seu réquiem, homenageando sua própria história e seu próprio cinema.
13 O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias
Cao Hamburger, 2006
A Ditadura Militar vista pelos olhos de uma criança. Cao Hamburger troca o ranço pelo carinho e acerta em cheio na composição de uma época e de um turbilhão de sentimentos.
12 Filme de Amor
Julio Bressane, 2004
Júlio Bressane consegue dialogar com o sublime e faz seus personagens voarem para longe de prisões formais em busca de algo além. É a criação que brota do caos.
11 Pro Dia Nascer Feliz
João Jardim, 2007
Um painel sobre o sistema educacional brasileiro, sim, mas mais do que isso uma investigação sobre o jovem que este país forma pelos mais variados prismas.
10 Cidade de Deus
Fernando Meirelles (co-dir. Kátia Lund), 2002
O filme mais famoso da história recente é a promessa de um cinema industrial de primeira qualidade, um exemplo na formação de atores e o projeto mais ambicioso já feito por estas bandas.
9 Cinema, Aspirina e Urubus
Marcelo Gomes, 2005
Marcelo Gomes explora o Sertão com graça invejável, sem nunca espetacularizá-las. Fazia tempo que o cinema brasileiro não contava tão bem e de maneira tão simples uma história
8 O Prisioneiro da Grade de Ferro
Paulo Sacramento, 2004
A câmera entregue aos detentos não pode ser completamente franca, sem cálculo, mas o naturalismo com que os narradores conduzem o filme é a força do documentário.
7 Se Nada Mais Der Certo
José Eduardo Belmonte, 2008
Ao diretor não interessa investigar a perda de parâmetros dos personagens. As motivações estão claras – sustentar a família e a si mesmos. Tudo muito prático, mas nunca simplista.
6 Entreatos
João Moreira Salles, 2004
O político mais popular da história recente destes país visto em close-up no momento em que está prestes a passar de eterna promessa a governante.
5 Cão Sem Dono
Beto Brant e Renato Ciasca, 2007
Os fatos pouco interessam aos diretores Beto Brant e Renato Ciasca. O foco é como o homem lida com suas limitações e com sua inevitável transformação aos moldes do mundo.
4 Lavoura Arcaica
Luiz Fernando Carvalho, 2001
Um livro infilmável e o maior artista da TV brasileira em sua incursão única no cinema, traduzindo-o e explorando suas estranhezas com um lirismo raro.
3 Santiago
João Moreira Salles, 2007
O que encanta é a habilidade de promover linguagem, de reordenar a memória, de construir a partir da desconstrução. Ou este filme é genial ou seu autor é um golpista admirável.
2 Jogo de Cena
Eduardo Coutinho, 2007
O grande documentarista deixa de lado sua cômoda fórmula de cinema para investigar os caminhos da representação e questionar a verdade e a mentira.
1 O Céu de Suely
Karim Aïnouz, 2006
No melhor filme brasileiro dos anos 2000, Karim Aïnouz mostra o Brasil conectado com o cinema contemporâneo, seja nas imagens etéreas seja nos questionamentos da protagonista, uma mulher em busca do seu lugar.
menções honrosas:
Onde a Terra Acaba (2001), de Sérgio Machado; Loki – Arnaldo Baptista (2008), Paulo Henrique Fonetenelle; Person (2005), de Marina Person; No Meu Lugar (2009), de Eduardo Valente; Estamira (2006), de Marcos Prado; Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (2009), de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes; A Concepção (2005), de José Eduardo Belmonte; Redentor (2004), Cláudio Torres; Houve uma Vez Dois Verões (2002), de Jorge Furtado; e Babilônia 2000 (2001), de Eduardo Coutinho.
E como listas são sempre polêmicas, que tal você deixar a sua, hein?
Ailton, minha série de post deve invadir janeiro também. Eu considerei o período 2000-2009.
Chufipo, eu também acho os
pseudo-intelectuais um charme…
Wanderlei, eu ignorei completamente as bilheterias para não ter que colocar a Xuxa. E todos os estes filmes passaram em circuito.
Miller, fico com a primeira opção.
Bruno, quando não houver discussão, a ditadura terá voltado a esse país.
Eduardo, “Bicho de Sete Cabeças” foi considerado. “Central do Brasil”, não, porque é de 1998.
Aurélio, não vi este.
Ana Karina, eu gosto de “Estômago”, mas nunca a ponto de colocá-lo nesta lista.
Celia, já tem “Santiago” em DVD faz um tempo. Dá uma procurada que você acha.
@Eduardo Vasconcelos Central do Brasil foi na década anterior…
prazer em ver Lavoura Arcaica entre os 5+ e Cidade de Deus entre os 10+…
adoro ambos os filmes!
Adorei ver SANTIAGO em destaque. Um filme que não entrou em salas comerciais e que não se encontra em locadoras…..um relato emocionante de João Moreira Salles.
Na minha lista colocaria ESTOMAGO
Muito bom
Gostei também de “no ano que meus pais sairam de férias”
Mas os outros vou ter que passar na locadora… hehe
Achei que faltou Um Passaporte Húngaro.
Achei que faltou Bicho de sete cabeças e Central do Brasil, o primeiro por relatar um tema bastante problemático no Brasil,que é a droga e sua abordagem, e o segundo pelo seu conteúdo humanístico e sua representação internacional.
Cidade de Deus é o melhor brasileiro da década, e um dos melhores de qualquer lista dessa década feita no mundo. Não há discussão sobre isso.
Cidade de Deus é o melhor brasileiro da década, e um dos melhores de qualquer lista dessa década feita no mundo. Não há discussão sobre isso.
Não é por nada não, ou o meu gosto é muito ruim ou vc naum entende nada de filme nacional!!!!!
Eu acho que não se pode esquecer da bilheteria, a maioria dos filmes listado
não tiveram grandes públicos, são filme
exibidos em festivais de cinemas.