A Contracampo, a revista eletrônica de cinema mais tradicional do país, finalmente liberou suas listas de melhores do ano, segundo os leitores e a redação. Dois filmes franceses lideram as duas relações. Estranhamente para um site que é acessado por pessoas de todo o país, sem contar com os leitores do exterior, a Contracampo continua considerando elegíveis apenas as estréias nos cinemas do Rio de Janeiro, ignorando o que chegou às telas no resto do país. Isso justifica a aparição do excelente Reis e Rainha, de Arnaud Desplechin, na lista da redação. O filme tinha sido exibido em São Paulo desde novembro de 2005. A posição do maravilhoso O Céu de Suely na lista dos leitores foi uma surpresa.
[leitores]
1 Caché 


, de Michael Haneke
2 O Céu de Suely 



, de Karim Aïnouz
3 2046 


, de Wong Kar-wai
4 Volver 

, de Pedro Almodóvar
5 Miami Vice 


, de Michael Mann
6 Os Infiltrados 


, de Martin Scorsese
6 O Plano Perfeito 


, de Spike Lee
8 Amantes Constantes 


, de Philippe Garrel
9 Dália Negra 

, de Brian De Palma
9 Ponto Final – Match Point 


, de Woody Allen
Todos os filmes votados pelos leitores.
[redação]
1 Amantes Constantes 


, de Philippe Garrel
2 2046 


, de Wong Kar-wai
2 Miami Vice 


, de Michael Mann
4 Os Infiltrados 

, de Martin Scorsese
5 O Plano Perfeito 


, de Spike Lee
6 A Dama na Água 



, de M. Night Shyamalan
7 O Crocodilo 


, de Nanni Moretti
7 O Novo Mundo 



, de Terrence Malick
7 Reis e Rainha 



, de Arnaud Desplechin
10 O Céu de Suely 



, de Karim Aïnouz
10 Espelho Mágico 

, de Manoel de Oliveira
10 Volver 

, de Pedro Almodóvar
A votação individual da redação.
Eu sou fã da Contracampo, principalmente dos textos do Ruy.
De longe, a melhor a revista eletrônica de cinema.
Adorei o link.
Meu favorito do ano foi, disparado, 2046.
Abs.
Cara, na verdade uma parte considerável da redação gosta do filme, alguns muito, outros poucos não gostam (eu por ex.). O que falta são grandes fãs, por isso poucos mencionaram ele.
Seria birra com o Haneke, Filipe?
Sergio, eu gostei muito foi de ver “A Dama na Água” na lista da reda~ção.
Wallace, eu acho “Filhos da Esperança” apenas um bom filme. Não vejo nada demais.
Sergio, em compensação, Dalia Negra foi quarto da Paisá e não entrou na Contra.
Acho que esta é a primeira vez desde 2001, que o primeiro da votação popular não entra na lista de redatores.
Isso é uma coisa
Essas listas só servem para aumentar a certeza de que eu tenho que assistir O Céu de Suely e Amantes Constantes. Por falar em listas, ocorreu uma pequena alteração na minha de melhores do ano passado. Os Infiltrados perdeu a primeira posição para Filhos da Esperança. Quanto mais reflito sobre o filme de Cuarón mais ele se mostra genial para mim. Mas é lógico que, revendo os dois, e também outros, como O Labirinto do Fauno, essa lista pode voltar a mudar.
o curioso é que os inflitrados conseguiu a quarta posição. na paisà só conseguiu a 12ª