Metade de 2009 já passou e deixou alguns filmes dignos de (boa) nota. Meus dez favoritos estão relacionados aqui. Pensei em listar uns vinte, mas não consegui chegar aos quinze, forçando um pouco a barra. Então, parei nos dez mesmo. Agora é esperar que a segunda metade do ano traga filmes ainda melhores e que as distribuidoras tomem vergonha na cara e lancem Deixe Ela Entrar, À Prova de Morte e Sonata de Tóquio.

Man on Wire

10 O Equilibrista
Man on Wire
James Marsh, 2008

O Equilibrista é um documentário à moda antiga, sem o ranço atual de fazer o narrador interferir na narrativa. É essa simplicidade que faz o espectador se envolver com sua história, naturalmente atraente. O grande trunfo do diretor foi limitar as entrevistas do personagem principal porque sua tendência a se considerar um astro poderia comprometer o filme.

Há Tanto Tempo que te Amo

9 Há Tanto Tempo que te Amo
Il y a Longtemps que je t’Aime
Philippe Claudel, 2008

Claudel constrói sua história com simplicidade, evitando a maneira mais fácil de se contar um segredo. O roteiro impressiona porque, ao mesmo tempo em que apresenta um complexo nível de elaboração ao revelar o passado da protagonista em goles mínimos, quase que por acaso, consegue fazer essas revelações brotarem com uma espontaneidade invejável.

Craig Gillespie

8 A Garota Ideal
Lars and the Real Girl
Craig Gillespie, 2007

Primeiro: mesmo com um tema arriscado, não trata o espectador de maneira simplista, fugindo da decisão fácil de partir para a comédia idiota, que anda na moda, e evitando ao mesmo tempo outro lugar comum do cinema indie, um certo namoro com o grotesco, tentando vender o filme pelo esquisito, como faz boa parte da produção independente.

Frost/Nixon

7 Frost/Nixon
Frost/Nixon
Ron Howard, 2008

Howard estrutura seu longa como um filme documental, em ordem cronológica devidamente explicitada e com intervenções em que os atores, na pele de seus personagens, avaliam e explicam contextos e bastidores. Nada é exatamente original, mas cada parte funciona perfeitamente e resulta num filme coordenado com segurança e um talento inédito ao diretor.

Gus Van Sant

6 Milk
Milk
Gus Van Sant, 2008

A estrela do filme é o roteiro. O novato consegue não ser panfletário ao defender um militante gay iconizado. O tratamento dá a Milk um espírito universal. O trabalho de Sean Penn, por sinal, é comovente. Ele consegue equilibrar a fragilidade do protagonista em sua vida doméstica com os arroubos de fortaleza de sua persona pública.

Laurent Cantet

5 Entre os Muros da Escola
Entre les Murs
Laurent Cantet, 2008

É justamente por se afastar dos modelos tradicionais de narrativa (seja no gênero ou fora dele) que o filme se torna tão interessante. À medida em que quem assiste percebe esse liberdade (mesmo que vigiada de longe), ver o filme se torna uma experiência muito mais próxima da realidade, onde o imprevisto dita as regras.

JJ Abrams

4 Star Trek
Star Trek
J.J.Abrams, 2009

A estética nunca está em primeiro plano. Sempre é coadjuvante de intérpretes e do roteiro, o grande interesse de Abrams. O diretor nunca está interessado em desfilar referências nem nunca se escora na mitologia da série. Para ele, foi muito mais importante estabelecer uma história independente, redonda, mas que saiba ser fiel ao universo que audaciosamente resolveu invadir.

Christophe Honoré

3 A Bela Junie
La Belle Personne
Christophe Honoré, 2008

Parece menos ambicioso do que os anteriores, mas é apenas um reflexo da coerência com seu universo principal, o de um grupo de jovens estudantes. Honoré desenha neles os futuros personagens de seus longas adultos. Seus dilemas e paixões surgem mais ingênuos e instintivos, mas não menos insinuantes.

Clint Eastwood

2 Gran Torino
Gran Torino
Clint Eastwood, 2008

Walt Kowalski representa a Velha América, mas não em tom saudosista ou celebratório. Pelo contrário. O personagem de Clint é o de um homem que não tem o menor pudor de ser racista, que se alimenta do próprio rancor, um cara agressivo que vive do (e no) passado. É a Velha América, mas a Velha América falida, de orgulho ferido e refém do resto do mundo e do próprio passar do tempo, que a fez desmoronar.

O Lutador

1 O Lutador
The Wrestler
Darren Aronofsky, 2008

Não há uma só palavra no filme sobre a aparência de Randy. Mas é justamente este visual, o de um homem que abriu mão de todo o resto para investir na expansão de sua massa muscular, que motiva e justifica O Lutador. O filme só existe porque seu corpo decadente é reflexo de suas escolhas. E o personagem sabe muito bem disso. Randy é um homem consciente da exaustão de seu corpo, de sua decadência como atleta, que decide tentar preservar o que resta de sua carcaça.

Rapidinhas de cinema no meu twitter.

58 thoughts on “Top 10: melhores do semestre 2009”

  1. I might ought to check with an individual here. Which can be not necessarily something I normally complete! I love examining any content that can find visitors to consider. In addition, thank you with regard to making it possible for myself to thoughts!

  2. I tend not to leave a bunch of responses, but I read a ton of comments on top 10: melhores filmes do semestre – Filmes do Chico. I do have 2 questions for you if you don’t mind. Could it be simply me or do a few of these remarks come across like they are written by brain dead people? 😛 And, if you are posting on additional places, I’d like to follow you. Could you make a list of all of your social networking sites like your Facebook page, twitter feed, or linkedin profile?

  3. When I originally commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and now each time a comment is added I get several emails with the same comment. Is there any way you can remove me from that service? Appreciate it!

  4. I haven’t checked in here for a while since I thought it was getting boring, but the last several posts are good quality so I guess I will add you back to my everyday bloglist. You deserve it my friend 🙂

  5. Great paintings! That is the type of info that are meant to be shared around the internet. Shame on the search engines for not positioning this publish upper! Come on over and consult with my site . Thanks =)

  6. Today, I went to the beachfront with my children. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She placed the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear. She never wants to go back! LoL I know this is totally off topic but I had to tell someone!

  7. Concordo inteiramente com os dois primeiros colocados da lista, “O Lutador” e “Gran Torino” são dois filmaços.
    Mas “Entre os Muros da Escola” é muito meia-boca, muito lugar comum, não traz nada de novo.

    abs
    Marcelo

  8. Dos que estão aí vi:
    Gran Torino
    O Lutador
    A Bela Junie
    Milk

    Todos mto recomendados…e tô muito afim de ver o Frost / Nixon e A Garota Ideal (pelo que li, parece ser uma comédia á lá Woody Allen)

    Passo no Star Trek…..nunca gostei da série. Sou Star Wars, trekkie!

    hehehehe

    Abraço!

  9. Oi, Chico. Desses aí, não votaria de jeito nenhum em “O equilibrista”. Achei que o documentário tem uma premissa estupenda e um desenvolvimento enfadonho. Daria um excelente curta.
    Abração

  10. Chico,
    não conhecia seu site, mas, agora que topei com ele, entrou para meus favoritos.
    Gostei muito de sua lista, principalmente pela coragem de ser rigoroso e evitar a inclusão dos filmes da moda, só porque todo mundo gostou deles. Louvável também a ausência de preconceitos contra qualquer gênero ou tipo de produção – que poderiam levar à exclusão de documentários e grandes produções hollywoodianas, por exemplo, como acontece em muitas listinhas acéfalas que a gente vê por aí.
    Posso até discordar de sua seleção em alguns casos, mas admiro sua postura – a qual, aliás, em nada lembra a ditadura, a que, estranha e equivocadamente, Fallen se refere. Ter opinião própria não é ser ditador; apostar num suposto democratismo – a votação dos internautas, como sugere Fallen – é que me cheira a patrulhamento ideológico: “só posso gostar daquilo que a maioria gosta”.

  11. Cleber, não entendi a lógica do seu comentário.

    Acho “Benjamin Button” bom, mas nada além disso, Valeria.

    Clodoaldo, ” A Partida”, não? Gostei do filme, quase entrou na lista.

    “Watchmen”, eu acho meia-boca.

  12. Desses da lista só assisti O lutador, eu não gostei. Acho que é filme para homens. Achei o personagem muito egoísta, que abandona tudo só para se satisfazer a si, depois que vê que já deu o que tinha que dar, vai atrás das pessoas porque não quer ficar sozinho.

    😛

  13. Concordo com o Gian. e o maravilhoso “O Curioso Caso de Benjamim Button”? Que filme lindo!!!!
    que fotografias, e a maquiagem? tudo de bom, este filme.
    Quanto ao MILK, quando chegar na minha cidade (Patos de Minas-MG), quero assistir. E viva a 7ª Arte.

  14. Olha gostei muito da sua lista, porem faltou o filme “A partir” ganhador do oscar de melhor filme estrangeiro na academia titulo original “OKURIBITO”, o melhor filme que assisti este ano.

  15. Eu sou uma louca que acha que esteve em campo de concentração na vida anterior. Só “O Pianista” eu assisti 4 vezes! A Escolha de Sofia, Lista de Schindler, Der Untergang, Holocausto, La Vita é Bella, Império do Sol, O Resgate do Soldado Ryan, “you name it”! Mas gostei muito do Gran Torino. Aquele homem (Clint) parece vinho! Milk me incomodou. Viceralmente.

  16. Desses por enquanto só vi Star Trek, que por sinal foi muito bom!! Adorei a maneira como permitiram novas aventuras (e características) nos personagens… mundos paralelos, claro!! e a saga continua..

    não sei se sabem, mas saiu um HQ com uma história de apresentaçao desse filme, entendendo como o Spock ‘antigo’ foi parar lá..

  17. VAMOS TER BOM SENSO GALERA, E LEVAR EM CONTA QUE CADA UM TEM SEU GOSTO E TEM SEU SENSO ANALÍTICO. TEM GENTE QUE ACHA QUE FILMES DO VAN DAME POR EXEMPLO MERECM OSCAR, E OUTROS NÃO. O QUE É INCONTESTÁVEL É A QUALIDADE DAS CENAS, DA FOTOGRAFIA, O CONTEXTO NO GERAL, ISSO SIM VALE A PENA DEBATER, MAS GOSTO, GOSTO É COMO AQUELE VELHO DITADO QUE ESCUTÁVAMOS DE NOSSOS AVÓS: “GOSTO É IGUAL A C* CADA UM TEM O SEU”

  18. Chico, excelente lista!
    Tirando o documentário, que não sou muito fã, os outros são excelentes.
    “Lars and the Real Girl” é muito bom mesmo! Quem não viu, vale a pena conferir.
    E até o fim do ano a lista aumenta, tomara que passe dos 20!
    Em outubro chega o novo do Hayao:”Ponyo”. Com certeza vai figurar na ponta das listas dos adoradores do bom cinema!
    Abraço!

  19. Chico, assisti o Filme MILK neste final de semana (11/07/09) em casa, antes de ter acesso a sua lista, pois, apenas tomei conhecimento da mesma hoje 13/07/09. Fiquei contente de ver que ele estava na sua lista. Achei um filme muito grandioso, abordando (naquela época) um assunto tão polêmico até os dias de hoje, e de forma muito delicada, sútil e inteligente. Ótimo filme. Abraço.

  20. Desses, só vi Gran Torino e Star Trek. Concordo com tudo sobre GT, e inclusive dei boas risadas, como um dos colegas comentou. Mas ST… pra mim, o que detonou esse que poderia ter sido um filme perfeito foi justamente a maneira como foi construído o Kirk. Num mundo onde humanos atingiram o ápice do desenvolvimento (inclusive social) o personagem destoa do universo ST e, não bastasse isso, ainda ficou MUITO caricato. A cena dele comendo maçã durante o teste me deu náuseas.

