A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou hoje os indicados ao Oscar. A grande mudança do ano foi uma lista com 9 indicados a melhor filme (pelas novas regras, o número de finalistas nesta categoria poderia variar de 5 a 10). Hugo, de Martin Scorsese, tem o maior número de indicações, 11, seguido pelo filme mudo, O Artista, com 10. Ambos fazem homenagem aos primeiros anos do cinema.
O Artista
A Árvore da Vida
Cavalo de Guerra
Os Descendentes
Histórias Cruzadas
O Homem que Mudou o Jogo
A Invenção de Hugo Cabret
Meia-Noite em Paris
Tão Forte e Tão Perto
Com 9 indicados em melhor filme, é difícil dizer que alguém ficou de fora, mas em vez da picaretagem Tão Forte e Tão Perto, que passou quase virgem pela temporada de precursores, a lista poderia ter O Espião que Sabia Demais, Tudo pelo Poder ou Os Homens que Não Amavam as Mulheres. Querer Drive, quase completamente ignorado entre os indicados, era demais. Aposto em O Artista.
Alexander Payne, Os Descendentes
Martin Scorsese, A Invenção de Hugo Cabret
Michel Hazanavicius, O Artista
Terrence Malick, A Árvore da Vida
Woody Allen, Meia-Noite em Paris
Na categoria de direção, a presença de Terrence Malick era a menos esperada, mas mesmo assim muita gente apostava em sua indicação. David Fincher, de Os Homens que Não Amavam as Mulheres, é a ausência mais sentida entre os que mais tinham chances. Nicolas Winding Refn, de Drive, seria um golpe de mestre. Steven Spielberg não teve fôlego pra chegar aqui. Aposto em Michel Hazanavicius.
Brad Pitt, O Homem que Mudou o Jogo
Demián Bichir, A Better Life
Gary Oldman, O Espião que Sabia Demais
George Clooney, Os Descendentes
Jean Dujardin, O Artista
A grande surpresa, claro, foi Demián Bichir, que já tinha conseguido uma indicação do SAG e repetiu o feito aqui. Mas esta surpresa custou a vaga de Michael Fassbender, por Shame, uma grande interpretação, ignorada. Leonardo Di Caprio, mesmo com indicações ao SAG e ao Globo de Ouro, sofreu com a recepção fraca a J. Edgar e não é finalista. A boa notícia é que Gary Oldman, que vinha sendo ignorado pela crítica, mas ganhou um grande força com o Bafta, conseguiu entrar na lista. Infelizmente, Ryan Gosling chegou à reta final com votos divididos, Drive e Tudo pelo Poder, e sem fortes precursores. Aposto em George Clooney.
Glenn Close, Albert Nobbs
Meryl Streep, A Dama de Ferro
Michelle Williams, Sete Dias com Marilyn
Rooney Mara, Os Homens que Não Amavam as Mulheres
Viola Davis, Histórias Cruzadas
Esta categoria parecia fechada, mas só quatro das favoritas entraram. Rooney Mara é uma bela indicação surpresa, mas custou a vaga de Tilda Swinton. E o Oscar perdeu a chance de apostar no novo, ignorando Elisabeth Olsen de Martha Marcy May Marlene. Aposto em Meryl Streep.
Christopher Plummer, Toda Forma de Amor
Jonah Hill, O Homem que Mudou o Jogo
Kenneth Branagh, Sete Dias com Marilyn
Max Von Sydow, Tão Forte e Tão Perto
Nick Nolte, Guerreiro
Aqui, a grande ausência foi Albert Brooks em Drive, embora a performance não tenha me animado. Ele começou a corrida super prestigiado, mas falhou no SAG. Abriu espaço para o papel Oscar bait de Max Von Sydow em Tão Forte e Tão Perto, que não é tão ruim quanto O Leitor, mas é um belo de um engana-trouxa. Ainda bem que não forçaram a barra para indicar Armie Hammer em J. Edgar. Aposto em Christopher Plummer.
Bérénice Bejo, O Artista
Jessica Chastain, Histórias Cruzadas
Janet McTeer, Albert Nobbs
Melissa McCarthy, Missão Madrinha de Casamento
Octavia Spencer, Histórias Cruzadas
Aqui não tinha como fugir. Seis atrizes chegaram fortes ao final da corrida. Uma teria que sair. No caso, foi a novata Shailene Woodley quem saiu perdendo. Janet McTeer se beneficiou daquela ideia que o Oscar tem de que indicar “duplas” é muito bom, além de ser uma atriz respeitada e já indicada, e a popularidade de Melissa McCarthy na TV ppesou mais. Carey Mulligan, muito bem em Shame, e Vanessa Redgrave, em Coriolanus, foram as outras esnobadas. Aposto, infelizmente, na interpretação-fórmula de Octaviua Spencer.
Annie Mumolo e Kristen Wiig, Missão Madrinha de Casamento
Asghar Farhadi, A Separação
J.C. Chandor, Margin Call
Michel Hazanavicius, O Artista
Woody Allen, Meia-Noite em Paris
Apostei numa indicação surpresa de Margin Call e deu certo. Por conta disso, O Abrigo, Win Win e 50/50 ficaram de fora. É ótimo ver A Separação na lista. O prêmio deve ficar entre Hazanavicius e Woody Allen, tendência para o último.
Alexander Payne, Nat Faxon, Jim Rash, Os Descendentes
Bridget O’Connor, Peter Straughan, O Espião que Sabia Demais
George Clooney, Grant Heslov, Beau Willimon, Tudo Pelo Poder
John Logan, A Invenção de Hugo Cabret
Aaron Sorkin, Stan Chervin e Steven Zaillian, O Homem que Mudou o Jogo
A esnobada no fraquíssimo Histórias Cruzadas abriu espaço para a única e merecida indicação para Tudo pelo Poder. Os Descendentes deve vencer aqui sem problemas.
filme estrangeiro
Bullhead (Bélgica)
Footnote (Israel)
In Darkness (Polônia)
Monsieur Lazhar (Canadá)
A Separação (Irã)
animação
Um Gato em Paris
Chico & Rita
Kung Fu Panda 2
Gato de Botas
Rango
fotografia
Emmanuel Lubezki, A Árvore da Vida
Guillaume Schiffman, O Artista
Janusz Kaminski, Cavalo de Guerra
Jeff Cronenweth, Os Homens que Não Amavam as Mulheres
Robert Richardson, Hugo
montagem
O Artista
Os Descendentes
O Homem que Mudou o Jogo
Os Homens que Não Amavam as Mulheres
A Invenção de Hugo Cabret
direção de arte
O Artista
Cavalo de Guerra
Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2
A Invenção de Hugo Cabret
Meia-Noite em Paris
figurino
Anônimo
O Artista
A Invenção de Hugo Cabret
Jane Eyre
W.E.
maquiagem
Albert Nobbs
A Dama de Ferro
Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2
trilha sonora
Alberto Iglesias, O Espião que Sabia Demais
Howard Shore, Hugo
John Williams, Cavalo de Guerra
John Williams, As Aventuras de Tintim
Ludovic Bource, O Artista
canção
“Man or Muppet”, Os Muppets
“Real in Rio”, Rio
mixagem de som
Cavalo de Guerra
Os Homens que Não Amavam as Mulheres
A Invenção de Hugo Cabret
O Homem que Mudou o Jogo
Transformers: Do Outro Lado da Lua
edição de som
Cavalo de Guerra
Drive
Os Homens que Não Amavam as Mulheres
A Invenção de Hugo Cabret
Transformers: Do Outro Lado da Lua
efeitos visuais
Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2
A Invenção de Hugo Cabret
Gigantes de Aço
Planeta dos Macacos: A Origem
Transformers: Do Outro lado da Lua
documentário
Hell and Back Again
If a Tree Falls: A Story of the Earth Liberation Front
Paradise Lost 3: Purgatory
Pina
Undefeated
documentário em curta-metragem
The Barber of Birmingham: Foot Soldier of the Civil Rights Movement
God is the Bigger Elvis
Incident in New Baghdad
Saving Face
The Tsunami and the Cherry Blossom
curta-metragem de animação
Dimanche
The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore
La Luna
A Morning Stroll
Wild Life
curta-metragem de ação
Pentecost
Raju
The Shore
Time Freak
Tuba Atlantic
Achei incompreensível e inexplicável a esnonaba em “As Aventuras de Tintim” na categoria de melhor animação.
Só pode ser preconceito dos votantes com a captura de movimentos, embora, fora isso, o filme seja todo animação.
Ou talvez porque, como era previsto, esta animação do Spielberg não emplacou no EUA.
“Tintim”, o filme, não é unanimidade nem de crítica nem de público, mas só pela ousadia de Spielberg e Jackson de trazerem à Hollywood um herói tão europeu quanto Tintim, e pelas belíssimas imagens que se pintam na tela, pra mim, já merecia o Oscar.
Um estranho revés na história de Spielberg com a Academia.
Como só assiti “Meia Noite em Paris” dos indicados pra melhor filme, posso dizer que é belíssimo, encantador mesmo, como raras vezes tenho visto, mas suas chances são mínimas. Se levar uma estatueta só, já tá no lucro.
Não vi este “Tão Forte e Tão Perto’, mas pelo tema e pelo trailer, me parece uma arrancada da ala conservadora da Academia.