Na próxima terça-feira, dia 29, o Filmes do Chico completa 10 anos de idade. Para festejar o aniversário, eu planejei algumas atividades. Ao longo das próximas duas semanas, surgirão listinhas de dez mais que cobrem este período de existência do blogue. A comemoração começa com um lista diferente das que virão. No fim do ano passado, convidei mais de 100 pessoas (críticos, cineastas, jornalistas, blogueiros, profissionais de cinema, acadêmicos e cinéfilos) para eleger seus dez melhores filmes. O resultado está abaixo. Aqui, vocês podem checar a lista de cada um.

Asas do Desejo, O Demônio das Onze Horas, Cantando na Chuva, O Ano Passado em Marienbad

50 Asas do Desejo
[Der Himmel über Berlin, Wim Wenders, 1987]
30 pontos, 6 votos, 1 pole

49 O Demônio das Onze Horas
[Pierrot le Fou, Jean-Luc Godard, 1965]
30 pontos, 7 votos

48 Cantando na Chuva
[Singin’ in the Rain, Gene Kelly & Stanley Donen, 1952]
31 pontos, 5 votos

47 O Ano Passado Em Marienbad
[L’Année Dernière à Marienbad, Alain Resnais, 1961]
31 pontos, 5 votos, 1 pole

Era Uma Vez no Oeste, Hiroshima Meu Amor, Morangos Silvestres, Terra em Transe

46 Era uma Vez no Oeste
[C’era una Volta il West , Sergio Leone, 1968]
31 pontos, 6 votos, 1 pole

45 Morangos Silvestres
[Smultronstället, Ingmar Bergman, 1957]
32 pontos, 4 votos

44 Hiroshima, Meu Amor
[Hiroshima, Mon Amour, Alain Resnais, 1959]
33 pontos, 6 votos

43 Terra em Transe
[Terra em Transe, Glauber Rocha, 1967]
33 pontos, 7 votos

O Poderoso Chefão Parte II, Rocco e Seus Irmãos, Psicose, Era Uma Vez na América

42 O Poderoso Chefão – Parte II
[The Godfather – Part II, Francis Ford Coppola, 1974]
34 pontos, 4 votos

41 Psicose
[Psycho, Alfred Hitchcock, 1960]
34 pontos, 4 votos, 1 pole

40 Rocco e Seus Irmãos
[Rocco i suo Fratelli, Luchino Visconti, 1960]
34 pontos, 5 votos

39 Era Uma Vez na América
[Once Upon a Time in America, Sergio Leone, 1984]
34 pontos, 7 votos, 1 pole

Cidade de Deus, Casablanca, O Império Contra-Ataca, Gritos e Sussurros

38 Cidade de Deus
[Cidade de Deus, Fernando Meirelles, 2002]
34 pontos, 9 votos

37 Casablanca
[Casablanca, Michael Curtiz, 1942]
35 pontos, 5 votos, 1 pole

36 O Império Contra-Ataca
[The Empire Strike Back, Irwin Kerschner, 1980]
35 pontos, 6 votos

35 Gritos e Sussurros
[Viskningar och Rop, Ingmar Bergman, 1972]
35 pontos, 6 votos, 1 pole

Clamor do Sexo, Rastros de Ódio, A Paixão de Joana d'Arc, A Regra do Jogo

34 Clamor do Sexo
[Splendor in the Grass, Elia Kazan, 1961]
36 pontos, 5 votos, 1 pole

33 A Regra do Jogo
[La Règle du Jeu, Jean Renoir, 1939]
36 pontos, 7 votos

32 Rastros de Ódio
[The Searchers, John Ford, 1956]
39 pontos, 5 votos, 2 poles

31 A Paixão de Joana d’Arc
[La Passion de Jeanne d’Arc, Carl Th. Dreyer, 1928]
39 pontos, 7 votos, 1 pole

No Silêncio da Noite, Quanto Mais Quente Melhor, Onde Começa o Inferno, O Encouraçado Potemkin

30 No Silêncio da Noite
[In a Lonely Place, Nicholas Ray, 1950]
40 pontos, 5 votos, 1 pole

29 Quanto Mais Quente Melhor
[Some Like It Hot, Billy Wilder, 1959]
40 pontos, 7 votos, 1 pole

28 O Encouraçado Potemkim
[Bronenosets Potyomkin, Sergei Eisenstein, 1925]
41 pontos, 5 votos, 2 poles

27 Onde Começa o Inferno
[Rio Bravo, Howard Hawks, 1959]
41 pontos, 6 votos, 2 poles

Os Pássaros, Deus e o Diabo na Terra do Sol, O Iluminado, Era Uma Vez em Tóquio

26 Era uma Vez em Tóquio
[Tôkyô Monogatari, Yasujiro Ozu, 1953]
41 pontos, 7 votos

25 Os Pássaros
[The Birds, Alfred Hitchcock, 1963]
42 pontos, 6 votos, 1 poles

24 Deus e o Diabo na Terra do Sol
[Deus e o Diabo na Terra do Sol, Glauber Rocha, 1964]
42 pontos, 9 votos

23 O Iluminado
[The Shining, Stanley Kubrick, 1980]
44 pontos, 7 votos, 2 poles

Amor à Flor da Pele, O Leopardo, Persona, Cidade dos Sonhos

22 Amor à Flor da Pele
[Fa Yeung Nin Wa, Wong Kar-Wai, 2000]
46 pontos, 8 votos, 2 poles

21 O Leopardo
[Il Gattopardo, Luchino Visconti, 1963]
47 pontos, 7 votos

20 Persona
[Persona, Ingmar Bergman, 1966]
48 pontos, 8 votos, 1 poles

19 Cidade dos Sonhos
[Mulholland Dr., David Lynch, 2001]
48 pontos, 9 votos

Blade Runner, Amarcord, Tempos Modernos, Pulp Fiction

18 Blade Runner: O Caçador de Androides
[Blade Runner, Ridley Scott, 1982]
50 pontos, 8 votos, 1 pole

17 Amarcord
[Amarcord, Federico Fellini, 1973]
51 pontos, 9 votos

16 Tempos Modernos
[Modern Times, Charles Chaplin, 1936]
52 pontos, 10 votos, 1 pole

15 Tempo de Violência – Pulp Fiction
[Pulp Fiction, Quentin Tarantino, 1994]
52 pontos, 11 votos

Acossado, O Desprezo, Janela Indiscreta, Apocalypse Now

14 Acossado
[À Bout de Souffle, Jean-Luc Godard, 1959]
54 pontos, 8 votos, 1 pole

13 O Desprezo
[Le Mépris, Jean-Luc Godard, 1963]
56 pontos, 11 votos, 1 pole

12 Janela Indiscreta
[Rear Window, Alfred Hitchcock, 1954]
58 pontos, 9 votos, 1 pole

11 Apocalypse Now
[Apocalypse Now, Francis Ford Coppola, 1979]
59 pontos, 8 votos, 1 pole

O Atalante, Laranja Mecânica, 8 1/2, Aurora

10 O Atalante
[L’Atalante, Jean Vigo, 1934]
61 pontos, 8 votos, 3 poles

9 Laranja Mecânica
[A Clockwork Orange, Stanley Kubrick, 1971]
63 pontos, 13 votos, 2 poles

8
[, Federico Fellini, 1963]
65 pontos, 11 votos, 1 pole

7 Aurora
[Sunrise, F.W. Murnau, 1927]
67 pontos, 13 votos, 3 poles

Os Incompreendidos

6 Os Incompreendidos
[Les 400 Coups, François Truffaut, 1959]
84 pontos, 13 votos, 3 poles

2001: A Space Odissey

5 2001 – Uma Odisseia no Espaço
[2001: A Space Odissey, Stanley Kubrick, 1968]
89 pontos, 14 votos, 3 poles

Crepúsculo dos Deuses

4 Crepúsculo dos Deuses
[Sunset Blvd., Billy Wilder, 1950]
94 pontos, 16 votos, 2 poles

Um Corpo que Cai

3 Um Corpo que Cai
[Vertigo, Alfred Hitchcock, 1958]
160 pontos,  23 votos, 3 poles

O Poderoso Chefão

2 O Poderoso Chefão
[The Godfather, Francis Ford Coppola, 1972]
167 pontos, 24 votos, 7 poles

Cidadão Kane

1 Cidadão Kane
[Citizen Kane, Orson Welles, 1941]
180 pontos, 26 votos, 8 poles

A metodologia utilizada na eleição foi a seguinte: foi pedido para que cada votante enviasse os dez filmes em ordem de preferência. O primeiro recebeu 10 pontos, o segundo 9, o terceiro 8, e assim sucessivamente até o décimo ganhar 1 ponto. Algumas pessoas mandaram mais títulos, mas apenas os dez primeiros da lista foram considerados para a votação.

Fanpage do Filmes do Chico no Facebook.

Comentários

comentários

103 comentários sobre “Top 50 filmes de todos os tempos”

  1. Ótimas as listas. Senti falta de “Entrevista com o Vampiro”, estrelado pelo Tom Cruise e também de “Frankestein, de Mary Shelley” e do ótimo “O Cabo do Medo”, lembra?

  2. Muito legal a ideia, a lista ficou bem interessante.

    E só eu fiquei surpreso com a boa colocação de Mulholland Drive?

  3. Os próximos 50 filmes da lista seriam, pela ordem:

    Passageiro – Profissão Repórter, O
    Bandido da Luz Vermelha, O
    Taxi Driver
    Gabinete do Dr. Caligari, O
    Magnólia
    Noites de Cabíria
    Limite
    Aos Nossos Amores
    Mulher sob Influência, Uma
    Estrada da Vida, A
    E.T. – O Extra-terrestre
    Lawrence da Arábia
    Anjo Exterminador, O
    Luzes da Cidade
    Felicidade Não se Compra, A
    Morte em Veneza
    Palavra, A
    Meu Ódio Será Tua Herança
    Contos da Lua Vaga Depois da Chuva
    Três Homens em Conflito
    Festim Diabólico
    Homem com uma Câmera, O
    Fanny e Alexander
    Stalker
    Verdades e Mentiras
    Carta, A
    Sete Samurais, Os
    De Olhos Bem Fechados
    Sétimo Selo, O
    Rosa Púrpura do Cairo, A
    Caixa de Pandora, A
    Masculino–Feminino
    Curtindo a Vida Adoidado
    Roma, Cidade Aberta
    Eles Vivem
    Harry & Sally – Feitos Um Para o Outro
    Mulher para Dois, Uma
    Filme Socialismo
    Tudo Sobre a Minha Mãe
    Marca da Maldade, A
    Close-Up
    Matrix
    Faces
    Eu, um Negro
    Mulher de Todos, A
    Viagem de Chihiro, A
    Videodrome
    Dois Destinos
    Pai e Filha (2000)
    Passion

        1. “Uma Mente Brilhante”, “O Gênio Indomável” tem outros filmes mais recentes que deveriam estar nesta lista, acho que privilegiaram muito a idade do filme….

          1. Olha Eduardo, eu não sou um grande fã de “Uma Mente Brilhante”. “Gênio Indomável”, eu gosto, mas prefiro outros filmes do Gus Van Sant.

  4. tem algo que eu sempre quis saber dos críticos de cinema: pq nas listas de melhores filmes predominam os filmes antigos? Eles são realmente melhores ou ganham pontos a mais por terem sido feitos antes? E se realmente são melhores, pq os diretores de hoje em dia não conseguem alcançar o msm nível? Desculpa….não sei se é apropriado fazer esse tipo de pergunta nos comentário….é que é uma curiosidade que sempre tive desde que comecei a me interessar um pouco mais por cinema…

    1. Lucas, há várias respostas para essa pergunta. Acho que os filmes antigos saem na frente porque inauguram linguagem, experimentos, tipos de cinema e terminam influenciando muito do que é feito hoje em dia. Outro motivos é que as pessoas talvez acreditem que é preciso de um tempo razoável para que um filme possa ser considerado um dos melhores de todos os tempos.

      1. Na minha modesta opinião, os filmes antigos em geral sao melhores sim, porque, como voce disse, inauguraram linguagens, romperam barreiras, criaram legioes de fãs. Mas acho que faltou um filme aí, dos mais novos, O Senhor dos Anéis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *