David Fincher

5 O Curioso Caso de Benjamin Button
The Curious Case of Benjamin Button
David Fincher, 2008

David Fincher sempre dividiu opiniões, mas depois de Zodíaco parecia ter caído nas graças de um público inteligente e da crítica que odeia Clube da Luta. Tudo era novo: a narrativa, a câmera belíssima, a temática. Benjamin Button seria a prova dos nove. E Fincher passou no teste: sua adaptação do conto fantástico de F. Scott Fitzgerald foi reconhecida no Oscar (11 indicações) e terminou elogiada por quase todo mundo. Mas não é bem tudo isso. O diretor adota um tom que, se não cai no melodrama fácil, chega a ser apático em muitos momentos. O filme dura mais do que deveria e Brad Pitt nem fede, nem cheira.

Veredito: sem sal, mas tem seus momentos.

Clint Eastwwod

4 A Troca
Changeling
Clint Eastwood, 2008

Basta Clint Eastwood ligar a câmera para chamarem seu novo filme de obra-prima. Às vezes, ele é (Gran Torino é, por exemplo). Outras vezes, está bem longe disso. A Troca não é um filme ruim, mas tem umas falhas imperdoáveis. A primeira é a montagem. As duas linhas narrativas funcionam bem, mas separadamente. Quando se juntam, enfraquecem. A cena mais importante do filme, em que um garoto revela a existência de um crime, simplesmente não funciona porque o menino é mal dirigido e não consegue dar credibilidade à sequência. Em outro momento, quando John Malkovich fala para Angelina Jolie, em boa performance, sobre a corrupção da polícia, o diálogo é ilustrado por uma “reconstituição” da ação dos policiais. Tipo assim, “Linha Direta”.

Veredito: básico, poderia ser melhor.

Stephen Daldry

3 O Leitor
The Reader
Stephen Daldry, 2008

Alguém me explica o que é que esse O Leitor tem para ser “tão bom”, como muita gente acha? Eu saí do cinema certo de que vi um dramalhão de quinta, que ainda tem a audácia de querer ser um filme importante, se apoiando num tema que abala geral, o Holocausto. Melhor seria ter parado no soft porn dos primeiros minutos, mas Stephen Daldry resolve levar a fundo sua trama maniqueísta, abarrotada de clichês e com um pequeno grande mistério mais fácil de se descobrir do que o Geninho no final do desenho da She-ra. A cena final, que pretende encerrar o filme com chave de ouro, ajuda a afundar tudo. E Kate Winslet, convenhamos, está caricata e mal maquiada.

Veredito: sofrível.

Matheus de Souza

2 Apenas o Fim
Apenas o Fim
Matheus Souza, 2008

Ouvimos muita besteira sobre este Apenas o Fim. Será que citar o Super Mario Bros., a Vovó Mafalda e mais uns 7 quilos e meio de referências representa uma geração? Será que fazer um filme de D.R., todo no bate-papo, basta para ser comparado à nostalgia sóbria de um Antes do Pôr-do-Sol ou ao repertório de experiências dos filmes do Domingos Oliveira? Bem, o longa do Matheus Souza é imensamente simpático, fácil e gostoso de assistir, só não é a salvação do cinema nacional. No mínimo uma pausa para respirar e dar umas risadinhas.

Veredito: bonitinho, mas ordinário.

Danny Boyle

1 Quem Quer Ser um Milionário?
Slumdog Millionaire
Danny Boyle, 2008

Taí um filme que dividiu as opiniões. Uns vêem um filme maniqueísta, um romance piegas, água-com-açúcar, com montagem de videoclipe para cooptar que vê muita televisão e dono de uma temática étnica oportunista. É uma visão exagerada, mas mais exagerada ainda é a opinião daqueles que acham que este filme uma pequena obra-prima, a primeira do mundo globalizado, com a Índia infestando Hollywood, uma odisséia de bom coração pronta para conquistar pela simplicidade, pureza e “fé”. É um trabalho, sim, agradável de se assistir, competente como entretenimento, mas raso, bobo, e, apenas, bonitinho – e não passa disso. Não merecia nenhum dos inacreditáveis oito Oscars que ganhou, apesar de que não há pecado algum em se fazer uma love story pop, né?

Veredito: não era pra tanto.

Mais do mesmo no meu twitter.

Comentários

comentários

108 comentários sobre “Top 5: mais superestimados do semestre 2009”

  1. Impressionante a sua capacidade de arruinar bons filmes, e cuspir em filmes excelentes! Acho que algumas vezes é necessário pensar um pouco para entender a proposta de alguns filmes, e não é o caso de muitas pessoas, que acabam passando completamente cluless pela vida…

  2. Nostalgis sóbria de antes do pôr do sol ?
    Isso foi uma piada ?
    O cara detona com filmes maravilhosos e enche a bola de um filme tosco como aquela estórinha medíocre que acaba num péssimo cantarolar e um trouxa a ouvi-lá.

  3. É até que enfim alguêm disse o que eu queria ouvir sobre Button. Realmente o filmem é imprissionante mas ao mesmo tempo cansativo, quase três horas de filme tem que ter mais ação ou mais suspense, o filme começou e já sabiamos o que ia acontecer com Button. Gostaria mais do filme se menor ele fosse.

  4. o fIlme “O leitor” é excelente!!! ao contrário das muitas críticas aclamadas…A mensagem que o filme transmite é de real interesse na sociedade, pois menciona , o analfabetismo..que ainda assola nosso país…na minha opinião esse filme é uma lição de superação…

    30/06/2009 @ 17:16

  5. O que eu acho, é que as pessoas esqueceram que o cinema é um entretenimento, do qual podemos tirar alguma vantagem cultural. E olhando por esse ângulo, cada qual cumpre com o seu papel. Talvez meio bizarro; meio esquisofrênico, mas tem sua importância. O que devemos é ser menos críticos. É o que faz o cinema ser uma máquina tão poderosa nos EUA. Cada povo com sua cultura….

  6. Não sou entendida em filmes, mas como mera espectadora adorei a troca, chorei muito com a interpretação de angelina Jolie e saber que tudo aquilo foi real,pra mim tornou o filme fantastico.

  7. Eu acho que é ridículo quando as pessoas querem sempre ser do contra.. não gostou dos filmes?? Beleza.. só poste a sua opinião.. agora, ficar falando que “apesar de ter sido superestimado, é ruim nisso e naquilo”.. pô, tenha paciencia..
    Eu quero é ver se esse tipo de gente tem capacidade pra fazer um filme melhor que esses aí. Vai ser cineasta ao invés de ficar aí na cadeira criticando os outros, que a propósito, nem sabem que vc existe!

  8. Acho tremendamente de mau gosto fazer comentários a estes filmes,pois querendo ou não milhões no mundo e a grande parte das pessoas que assistiram a estes filmes gostoram e adoraram muito,discordo totalmente de sua opinião se for ver o que tem de continuação e filmes sem o menor sal ou algum filme com um roteiro razoável,nos dias de hoje,tá difícil,mas fazer comentários de filmes de boa qualidade e bons atores,fora o outro filme que ébaseado em fatos veridícos;Ai você não tem é assunto pra falar e comentar e quanto a um filme estrangeiro ganhar o oscar até isso você critica porra que tipo de comentarista de merda você é!!!!!!!!!

  9. Acho tremendamente de mau gosto fazer comentários a estes filmes,pois querendo ou não milhões no mundo e a grande parte das pessoas que assistiram a estes filmes gostoram e adoraram muito,discordo totalmente de sua opinião se for ver o que tem de continuação e filmes sem o menor sal ou algum filme com um roteiro razoável,nos dias de hoje,tá difícil,mas fazer comentários de filmes de boa qualidade e bons atores,fora o outro filme que ébaseado em fatos veridícos;Ai você não tem é assunto pra falar e comentar e quanto a um filme estrangeiro ganhar o oscar até isso você critica porra que tipo de comentarista de merda você é!!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *