Algumas omissões notáveis na lista de indicados ao Independent Spirit Awards, o Oscar dos filmes indies. A primeira é a Antes da Meia-Noite, de Richard Linklater, que não conseguiu vaga entre os melhores filmes, diretores e atores, restando ao terceiro capítulo da saga romântica Jesse e Celine menções para o roteiro e para a interpretação de Julie Delpy, que, curiosamente, perde para a de Ethan Hawke neste novo filme. Curiosamente, o longa de Linklater conseguiu ser lembrado justamente onde Frances Ha foi esnobado, nas categorias em que o filme era considerado forte, atriz e roteiro. Noah Baumbach também não entrou no quesito dos diretores, mas o filme concorre na categoria principal e em montagem.
Amor Bandido, de Jeff Nichols, aparece sozinho na lista do Robert Altman Award, que premia o conjunto de profissionais envolvidos no filme, talvez para tapear o fato de que o longa não foi indicado em nenhuma outra categoria que não diretor. Matthew McConaughey, no entanto, foi lembrado por Dallas Buyers Club, que também tinha chances de concorrer a melhor filme, mas ficou apenas no terreno das interpretações. Jared Leto também aparece na lista dos coadjuvantes masculinos. Com isso, as chances de que o longa emplaque alguma categoria que não estas duas o Oscar ficam bem menores. Mas se alguns perdem, outros ganham e 12 Anos de Escravidão e Nebraska saem fortalecidos para a disputa da Academia.
O longa de de Steve McQueen foi o mais indicado: concorre em filme, direção, ator (Chiwetel Ejiofor), atriz coadjuvante (Lupita Nyong’o), ator coadjuvante (Michael Fassbender), roteiro e fotografia e se reafirma como favorito para o Oscar. Provavelmente reprisará todas as menções no prêmio da Academia Nebraska, de Alexander Payne, que já vinha crescendo bastante nas apostas nas últimas semanas, foi lembrado em filme, direção, roteiro de estreia, ator (Bruce Dern), atriz coadjuvante (June Squibb) e ator coadjuvante (Will Forte), que vem sendo bastante citado no buzz para o Oscar e pode se aproveitar do excesso de candidatos com chances medianas nesta categoria. O longa de Payne também tem possibilidades reais de emplacar todos estes indicados no Oscar.
O papa do indie Robert Redford concorre como melhor ator e viu seu All is Lost citado em filme, direção (J.C. Chandor) e fotografia. Com isso, tanto o longa quanto Chandor passam a ter chances concretas de indicação. Já Inside Llewyn Davis, dos irmãos Coen, aparece em filme, ator (Oscar Isaac) e fotografia. O primeiro e o último parecem apostas certas. Isaac deu azar de o filme ter sido lançado num ano fortíssimo para atores. Sem menção de direção, os irmãos ficam mais fragilizados em sua própria categoria, mas ainda têm chances. Fruitvale Station não viu sua candidata mais celebrada, Octavia Spencer, entre as coadjuvantes (em seu lugar entrou Melonie Diaz, sua colega de elenco), mas recebeu nods em filme (de estreia) e ator (Michael B. Jordan), quesitos em que dificilmente será lembrado no Oscar.
James Gandolfini foi lembrado como coadjuvante por Enough Said, que entrou também roteiro. Essa homenagem póstuma pode não ficar só aqui.
filme
All is Lost
Frances Ha
Inside Llewyn Davis
Nebraska
12 Anos de Escravidão
diretor
J.C. Chandor, All is Lost
Jeff Nichols, Amor Bandido
Alexander Payne, Nebraska
Steve McQueen, 12 Anos de Escravidão
Shane Carruth, Upstream Color
filme de estreia
Cadillac Azul
Concussion
Fruitvale Station
Una Noche
O Sonho de Wadjda
roteiro
Antes da Meia-Noite
Blue Jasmine
Enough Said
The Spectacular Now
12 Anos de Escravidão
roteiro de estreia
Afternoon Delight
Como Não Perder Essa Mulher
In a World
The Inevitable Defeat of Mister and Pete
Nebraska
atriz
Cate Blanchett, Blue Jasmine
Julie Delpy, Antes da Meia-Noite
Gaby Hoffman, Crystal Fairy e o Cactus Mágico
Brie Larson, Short Term 12
Shailene Woodley, The Spectacular Now
ator
Bruce Dern, Nebraska
Oscar Isaac, Inside Llewyn Davis
Michael B. Jordan, Fruitvale Station
Matthew McConaughey, Dallas Buyers Club
Robert Redford, All is Lost
Chiwetel Ejiofor, 12 Anos de Escravidão
atriz coadjuvante
Melonie Diaz, Fruitvale Station
Sally Hawkins, Blue Jasmine
Lupita Nyong’o, 12 Anos de Escravidão
Yolonda Ross, Go For Sisters
June Squibb, Nebraska
ator coadjuvante
Michael Fassbender, 12 Anos de Escravidão
Will Forte, Nebraska
James Gandolfini, Enough Said
Jared Leto, Dallas Buyers Club
Keith Stanfield, Short Term 12
fotografia
All is Lost
Computer Chess
Inside Llewyn Davis
Spring Breakers
12 Anos de Escravidão
montagem
Frances Ha
Museum Hours
Short Term 12
Una Noche
Upstream Color
documentário
O Ato de Matar
After Tiller
Gideon’s Army
The Square
20 Feet from Stardom
filme estrangeiro
Azul é a Cor Mais Quente
Gloria
A Grande Beleza
A Caça
Um Toque de Pecado
Robert Altman Award
Amor Bandido
John Cassavetes Award
Computer Chess
Crystal Fairy e o Cactus Mágico
Museum Hours
Pit Stop
This is Martin Bonner
Piaget Producers Award
Toby Halbrooks & James M. Johnston
Jacob Jaffke
Andrea Roa
Frederick Thornton
Someone to Watch Award
Aaron Douglas Johnston, My Sisters Quinceañera
Shaka King, Newlyweeds
Madeline Olnek, The Foxy Merkins
Truer than Fiction award
Kalyanee Mam, A River Changes Course
Jason Osder, Let the Fire Burn
Stephanie Spray & Pacho Valez, Manakamana
Assistir O Sonho de Wadjda esses dias, e achei um filme superestimado, não vi nada demais.
* assisti *
Vi o “12 years a slave ” ontem, e achei apenas um filme bonitinho…..nao me emocionou em nada….entre as intrepretacoes, Fassbender arrasa em todos os momentos em cena, e, merece ser indicado ao OSCAR. Sou fa do McQueen, mas esse eh o seu filme mais fraco….nao eh envolvente…e nem emocionante! Talvez depois de Django Unchained, onde Quentin deixou a modesta de lada…..exagerou na violencia….e os dialogues cheios de NIGGER aqui e ali….o filme de McQueen ficou assim para mim, meio sem alma! Minha intenção não foi comparar os filmes, mas enquanto estava assistindo 12 years a slave, apenas queria sair da sala de cinema, pois estava super entediado! As interpretações são boas, mas vi algo melhor esse ano….mas a academia e sempre a academia: nos últimos anos, KING’s Speech em vez de BLACK Swan, The Artist em vêz de HUGO, e ano passado, DARK ZERO THIRTY, ou ateh mesmo DJANGO era mais filme do que o corretinho ARGO!
Nesta lista do SPIRIT Awards, sinti falta de BLUE Jasmine & Aint them bodies Saints ( que ainda merecia indicacoes para atriz, ator e ator coadjuvante), e Short Term 12- Sao melhores filmes do que NABRASKA, o filme mais fraquinho da carreira de Payne, que nunca tinha errada a mao, mas que nesse filme, nao me tocou em “quase” nada! E, essa campanha em torno do filme da Arabia Saudita?? Tudo bem, Wajda eh o primeiro filme feito por uma mulher e o primeiro a ser indicação pelo pais para concorrer ao OSCAR, mas, o filme em si, eh apenas bonitinho— bom, mas creio que haja coisa melhor! Ate o filme chato do CHILE, Gloria foi indicado? O que isso??
MUD ser indicado a melhor diretor assim como Shane Carruth por Upstream Color ( SAI da sala de cinema, e pedi o meu dinheiro de volta, pois UPSTREAM Color me fez dormir os seus primeiros 10 minutos de projeção!), e the COEN brothers and WOODY ALLEN, não? CREDO!!!!! …que filme chatinho eh MUD! Apenas o Matthew se salvou, mas ele, pelo menos, foi lembrado pelo sua magistral interpretação em Dallas Buyers Club.