DIRIGINDO NO ESCURO

Não. Não venha dizer que este é um filme descompromissado, sem pretensões, uma obra-menor de um grande autor. Também não diga que todo mundo precisa se divertir, que todo gênio tem direito a descanso, que ninguém precisa elocubrar o tempo inteiro. Não diga mesmo é que todos os elementos o cinema do diretor estão ali. Porque ali mesmo não tem quase nada. Woody Allen ficou velho. É essa a conclusão que se tem depois de uma sessão de Dirigindo no Escuro, o trabalho mais recente do cineasta a chegar ao Brasil. O filme parece demonstrar que Allen está cansado de ser o grande autor norte-americano. Seu cinema perdeu a inteligência e embarcou no riso fácil, nas gags gastas, no popularesco, no estereótipo.

Sob a máscara de criticar Hollywood e a indústria de cinema, Allen faz um filme preconceituoso, que coloca na boca de um patético George Hamilton a frase de que ele é um executivo de cinema que faz parte de um grupo de apoio para executivos que não tem jatinhos. Hahaha. Que engraçado! O ator nem sabe que está sendo feito de palhaço. E até para ser palhaço é preciso de talento. O preconceito aparece de novo na caracterização do metaleiro filho do personagem de Allen, de cabelo punk verde, que come ratos no palco. Mas o pior mesmo é constatar como este filme é preguiçoso, como Allen não se preocupou em dar consistência a sua comédia. Parece até que o filme foi dirigido por um cego.

Minha amiga Flávia é que está certa: “eu fiquei esperando a hora do Eddie Murphy entrar em cena”. E o pior é que ele não aparece.

Dirigindo no Escuro
Hollywood Ending, EUA, 2002
Direção e Roteiro: Woody Allen.
Elenco: Woody Allen, Tea Leoni, Treat Williams, George Hamilton, Mark Rydell, Debra Messing, Peter Gererty, Aaron Stanford, Greg Mottola, Mark Webber, Barney Cheng, Isaac Mizrahi, Lu Yu, Douglas McGrath.
Produção: Letty Aronson. Fotografia: Wedigo von Schultzendorff. Edição: Alisa Lepselter. Direção de Arte: Santo Loquasto. Figurinos: Melissa Toth.

Comentários

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *