The Curious Case of Benjamin Button
David Fincher, 2008
David Fincher sempre dividiu opiniões, mas depois de Zodíaco parecia ter caído nas graças de um público inteligente e da crítica que odeia Clube da Luta. Tudo era novo: a narrativa, a câmera belíssima, a temática. Benjamin Button seria a prova dos nove. E Fincher passou no teste: sua adaptação do conto fantástico de F. Scott Fitzgerald foi reconhecida no Oscar (11 indicações) e terminou elogiada por quase todo mundo. Mas não é bem tudo isso. O diretor adota um tom que, se não cai no melodrama fácil, chega a ser apático em muitos momentos. O filme dura mais do que deveria e Brad Pitt nem fede, nem cheira.
Veredito: sem sal, mas tem seus momentos.
Changeling
Clint Eastwood, 2008
Basta Clint Eastwood ligar a câmera para chamarem seu novo filme de obra-prima. Às vezes, ele é (Gran Torino é, por exemplo). Outras vezes, está bem longe disso. A Troca não é um filme ruim, mas tem umas falhas imperdoáveis. A primeira é a montagem. As duas linhas narrativas funcionam bem, mas separadamente. Quando se juntam, enfraquecem. A cena mais importante do filme, em que um garoto revela a existência de um crime, simplesmente não funciona porque o menino é mal dirigido e não consegue dar credibilidade à sequência. Em outro momento, quando John Malkovich fala para Angelina Jolie, em boa performance, sobre a corrupção da polícia, o diálogo é ilustrado por uma “reconstituição” da ação dos policiais. Tipo assim, “Linha Direta”.
Veredito: básico, poderia ser melhor.
The Reader
Stephen Daldry, 2008
Alguém me explica o que é que esse O Leitor tem para ser “tão bom”, como muita gente acha? Eu saí do cinema certo de que vi um dramalhão de quinta, que ainda tem a audácia de querer ser um filme importante, se apoiando num tema que abala geral, o Holocausto. Melhor seria ter parado no soft porn dos primeiros minutos, mas Stephen Daldry resolve levar a fundo sua trama maniqueísta, abarrotada de clichês e com um pequeno grande mistério mais fácil de se descobrir do que o Geninho no final do desenho da She-ra. A cena final, que pretende encerrar o filme com chave de ouro, ajuda a afundar tudo. E Kate Winslet, convenhamos, está caricata e mal maquiada.
Veredito: sofrível.
Apenas o Fim
Matheus Souza, 2008
Ouvimos muita besteira sobre este Apenas o Fim. Será que citar o Super Mario Bros., a Vovó Mafalda e mais uns 7 quilos e meio de referências representa uma geração? Será que fazer um filme de D.R., todo no bate-papo, basta para ser comparado à nostalgia sóbria de um Antes do Pôr-do-Sol ou ao repertório de experiências dos filmes do Domingos Oliveira? Bem, o longa do Matheus Souza é imensamente simpático, fácil e gostoso de assistir, só não é a salvação do cinema nacional. No mínimo uma pausa para respirar e dar umas risadinhas.
Veredito: bonitinho, mas ordinário.
Slumdog Millionaire
Danny Boyle, 2008
Taí um filme que dividiu as opiniões. Uns vêem um filme maniqueísta, um romance piegas, água-com-açúcar, com montagem de videoclipe para cooptar que vê muita televisão e dono de uma temática étnica oportunista. É uma visão exagerada, mas mais exagerada ainda é a opinião daqueles que acham que este filme uma pequena obra-prima, a primeira do mundo globalizado, com a Índia infestando Hollywood, uma odisséia de bom coração pronta para conquistar pela simplicidade, pureza e “fé”. É um trabalho, sim, agradável de se assistir, competente como entretenimento, mas raso, bobo, e, apenas, bonitinho – e não passa disso. Não merecia nenhum dos inacreditáveis oito Oscars que ganhou, apesar de que não há pecado algum em se fazer uma love story pop, né?
Veredito: não era pra tanto.
Mais do mesmo no meu twitter.
Superestimada é a sua análise dos filmes.
Parem as máquinas!!!!!!
O grande Chico Fireman (quem?) sabe mais de cinema que os ceguinhos que indicaram 11 vazes o “Button” ao Oscar e que deram 8 Oscar ao “milionário” indiano.
Gente, vamos ligar o “simancol”.
Fechei com o Chico no Button e O Leitor. Finalmente alguém disse o que eu queria sobre esses filmes… Nao vi Apenas o Fim porque estou morando fora do BR, e discordo em relaçao a Troca e Slumdog Millionaire, acho muito bons! A interpretaçao da Jolie, sim, valia o Oscar… embora adore a Kate Winslet, realmente “ela ta caricata e mal maquiada”.
Rapaz!
adorei os comentários! rs
concordo.
e dizer que “apenas o fim” é “bonitinho, mas ordinário”, foi ótimo.
hehe
Pois é, jovem. Acho que “Button” é ok, mas nada demais.
Caraça, “O Leitor”, eu acho muito ruim, mas “Milionário” é só uma bobagem.
Gabriel, era vc lá no SP Terror no “Matadores de Vampiras Lésbicas”? Achei que era, mas fiquei sem certeza. Acho estes dois que vc citou só interessantes.
WW, mas no geral era fácil, né?
Ei Chico, às vezes não era nada fácil achar o Geninho naquela Floresta do Sussurro!
Concordo com o Caraça.
O filme do Fincher é interesante, nada mais. Já dos outros dois (Apenas o Fim e A Troca), gosto bastante.
Slumdog e O Leitor são mais do que superestimados, são é ruins de doer.
Estou meio por fora dos cinemas ultimamente por falta de tempo, mas o que eu vi daí (O Curioso Caso de Benjamin Button) concordo plenamente.
Pior que eu não desgoto do filme, mas não acho ele nada demais, né?
abraço!