    Mas o site está de parabéns! Muito bom!

  21. O TOP 10 deveria passar por votação dos internautas. Por exemplo: O Lutador é um excelente filme, porém há outros que não merecem estar nesta lista de destaques.

    Muito fácil e simples fazer uma enquete no site…ditadura militar já passou, restaram apenas os arquivos: quem as pessoas insistem em guardar!

  22. É uma belezinha, Ailton. Mas acabei de ver um filme que entraria fácil nesta lista e que eu sei que vc adorou: “Lóki”.

    Marina, seja bem-vinda.

    Ulysses, eu achei “Wolverine” bem sem graça.

    Wallace, “Frost/Nixon” é um dos poucos filmes que entendem o que é TV.

    O que mais me tocou foi a melancolia do filme, Bruno.

  23. Gostei da seleção e das sinopses. Confesso que não assiti grande parte mas pretendo. Conhecia um pouco seu nome pelo twitter mas agora vou acompanhar por aqui também. Valeu!

  24. Bela lista! Não concordo só com FROST/NIXON, que acho um filme bonzinho, e superestimado.
    E acho que faltou FOI APENAS UM SONHO aí … de resto, O LUTADOR, MILK, ENTRE OS MUROS DA ESCOLA… todos também estariam numa lista minha.
    Ah, e a cada dia quero ver mais esse A GAROTA IDEAL…

  25. Alê, dá outra chance pro “A Bela Junie”… E acho que vc pode se surpreender com o “Star Trek”. “Frost/Nixon” é bem bom, apesar de ser do Ron Howard.

  26. Ótima lista! De todos os filmes, só não vi “Frost/Nixon” (o que lamento) e “Star Trek” (por desinteresse).
    Dos que vi, o único que não considero um grande filme é “A Bela Junie”, apesar de gostar muito dos outros trabalhos do Honoré.

  27. Thiago,eu acho “A Ordem da Fênix” o melhor filme de longe, mas é uma opinião minha.

    Bruno, “Gran Torino” até tem momentos cômicos, mas o filme é bem mais dramático do que comédia, não?

    Marcos, “Há Tanto Tempo” é muito bom. Vai ver logo.

    José, vc quer muito ver o “Star Trek”. E o fato de eu colocá-lo entre os melhores do semestre desestimulou vc? Hummm… estranho, né?

    Vitor, “Amantes” só não entrou na lista porque ainda não estreou oficialmente em circuito.

  28. Só estranhei AMANTES não está na lista. Você havia falado muito bem do filme, o que também concordo. Talvez ele fique para os melhores de 2009. Por sinal, a lista tá muito boa.

  29. Estava a fim de ver Star Trek, mas depois de ve-lo incluido nessa lista desisti…
    Se esses são os 10 melhores do semestre, imagine os piores, socorro!

  30. Caro Chico, fui ver Star Treck pensando em algo escapista, só pura diversão. Mas fui surpreendido: não esperava algo tão bom.Fiquei feliz por ele constar na sua lista. Gran Torino, O Lutador e Entre os Muros.. sem comentários!
    Os outros citados pretendo ver em breve, principalmente esse “Há tanto tempo que te amo”, cuja atriz eu já admiro há muito tempo.

  31. Não vi 5 desses 10! 🙁

    Dos que vi: Sou fã do Clint, mas GT funcionou mais como comédia do que como drama pra mim; O roteiro foi exatamente o que eu menos gostei em Milk; Frost/Nixon concordo com tudo; e Star Trek concordo com tudo e acho ainda melhor que The Wrestler.

  32. Olá! Não conhecia seu site até achar seu Twitter! Muito bom seu site, gostei mesmo. Comentando ali do HP, serio que você prefere o Ordem Da Fênix? É o livro mais chato e o filme mais diferente de todos, espero ansiosamente pelo enigma na proxima semana 😀 abr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *