Definir o que é um filme de terror é bastante difícil. A capacidade de assustar pode ser o fator mais considerado, mas num gênero tão diverso (vampiros, zumbis, assombrações, horror psicológico, crianças estranhas, sociedades secretas, comunidades perversas), não dá para se limitar na escolha. Muitos dos filmes desta lista não são exatamente filmes assustadores, mas, nos moldes do cinema de terror, eles não apenas cumprem sua função mais imediata como vão além. Ou até o além. Não concordou? Deixe sua própria lista nos comentários.
20 Atividade Paranormal
Paranormal Activity, 2009, Oren Peli
A verdade é que fazia tempo que um filme de fantasmas não nos dava bons sustos.
19 Mártires
Martyrs, 2008, Pascal Laugier
Na década dos filmes de tortura, este aqui é o mais inteligente e o que mais se justifica.
18 Madrugada dos Mortos
Dawn of the Dead, 2004, Zack Snyder
O remake de Zack Snyder para o clássico de Romero ainda é o melhor filme do diretor.
17 A Sétima Vítima
Darkness, 2002, Jaume Balagueró
O melhor filme sobre sociedades secretas e ocultismo tem gosto de cinema de antigamente.
16 Abismo do Medo
The Descent, 2005, Neil Marshall
O medo do desconhecido levado a sério num filme improvável, protagonizado só por mulheres.
15 Cloverfield – Monstro
Cloverfield, 2008, Matt Reeves
O segundo melhor filme de monstro da década é uma alegoria à nossa obsessão pela imagem.
14 Arrasta-me para o Inferno
Drag me to Hell, 2009, Sam Raimi
Sam Raimi, agora um grande diretor, volta às origens num filme de terror oitentista.
13 Viagem Maldita
The Hills Have Eyes, 2006, Alexandre Aja
A segunda refilmagem da lista é tão brutal quanto o clássico de Wes Craven.
12 Eclipse Mortal
Pitch Black, 2000, David Twohy
O medo do escuro levado a sério, numa das ficções mais claustrofóbicas da década.
11 O Chamado
The Ring, 2003, Gore Verbinski
O remake norte-americano, mais pé-no-chão, ficou ainda melhor do que o oiginal japonês.
10 Os Outros
The Others, 2001, Alenadro Amenábar
O filme mais refinado da lista, que remete ao clássico Os Inocentes. Grande Nicole.
9 Pulse
Kairo, 2001, Kyioshi Kurosawa
O filme de Kurosawa simplesmente tem a sequência final mais poderosa da década passada.
8 A Vila
The Village, 2004, M. Night Shyamalan
Ainda que eu desgoste do final, a cena do alpendre é um exemplo de terror puro e sem artifícios.
7 Extermínio
28 Days Later, 2003, Danny Boyle
O filme que fez os zumbis voltarem das covas é um delicioso exercício de cinema pop.
6 A Espinha do Diabo
El Espinazo del Diablo, 2001, Guillermo del Toro
Del Toro remonta um cinema clássico numa pérola triste, sombria e de cunho político.
5 A Invasora
Inside, 2007, Alexandre Bustillo, Julien Maury
Um filme em que todos os excessos e todo o sangue se justificam com o roteiro poderoso.
4 Deixa Ela Entrar
Låt den Rätte Komma in, 2008, Tomas Alfredson
O filme definitivo sobre vampiros é um filme sobre solidão e a busca do parceiro ideal.
3 O Hospedeiro
Gwomul, 2006, Bong Joon-ho
O melhor filme político dos anos 2000 também um assustador e delicioso filme de monstro.
2 Terra dos Mortos
Land of the Dead, 2004, George A. Romero
Um poderoso testemunho sobre nossa sociedade, nossos excluídos e necessidade de sobreviver.
1 O Nevoeiro
The Mist, 2007, Frank Daranbont
Stephen King, depois de anos, numa adaptação poderosíssima que pergunta: “o que fazer quando os parâmetros que norteiam nossa organização social se foram?”. A resposta, além de recriar a civilização, veio na forma de um filme assustador. E a cena final? Obra-prima.
menções honrosas
Desejo e Obsessão (Trouble Every Day, 2001), de Claire Denis; Possuídos (Bug, 2006), de William Friedkin; Premonição (Final Destination, 2000), de James Wong; O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno, 2006), de Guillermo del Toro; 30 Dias de Noite (30 Days of Night, 2007), de David Slade; Medo (Janghwa, Hongryeon, 2003), de Ji-woon Kim; Uma Chamada Perdida (Chakushin ari, 2003), de Takashi Miike; Calvário (Calvaire, 2004), de Fabrice Du Welz; O Clube do Suicídio (Jisatsu sâkuru, 2001), de Shion Sono; Quando um Estranho Chama (When a Stranger Calls, 2006), de Simon West; A Nona Sessão (Session 9, 2001), de Brad Anderson.
Guy, “Pulse” é bom demais. Sobre “O Nevoeiro”, eu acho que as pessoas querem um final feliz. Como não é bem o caso, elas fazem bico. Não pensei no David Lynch como terror não, mas também não seria estranho colocá-lo.
Caraça, acho os dois deliciosos. Já acho que “Diário dos Mortos” não funciona como queria o Romero. Eu também detestei o final de “A Vila”, que compromete todo o filme, mas ao revê-lo, sem chegar ao final, percebi como o roteiro é construído milimetricamente e ainda acho a cena que eu citei uma obra-prima. “Quando um Estranho Chama” é oldschool. “30 Dias de Noite” é cinema pop. Anotei as sugestões.
O que vocês vêem em REC? Além da câmera tremida, claro.
PJ, claro que não me importo.
Chico, parabéns pelo blog. Sempre passo por aqui para ver as atualizações e seus comentários sobre os filmes. Alias, tomei a liberdade de colocar um link no meu blog, espero que nao se importe 😉
Abraços
“Eden Lake” é mesmo ótimo. Outros que recomendo são “The Broken” e “Left Banke”.
E “Atividade Paranormal” no lugar do “REC” ? Essa não colou, Chico !
Não gosto de “Extermínio” e “Madrugada dos Mortos”. Juntos não valem 5 minutos de “Diário dos Mortos”.
“A Vila” é, como diria Ebenezer Scrooge, um embuste.
“Quando um Estranho Chama” vale pelo começo e só.
“30 Dias de Noite” é outra bobagem sem tamanho.
Boa lista. O primeiro da minha seria Pulse. Aliás, Pulse entraria em qualquer lista que eu fizesse, até de desenho animado.
O nevoeiro é sensacional, e as reações que as pessoas têm aqui nos comentários são parecidas com as que eu vi no cinema, ou seja, é até engraçado. Bug também faz isso. E entre esses dois, não sei com qual fico.
Considerou colocar Inland Empire? A cena da chave de fenda dói tanto.
Não vi esse do Rob Zombie ainda, Neto.
Patrícia, eu até acho “O Albergue” interessante, mas não está entre meus favoritos. Vou procurar esse “A Fronteira”.
Flávia, acho “Horror em Amityville” correto.
Aline, Ailton, para mim “Terror em Silent Hill” funciona muito mais visualmente do que na prática.
Pedro, é isso aí.
Leandro, Marcia Gay Harden foi a minha coadjuvante favorita daquele ano. “Sexto Sentido” não entrou porque é de 1999.
Edinho, Freddy Kruger rules!
Gabriela, eu acho “Cloverfield” bem assustador. Aquela cena do metrô é punk!
Adorei todos,uns em especial…Menos Cloverfield – Monstro e madrugada dos mortos…cara..o q é cloverfield…o filme não tem fim…é horrivel..n da medo…é tao ridiculo que chega a ser engraçado…ao invés de dar medo…rsrs…e madrugada dos mortos é simplesmente a copia de mortos vivos…q odiei!!
Ainda bem que é dos anos 2000. Porque o melhor mesmo é A HORA DO PESADELO
Muito boa a lista. Acho O Nevoeiro sensacional, sem contar a interpretação SOBERBA de Marcia Gay Harden (injustiça terem se esquecido dela no Oscar).
Gosto muito de Os Outros e de A Vila e ainda não tive coragem de assistir Atividade Paranormal (tive pesadelos só vendo uma reportagem sobre o filme, rs…).
E senti falta sim de O Sexto Sentido. Em alguns momentos eu morri de medo, fora que tive bons pesadelos com a história, hehehehe
Faltou na lista 🙁
Concordo plenamente que REC deve estar fora da lista. É o filme mais superestimado da história. Até os Resident Evil assustam mais.