David Fincher

5 O Curioso Caso de Benjamin Button
The Curious Case of Benjamin Button
David Fincher, 2008

David Fincher sempre dividiu opiniões, mas depois de Zodíaco parecia ter caído nas graças de um público inteligente e da crítica que odeia Clube da Luta. Tudo era novo: a narrativa, a câmera belíssima, a temática. Benjamin Button seria a prova dos nove. E Fincher passou no teste: sua adaptação do conto fantástico de F. Scott Fitzgerald foi reconhecida no Oscar (11 indicações) e terminou elogiada por quase todo mundo. Mas não é bem tudo isso. O diretor adota um tom que, se não cai no melodrama fácil, chega a ser apático em muitos momentos. O filme dura mais do que deveria e Brad Pitt nem fede, nem cheira.

Veredito: sem sal, mas tem seus momentos.

Clint Eastwwod

4 A Troca
Changeling
Clint Eastwood, 2008

Basta Clint Eastwood ligar a câmera para chamarem seu novo filme de obra-prima. Às vezes, ele é (Gran Torino é, por exemplo). Outras vezes, está bem longe disso. A Troca não é um filme ruim, mas tem umas falhas imperdoáveis. A primeira é a montagem. As duas linhas narrativas funcionam bem, mas separadamente. Quando se juntam, enfraquecem. A cena mais importante do filme, em que um garoto revela a existência de um crime, simplesmente não funciona porque o menino é mal dirigido e não consegue dar credibilidade à sequência. Em outro momento, quando John Malkovich fala para Angelina Jolie, em boa performance, sobre a corrupção da polícia, o diálogo é ilustrado por uma “reconstituição” da ação dos policiais. Tipo assim, “Linha Direta”.

Veredito: básico, poderia ser melhor.

Stephen Daldry

3 O Leitor
The Reader
Stephen Daldry, 2008

Alguém me explica o que é que esse O Leitor tem para ser “tão bom”, como muita gente acha? Eu saí do cinema certo de que vi um dramalhão de quinta, que ainda tem a audácia de querer ser um filme importante, se apoiando num tema que abala geral, o Holocausto. Melhor seria ter parado no soft porn dos primeiros minutos, mas Stephen Daldry resolve levar a fundo sua trama maniqueísta, abarrotada de clichês e com um pequeno grande mistério mais fácil de se descobrir do que o Geninho no final do desenho da She-ra. A cena final, que pretende encerrar o filme com chave de ouro, ajuda a afundar tudo. E Kate Winslet, convenhamos, está caricata e mal maquiada.

Veredito: sofrível.

Matheus de Souza

2 Apenas o Fim
Apenas o Fim
Matheus Souza, 2008

Ouvimos muita besteira sobre este Apenas o Fim. Será que citar o Super Mario Bros., a Vovó Mafalda e mais uns 7 quilos e meio de referências representa uma geração? Será que fazer um filme de D.R., todo no bate-papo, basta para ser comparado à nostalgia sóbria de um Antes do Pôr-do-Sol ou ao repertório de experiências dos filmes do Domingos Oliveira? Bem, o longa do Matheus Souza é imensamente simpático, fácil e gostoso de assistir, só não é a salvação do cinema nacional. No mínimo uma pausa para respirar e dar umas risadinhas.

Veredito: bonitinho, mas ordinário.

Danny Boyle

1 Quem Quer Ser um Milionário?
Slumdog Millionaire
Danny Boyle, 2008

Taí um filme que dividiu as opiniões. Uns vêem um filme maniqueísta, um romance piegas, água-com-açúcar, com montagem de videoclipe para cooptar que vê muita televisão e dono de uma temática étnica oportunista. É uma visão exagerada, mas mais exagerada ainda é a opinião daqueles que acham que este filme uma pequena obra-prima, a primeira do mundo globalizado, com a Índia infestando Hollywood, uma odisséia de bom coração pronta para conquistar pela simplicidade, pureza e “fé”. É um trabalho, sim, agradável de se assistir, competente como entretenimento, mas raso, bobo, e, apenas, bonitinho – e não passa disso. Não merecia nenhum dos inacreditáveis oito Oscars que ganhou, apesar de que não há pecado algum em se fazer uma love story pop, né?

Veredito: não era pra tanto.

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Comentários

comentários

108 comentários sobre “Top 5: mais superestimados do semestre 2009”

  1. O que falta a esse tal de chico é sensibilidade para a sutileza e a delicadeza que é o filme O Leitor, o único que assisti dessa lista. Dizer que a interpretação de Kate Winslet é caricata já é um indício de que esse tipo de filme não é para um público como ele.

  2. Concordo c/ A Troca…pois é uma historinha muito batida
    porém O Curioso Caso…é muito bom sim,pois foge do dramalhão,tendo cenas engraçadas e a grande Cate Blanchet otima como sempre,e o Brad tá legal sim,dá muito trabalho(caso vc não saiba)interpretar um criança sendo adulto e ele fez isso muito bem além do resto
    Já O Leitor…vc viu o filme mesmo?pois a Kate Winslet tá muito bem no filme(o q significa Oscar de melhor atriz),realmente não tem nenhum suspense,mas é muito bem desenvolvida a história(bem psicologica sabe?)e tem Ralph Finnes brilhante,nem precisa falar(seus olhares falam por si só)
    sinto muito mais suas criticas talves sirvam pra quem gosta de “filme pipoca” e não de filmes pra serem analisados ou pensados

  3. vou logo dizendo que não sou crítica de cinema, nem cinéfila, nem nada disso.
    cinema, para mim, é puro entretenimento. o que não significa que eu vá correndo assistir à estréia de transformers, ou coisa do tipo.
    só tenho uma pergunta a fazer: se eu acho filme x ou y excelentes, por que diabos o meu vizinho não pode achá-los péssimos e não-assistíveis?
    estamos ou não a expressar livremente nossas opiniões?

  4. Ok, “Benjamin Button” deixou a desejar. Mas dizer que “O Leitor” é um “dramalhão de quinta” não é exagero? E “Quem quer ser um milionário?” pode não ser uma obra-prima, mas é um ótimo filme.
    Agora, diga-me, Chico, qual seria, na sua opinião, um bom exemplar da safra 2008/2009: “Transformers 2”?

  5. Poxa, legal.. as opinioes do chico divergem de todas que eu havia escutado, principalmente referente ao Curioso Caso. Particularmente, fiquei na torcida para ele levar todas as estatuetas, me emocionei muito. Já o leitor na época eu gostei bastante, agora atualemnte já naum sei se era para tanto. Os outros eu não vi.. só duas observações: eu adorei o Gran torino, mas foi muito mais fácil encontrar pessoas que detestaram… rsrs e a segunda observação é que o Benjamim button foi indicado para 13 estatuetas e não 11 como foi dito nos textos do chico. Não li todos os comentários então se alguem já tiver dado esse toque me ignorem
    abraço

  6. Cis, concordo totalmente!
    Superestimada é sua avaliação dos filmes mesmo.
    Não é pq vc nao gostou dos filmes ou nao os entendeu não quer dizer que não sejam bons ou que outras pessoas não gostem.
    Cada um com a sua opinião.
    Gostei mto d Angelina Jolie em “A troca” e é de fácil compreenssão e uma boa narrativa.
    Adorei “O curioso caso de Benjamim Button” e os outros não vi.

  7. Nunca fui muito com a cara de filmes que ganham Oscars. Na verdade, quando sei que um filme ganhou o Oscar, já vou assistir meio cabreira, porque sei que não vou gostar.

    Destes que você comentou, só não assisti o brasileiro. Quanto aos outros, concordo plenamente. E eu até li o livro d’O Leitor, porque, se era tão bom, então o livro seria melhor ainda. Li, e me arrependi. Depois, fui ver o filme; e continuei sem entender o que esse povo viu de tão bom nesse filme. A nudez desnecesária certamente tirou alguns pontos para mim.

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