[na TV]

[as cariocas ]
direção: Fernando de Barros, Walter Hugo Khouri e Roberto Santos.

As Cariocas, 1966. Curioso longa em episódios, com diretores bem diferentes entre si. Caso raro em filmes deste tipo, todos os curtas são bons, cada qual a sua maneira. Fernando de Barros, o mais antigo em atividade até então, refilma aquelas comédias malucas hollywoodianas com um diferencial: assume uma sacanagem tipicamente brasileira, numa espécie de celebração nada politicamente correta da figura do golpista. Norma Bengell está melhor do que a média do que ela consegue ser. Walter Hugo Khouri segue numa direção oposta. Conta uma história de traição com um olhar completamente diferente. O diretor aposta no silêncio, com a câmera apaixonada que segue a protagonista dentro de casa e pelas ruas da cidade. É o episódio mais bem filmado. Roberto Santos, no entanto, faz o mais ousado dos pequenos filmes. Íris Bruzzi, a ex-vedete da novela das oito, surpreende com uma interpretação muito boa de uma espécie de musa de verões passados. Num programa de TV (na Globo!), sua trajetória é colocada em cheque, com flashbacks em forma de pequenos curtas que mostram seus devaneios escandalosos. Santos mexe com a linguagem e faz bonito.

Cada episódio, isoladamente, ganharia três estrelas.

com Norma Bengell, John Herbert, Walter Forster, Lilian Lemmertz, Célia Biar (episódio um); Jacqueline Myrna, Sérgio Hingst, Vera Barreto Leite, Mário Benvenutti, Francisco Di Franco (episódio 2); Íris Bruzzi, Ivan De Souza, Esmeralda Barros, Ruth de Souza, Zezé Macedo, José Lewgoy, Carlos Heitor Cony e Ankito ´(episódio 3).

Comentários

comentários

5 comentários sobre “[as cariocas]”

  1. Concordo contigo, Chico. Se bem que o primeiro episódio, o do Fernando de Barros, perde um pouco se comparado com os do Khouri e o do Santos. Eu assisti esse filme mais por causa do Khouri, meu cineasta brasileiro preferido. Torço para que seus filmes sejam lançados em dvd em qualidade boa.

  2. Cara, só para dar o toque de qwue teu link para o Orkut está errado. Você colocou o ink para a página inicial do próprio usuário. Qualquer pessoa que clicar ali vai cair na própria página pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *