O dia em que o espaço foi retrô
O Guia do Mochileiro das Galáxias é a maior viagem. No espaço e no tempo, eu diria. Toda a concepção visual desta comédia intergaláctica é retrô. Tem cenas que remetem ao clássico maldito Os Trapalhões e a Guerra dos Planetas (Adriano Stuart, 1978), onde nossos heróis brasileiros plagiavam descaradamente a saga espacial de George Lucas. Naquele caso, o visual retrô ressaltava os defeitos de um filme ruim, mal escrito. Hoje, quase trinta anos depois, favorece o tom satírico de um longa bem interessante.
O livro de Douglas Adams, que co-adaptou o roteiro, aposta mais no humor que na ficção. Desenvolve as trajetórias de suas personagens a partir do absurdo, o que, no filme, se reflete principalmente na direção de arte. O “cult & cool” que impregna a obra está até no casting: Sam Rockwell, siderado, Zooey Deschanel, a bela esquisita da vez, e o anti-herói Martin Freeman. No meio do tom levemente afetado de alguns atores, quem mais cativa é o robôzinho depressivo que ganhou a voz de Alan Rickman.
Como, desde o começo, o filme se assume como brincadeira – a música da partida dos golfinhos para o espaço é uma delícia – o fake não incomoda, até cai bem. O Guia do Mochileiro das Galáxias é, provavelmente, o filme mais setenta dos anos 2000. Pelo menos, o mais kitsch-futurista da década. Funciona quase sempre e, quando não, ainda é simpático. A passagem de Garth Jennings das antologias musicais de Blur e R.E.M. para o cinema propriamente dito rendeu um filme bem legal.
O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS
The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy, Grã-Bretanha/Estados Unidos, 2005.
Direção: Garth Jennings.
Roteiro: Douglas Adams e Karey Kirkpatrick, baseados no livro de Adams.
Elenco: Martin Freeman, Mos Def, Sam Rockwell, Zooey Deschanel, John Malkovich, Anna Chancellor, Warwick Davis, Stephen Fry (narração), Helen Mirren (voz), Alan Rickman (voz), Bill Bailey (voz), Kelly Mcdonald, Bill Nighy, Richard Griffiths, Steve Pemberton, Thomas Lennon, Polly Jane Adams, Ian McNeice, Jason Schwartzman.
Fotografia: Igor Jadue-Lillo. Direção de Arte: Joel Collins. Música: Joby Talbot. Montagem: Niven Howie. Figurinos: Sammy Howarth e Sammy Sheldon. Produção: Gary Barber, Jay Roach, Roger Birnbaum, Jonathan Glickman e Nick Goldsmith. Site Oficial: O Guia do Mochileiro das Galáxias.
rodapé: o trailer só com narração de Guerra dos Mundos é o melhor de todos os que eu vi. Mas o triler de Sin City, que só chegou às minhas vistas hoje, é maravilhoso.
nas picapes: Manta Ray, Pixies.