A Centopeia Humana

Tá vendo a primeira imagem que ilustra este texto? Pois é, ela descreve o principal tema de A Centopeia Humana, o experimento macabro de um cientista maluco que tinha como sonho unir três pessoas numa só criatura, costurando suas bocas com o que você já deve imaginar. Confesso que nunca havia lido uma linha sobre a existência deste filme até que, cinco dias atrás, um amigo me falou sobre ele. Resolvi procurar o longa do holandês do Tom Six na internet porque imaginei que vê-lo seria uma experiência minimamente curiosa.

No entanto, me deparei com um longa que não se resolve, o que me convence que o cineasta resolveu fazer o filme para faturar em cima do grotesco sem sujar as mãos. Para um projeto com uma proposta tão bizarra, esperava-se que o tom dessa proposta fosse incorporado ao filme, mas não. O longa é, guardando as devidas proporções, quase asséptico visualmente. As grosserias não surgem em imagens fortes, mas em palavras. Pode-se dizer que A Centopeia Humana é quase que um filme de ideias. Ideias toscas, grotescas, mas executadas numa espécie de escatologia oral.

Tom Six parece mesmo ter se acovardado diante da “radicalidade” de seu projeto, inserindo cenas de um humor rasteiro em meio à narrativa de filme de tortura, talvez para amenizar o tom. Deu até saudade de filmes que eu detesto, como Jogos Mortais. O resultado é que seu longa é apenas ridículo e gratuito, já que não chega realmente a chamar a atenção. Enoja, sim, mas só um pouquinho. É uma bobagem feita para ser vendida pelo efeito de choque e a prova de que nós chegamos ao fundo do poço: não se faz mais nem filme ruim como antigamente.

A Centopeia Humana Estrelinha
[The Human Centipede (First Sequence), Tom Six, 2009]

Comentários

comentários

10 thoughts on “A Centopeia Humana”

  1. Filme nojento,só pode ter saído de uma mente nazista e doente.Esse tipo de psicopatia deveria ser detectado melhor acompanhado pela sociedade,existem muitos remanescentes deste regime espalhados pelo mundo e tudo que eles querem é glória por atrocidades como estas o filme nada mais é do que uma pessoa grudada na outra,coma boca no ânus da outra.(PONTO MESMO ACABOU O FILME) Não tem enredo nem coisa alguma além de uma mente nojenta como já ouvimos falar, fazendo esperiências.Eles estão sempre buscando a glória como aliás todo psicopata faz. NUNCA MAIS ASSISTO UM FILME DESTE NAZISTA NOJENTO.

  2. Tom Six deveria ser preso por medida cautelar… soh uma mente muito doente pra ter uma idéia dessa e ainda por cima projeta-la para que o mundo possa ve-la.

  3. Bom,
    Eu não sei o que veio primeiro, mas lembro de ter visto esse exato desenho (três pessoas costuradas uma à outra) num episódio de South Park, onde eles fazem uma sátira com Steve Jobs. Jobs, ao que parecia, estava tentando criar uma centopeia humana, dessa mesma forma. Não sei se essas duas coisas tem alguma semelhança entre si, ou se o próprio conceito de centopeia humana já existia antes disso, mas o fato é que não parece ser mera coincidência.
    vejamos a imagem: https://www.google.com.br/search?q=steve+jobs+centopeia&hl=pt-BR&qscrl=1&rlz=1T4GGNI_pt-BRBR512BR513&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=–CJUe-pNYyu8QSQ8YGABw&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1366&bih=616#imgrc=pbZngl1vDAmSUM%3A%3B4RgTY7uXlFLcvM%3Bhttp%253A%252F%252Fmacmais.com.br%252Fwp-content%252Fuploads%252F2011%252F04%252FhumancentiPad.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fmacmais.com.br%252Ftag%252Fcentopeia-humana%252F%3B500%3B263

  4. Eu gostei do filme, e tem o dois também, no dois ele retrata o primeiro como uma película mesmo. Agora falaram que estão fazendo o 3 que vai ser gravado nos USA.

  5. Centopeia Humana 1 muito bom , é uma idéia de doido mesmo mas é legal de ver, Centopeia Humana 2 hiper trash bem nojento mas eu curti, é doentio? sim é bem doentia a idéia mas fazer o que?! eu curto filmes trash mas tem que ter estômago!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *