The Curious Case of Benjamin Button
David Fincher, 2008
David Fincher sempre dividiu opiniões, mas depois de Zodíaco parecia ter caído nas graças de um público inteligente e da crítica que odeia Clube da Luta. Tudo era novo: a narrativa, a câmera belíssima, a temática. Benjamin Button seria a prova dos nove. E Fincher passou no teste: sua adaptação do conto fantástico de F. Scott Fitzgerald foi reconhecida no Oscar (11 indicações) e terminou elogiada por quase todo mundo. Mas não é bem tudo isso. O diretor adota um tom que, se não cai no melodrama fácil, chega a ser apático em muitos momentos. O filme dura mais do que deveria e Brad Pitt nem fede, nem cheira.
Veredito: sem sal, mas tem seus momentos.
Changeling
Clint Eastwood, 2008
Basta Clint Eastwood ligar a câmera para chamarem seu novo filme de obra-prima. Às vezes, ele é (Gran Torino é, por exemplo). Outras vezes, está bem longe disso. A Troca não é um filme ruim, mas tem umas falhas imperdoáveis. A primeira é a montagem. As duas linhas narrativas funcionam bem, mas separadamente. Quando se juntam, enfraquecem. A cena mais importante do filme, em que um garoto revela a existência de um crime, simplesmente não funciona porque o menino é mal dirigido e não consegue dar credibilidade à sequência. Em outro momento, quando John Malkovich fala para Angelina Jolie, em boa performance, sobre a corrupção da polícia, o diálogo é ilustrado por uma “reconstituição” da ação dos policiais. Tipo assim, “Linha Direta”.
Veredito: básico, poderia ser melhor.
The Reader
Stephen Daldry, 2008
Alguém me explica o que é que esse O Leitor tem para ser “tão bom”, como muita gente acha? Eu saí do cinema certo de que vi um dramalhão de quinta, que ainda tem a audácia de querer ser um filme importante, se apoiando num tema que abala geral, o Holocausto. Melhor seria ter parado no soft porn dos primeiros minutos, mas Stephen Daldry resolve levar a fundo sua trama maniqueísta, abarrotada de clichês e com um pequeno grande mistério mais fácil de se descobrir do que o Geninho no final do desenho da She-ra. A cena final, que pretende encerrar o filme com chave de ouro, ajuda a afundar tudo. E Kate Winslet, convenhamos, está caricata e mal maquiada.
Veredito: sofrível.
Apenas o Fim
Matheus Souza, 2008
Ouvimos muita besteira sobre este Apenas o Fim. Será que citar o Super Mario Bros., a Vovó Mafalda e mais uns 7 quilos e meio de referências representa uma geração? Será que fazer um filme de D.R., todo no bate-papo, basta para ser comparado à nostalgia sóbria de um Antes do Pôr-do-Sol ou ao repertório de experiências dos filmes do Domingos Oliveira? Bem, o longa do Matheus Souza é imensamente simpático, fácil e gostoso de assistir, só não é a salvação do cinema nacional. No mínimo uma pausa para respirar e dar umas risadinhas.
Veredito: bonitinho, mas ordinário.
Slumdog Millionaire
Danny Boyle, 2008
Taí um filme que dividiu as opiniões. Uns vêem um filme maniqueísta, um romance piegas, água-com-açúcar, com montagem de videoclipe para cooptar que vê muita televisão e dono de uma temática étnica oportunista. É uma visão exagerada, mas mais exagerada ainda é a opinião daqueles que acham que este filme uma pequena obra-prima, a primeira do mundo globalizado, com a Índia infestando Hollywood, uma odisséia de bom coração pronta para conquistar pela simplicidade, pureza e “fé”. É um trabalho, sim, agradável de se assistir, competente como entretenimento, mas raso, bobo, e, apenas, bonitinho – e não passa disso. Não merecia nenhum dos inacreditáveis oito Oscars que ganhou, apesar de que não há pecado algum em se fazer uma love story pop, né?
Veredito: não era pra tanto.
Mais do mesmo no meu twitter.
Falou a Grande Autoridade Cinematográfica do Universo, Chico Fireman (aliás, prazer, pq nunca ouvi falar).
È, o unico filme que eu vi merecer 11 oscars foi o Senhor dos Anéis – O retorno do Rei.
Sei lá … achei o ” Apenas o fim ” um filme cansativo. Ele é bem sessão da tarde mesmo. Existe filmes brasileiros beeem melhores .
Só acho quem merecia o Oscar era Angelina jolie,ficaram com peninha de Kate Winslet que no o Leitor estava ruim e o filme e não gostei de nada.
Benjamim Button Brad Pitt achei normal,Cate Blanchett ótima,e o filme poderia ter sido mais curto ,3 horas e um exagero,2 horas estava bom.Quem quer ser milionario até hoje não entendi o Oscar ,parece um programa de tv.
Nossas opiniões são diferentes, Amanda, só isso. Acho “Milionário” ok. Acho “O Leitor” bem ruim.
Bonzinho, né, Allyson? Mas concordo: perfeito para a época.
Joyce, concordo com vc, mas só sobre o “Benjamin”.
Incrível como os críticos pretendem ser a voz da qualidade e bom gosto !
E pior que acham mesmo.
Como dizia meu tatatatatatataravô , um australopithecus : Gosto não discute.
Estou mais para o Humberto do que pro Chico… sem dúvidas!
Nao que eu venere o Oscar, ao contrario, nao gosto dos EUS e de quase tudo que esta nele, principalmente o OScar, mas você criticou filmes aclamadissimos e que foram muito bons. O Leitor é incrivel, tem uma ótima história e nao se prende ao holocausto em si, ele não é principal na história.
Quem quer ser um milionario também é ótimo, não é um drama que apela para cenas extremamente tristes que faz todo mundo chorar, ele pode ser meio fantasioso, mas foi uma forma muito inteligente de contar a um pouco da vida de um indiano atraves das perguntas que ele sabia responder.
Na boa, acho qeu você foi infeliz em alguns comentarios
Não concordo!!!
O leitor é um filme brilhante, e a Troca excelente filme tbm…
O Curioso caso de Benjamin deixou a desejar mesmo.
Lídia, o filme é bem simpático, mas não passa muito disso.
Maria, a Angelina realmente está bem, mas acho que o filme é só correto (embora mal montado). A Kate tá bem meia-boca, né?
Humberto, eles foram os mesmos que já indicaram o Sylvester Stallone para melhor ator.
Rubia, também não detesto. Daniela, o filme não me pegou.
Rubens, agora ficou ainda mais fácil concorrer ao Oscar. Serão dez indicados!
Thais, concordo que o trailer vende um filme melhor.
Cesar, eu acho uma bobagenzinha legalzinha.
Telmo, desse ano, eu prefiro “Gran Torino” e “O Lutador”.