ANITA NÃO PERDE A CHANCE

Anita, a protagonista, não perde a chance de agarrar um grande amor, mesmo que ele não tenha vindo do jeito que ela sonhava. Ventura Pons, o diretor, perde a chance de trabalhar um bom plot e de fazer um bom filme. Em vez de fazer um longa sobre a solidão, ainda que brincando com a comédia, o cineasta pincela seu roteiro com um humor metalingüístico tipicamente latino, que perde cada vez mais a força com o desgaste do uso. Existe também uma incômoda e perceptível necessidade de se fazer um filme em que podem ser aplicados os adjetivos simples e singelo. Se Rosa Maria Sardá está bem no papel, é o papel que não não está à altura da atriz. Rosa Maria ficou conhecida como a mãe ranzinza de Tudo Sobre Minha Mãe (99), de Pedro Almodóvar, mas sua performance mais deliciosa é a da atriz alcóolatra de A Garota dos Seus Sonhos, de Fernando Trueba. Aqui, o texto impede o desenvolver de sua interpretação, mais limitada ainda com coadjuvantes sem graça e lugares comuns. As brincadeira com a paixão pelo cinema são mal escritas e mal exploradas. A seqüência da fila da bilheteria, que poderia ser a mais legal do filme, resulta num amontoados de personagens clichês e frases ainda piores. Os cinéfilos são resumidos a um bando de gente chata que adora teorizar sobre as implicações político-sociais dos filmes. E só. A graça não é suficiente para esboçar um sorriso decente na boca.

Anita Não Perde a Chance
Anita no Perd el Tren, Espanha, 2000
Direção e Produção: Ventura Pons.
Elenco: Rosa María Sardà, José Coronado, María Barranco, Jordi Dauder, Roger Coma, Albert Forner, Maribel Altés, Mercè Arànega, Aina Clotet, Josep Costa, Santi Ibáñez, Josep Julien, Camilo Rodríguez, Santi Sans.
Roteiro: Ventura Pons e Lluis-Anton Baulenas, no livro Bones Obres, de Baulenas. Produção: Marcello Maia e Paulo Sacramento. Fotografia: Mario Montero. Edição: Pere Abadal. Direção de Arte: Bello Torras. Figurinos: María Gil. Música: Carles Cases.

Comentários

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *